08 de Fevereiro, 2017

5 QUALIDADES ESSENCIAIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA MARCA PESSOAL DE SUCESSO!

Massimo Forte

Falar sobre a temática das marcas e de branding é cada vez mais uma questão atual e comum.

De repente, houve uma tomada de consciência em relação à importância das marcas nas nossas vidas. O motivo não poderia ser mais simples, as marcas não existem apenas no contexto empresarial ou no universo das celebridades.

Todas as pessoas, sem exceção, têm uma marca. Não se trata de uma coisa que possamos escolher ter ou não. Mas, é algo que, é passível de ser construído e aperfeiçoado.

A base da marca pessoal, não é, nada mais, do que a essência de cada pessoa. Personalidade, aparência, postura, discurso, valores, crenças, ações e comportamentos. Todos estes elementos, no seu conjunto, formam um ADN único, pessoal e intransmissível.

Somos indivíduos com características intrínsecas que fazem de nós seres únicos. Com base nesta premissa, podemos criar e desenvolver a nossa marca, e desta forma, iniciar uma viagem ao universo do desenvolvimento pessoal.

Como podemos criar uma versão melhor de nós próprios? Na realidade, apenas depende de quanto tempo e esforço estamos dispostos a investir. Talvez fique mais fácil, se olharmos para o desenvolvimento da nossa marca como o nosso principal investimento.

Quando percebemos quem somos realmente, quais são os nossos pontos fortes, como podemos transformar os pontos fracos em qualidades, e decidimos definir qual a vida que queremos, com uma visão clara dos objetivos a alcançar, estão reunidas as condições para iniciar o processo de criação.

No entanto, como em qualquer construção o sucesso depende sempre da solidez dos alicerces. Existe uma extensa lista de qualidades essenciais para a criação de uma marca pessoal de sucesso. Optei por selecionar cinco que considero imprescindíveis, e por fazer referência a cinco pessoas com uma marca pessoal forte e impactante à escala global.

  1. Integridade
    Respeito e confiança só se conquistam, quando há uma prova evidente, de que as ações praticadas estão em conformidade com os valores existentes. Se uma pessoa é honesta e autêntica essas características vão ser percecionadas e valorizadas. Pelo contrário, se uma pessoa não revela integridade, por mais que se esforce nunca vai conseguir transmitir uma imagem credível.
    Nelson Mandela foi fiel às suas causas e valores. Quase trinta anos atrás das grades, nunca o impediram de continuar a lutar contra o regime do “apartheid” na África do Sul. Gerou respeito e admiração, à escala mundial, pela forma como defendeu valores fundamentais como o direito à igualdade e liberdade. Um verdadeiro exemplo de convicção, coerência e coragem.
  2. Resiliência
    Quando definimos objetivos e traçamos um plano de ação temos de estar atentos e preparados para contornar eventuais imprevistos e dificuldades. É importante ter a consciência de que, por vezes, não temos o poder de controlar a forma como as situações se desenrolam. No entanto, temos sempre o poder de retirar lições, aprender e recomeçar. A partir do momento, em que passamos a olhar para situações que não aconteceram como planeado e retiramos ensinamentos, tornamo-nos mais fortes e resistentes às adversidades.
    Richard Branson é um dos empresários com maior êxito ao nível mundial, e conta com uma longa lista de negócios que não vingaram. Cerca de 14 no total. Estas experiências nunca foram um obstáculo para continuar a apostar em novas áreas de negócios, pelo contrário. É um sonhador, empreendedor e lutador por natureza.
  3. Autenticidade
    Nunca devemos subestimar a capacidade das outras pessoas perceberem o que é, ou não genuíno. Nas relações humanas quando comunicamos algo que não somos, eventualmente, os outros vão acabar por perceber. Quando decidimos estabelecer relações devemos revelar quem somos, e perceber o valor que criamos ao fazê-lo.
    As ações genuínas criam proximidade entre as pessoas, e potenciam a construção de relacionamentos verdadeiros e com significado.
    Barack Obama respira autenticidade. O seu discurso e as suas ações revelam uma pessoa inteligente, responsável, profissional, humana, convicta e com sentido de humor. O seu ADN é visível em todos os contextos da sua vida. Graças à sua genuinidade ganhou o respeito e admiração de milhões de pessoas de todo o mundo. Alguém assim tão real, marca, e não se esquece.
  4. Autoconfiança
    A atitude revela muito do que somos. Quando assumimos uma postura confiante e segura estamos, à partida, a transmitir uma imagem positiva. Acreditar no nosso valor e no que somos capazes de concretizar, é um princípio fundamental para alcançar os nossos objetivos.
    Somos aquilo que pensamos, e por esse motivo, nunca devemos menosprezar o poder da nossa mente. Quando produzimos pensamentos positivos de forma sistemática, estamos a treinar o nosso cérebro e a criar padrões de energia mental, que vão acabar por contaminar as nossas ações.
    Cristiano Ronaldo é um dos maiores jogadores de futebol à escala planetária. O seu espírito de autoconfiança foi determinante para o sucesso que conquistou. Apesar das adversidades que marcaram a sua infância e juventude, a noção do seu valor e potencial falaram sempre mais alto.
    Tudo aconteceu por um simples motivo: ele nunca deixou de acreditar.
  5. Paixão
    Quando fazemos algo que nos apaixona e alimenta a alma tudo ganha uma nova dimensão. Ultrapassamos limites, desafiamo-nos, e somos capazes de concretizar feitos que nunca pensámos alcançar. Cultivar atividades que nos dão prazer e fazem felizes é importante para uma vida plena.
    As nossas ações devem ter significado e criar experiências que nos enriqueçam interiormente. Esta é uma máxima que deve estar gravada na nossa mente e no nosso coração.
    Steve Jobs foi um homem imperfeito, visionário, inspirador, e acima de tudo, apaixonado pelo seu trabalho. Deixou um legado que fica para a história e, jamais será esquecido, simplesmente, porque se ultrapassou, e quis sempre ir mais além.
    Esta citação de Jobs diz tudo “A única maneira de fazer um ótimo trabalho é amar o que você faz.”
    Decidir transformar a sua marca pessoal numa marca de sucesso está nas suas mãos. Bom trabalho!

Artigo escrito por Carla Costa – Consultora de Comunicação e Relações Públicas
Missão: Criar estratégias de Comunicação únicas e com significado, que reflitam o ADN dos clientes.

Partilhe a sua opinião