ALGARVE, UM LUGAR ONDE O LUXO ACONTECE!

ALGARVE, UM LUGAR ONDE O LUXO ACONTECE!

O Algarve é a Região mais a Sul de Portugal, faz fronteira com a Andaluzia (Região Espanhola), atravessa ainda o Oceano Atlântico antes do Estreito de Gibraltar, e olhando em frente podemos imaginar-nos a chegar a Marrocos. Devido a esta incrível situação geográfica o Algarve goza de uma Cultura Mediterrânica vincada, que ao mesmo tempo mostra grandes influências da Cultura Árabe, no fundo é uma Cultura Atlântica. A História do Algarve revela uma inevitável proximidade ao mar. Em Sagres contempla-se esta ligação de forma intensa e marcante, pois foi a partir desta Vila, na ponta extrema mais Ocidental da região, onde os Navegantes Portugueses partiram para desbravar o imenso desconhecido com um único objetivo, descobrir o que havia para além mar.

O Algarve continua hoje a ter a sua ligação mística entre terra e mar, e para perceber bem o investimento imobiliário nesta região, será necessário referir que em Portugal, depois de Lisboa e Porto, o Algarve é sem dúvida a opção mais procurada por todo o tipo de investidor imobiliário, e é também a primeira opção quando se procura investir em 2ª habitação e turismo.

A região do Algarve divide-se em 3 partes: Barlavento (parte ocidental da costa algarvia); Sotavento (parte oriental) e Interior (parte montanhosa antes de chegar à costa). Mas…porque se escolhe o Algarve para investir?

O Algarve é ainda uma região com potencial de desenvolvimento, principalmente no Sotavento e no extremo do Barlavento, onde se inicia a Costa Vicentina, zona altamente procurada devido à sua natureza selvagem, sendo hoje uma zona protegida repleta de praias, onde os desportos de mar encontram condições perfeitas banhadas por um sol que está presente na maioria do ano.

Para definir as melhores zonas da Região do Algarve, será importante falar em alguns nichos, pois a generalização no Mercado de Luxo é sempre menos propícia. O famoso triângulo dourado do Algarve que delimita o Mercado de Luxo situa-se entre a Quinta do Lago, Almancil e Vale de Lobo, são sem dúvida zonas de grande valor e zonas onde a implantação do Mercado de Luxo Algarvio se estabilizou. Também destacaria Sagres, mais precisamente o já famoso Resort no Martinhal que tem tido cada vez mais procura pelo segmento de luxo.

No que diz respeito à atividade económica do Algarve, grande parte baseia-se na atividade do setor do turismo, com grande incidência para o turismo de luxo, onde, como já referi, se encontram nichos de mercado como a Quinta do Lago, Almancil e também Vilamoura. Inúmeras foram e são as celebridades que fazem as suas férias aqui, um local que lhes permite privacidade, segurança, infraestruturas de apoio e acesso e proximidade do Centro da Europa, com voos diários para a maioria das capitais europeias a partir da Cidade de Faro. A facilidade de comunicação é igualmente apreciada, sendo que o Inglês, Francês e Alemão são línguas conhecidas por grande parte da população.

O Algarve é igualmente um dos principais destinos mundiais para Golfistas, que conseguem nesta região gozar de uma imensa escolha de campos operacionais durante todo o ano, devido às temperaturas amenas e a um clima pouco chuvoso, mesmo de inverno.

Relativamente a valores de investimento, o panorama dos últimos 5 anos, é caracterizado por uma tendência de descida considerável de preços dos imóveis em Portugal devido à situação generalizada de crise económica do país, o que acabou por atrair muitos investidores. Ainda hoje, e apesar da tendência já se ter invertido e acompanhar a evolução do mercado Lisboeta, o investidor continua a encontrar preços bastante apelativos, aliados a uma qualidade de vida muito interessante, quando comparados com outros países concorrentes.

A importância do cliente internacional no mercado imobiliário de luxo do Algarve é inegável, são diversas as nacionalidades que aqui investem, criando assim nichos e pequenos núcleos, outrora dominado por nichos Ingleses e Irlandeses, os quais detêm ainda uma forte posição de propriedades na região, Os Suecos e Alemães, são igualmente representativos, sendo que tem sido frequente o aparecimento de novos players oriundos de diversos países como França, Rússia, China e Países Árabes.

Quem procura investir em Portugal na região do Algarve, pode ainda optar por todas as vertentes de investimento, embora eu destaque o buy to let, especifico para o segmento do alojamento turístico local e estrangeiro, e destaco também a vertente da pura aquisição com o objetivo de venda a médio/longo prazo.

Para finalizar, para quem procura investir no Algarve, o mais importante que esta região tem para oferecer para além dos imóveis, são inevitavelmente as pessoas. Se investir no Algarve vai encontrar pessoas afáveis e hospitaleiras, com um excelente nível de comunicação, uma cultura e uma cozinha invejáveis, por isso, aproveite para estar onde o luxo acontece.

Artigo publicado no portal Luxuryestate.com

(Visited 15 times, 1 visits today)