06 de Julho, 2016

“ANGARIAR PARA VENDER” em revista no empreendedor.com

Massimo Forte

Depois de mais de três mil livros vendidos, desde a sua primeira edição em Abril de 2014, Massimo Forte lança agora a quarta edição de “Angariar para Vender”, um manual para os profissionais do sector imobiliário escrito a partir da experiência adquirida ao longo de mais de 20 anos de especialização no setor em que se assumiu e foi reconhecido como profissional, formador, autor e palestrante de referência no Mercado da Mediação Imobiliária.

Massimo Forte é antes de mais um italiano de Milão apaixonado pela área do imobiliário, que escolheu Lisboa para viver e trabalhar, centrando a sua atividade em toda a Península Ibérica. Colaborador regular do Empreendedor, Massimo Forte é licenciado em Gestão Imobiliária pela Faculdade ESAI – Escola Superior de Atividades Imobiliárias e Instrutor CRS (Council of Residential Specialists), ministrando os cursos REAP (Real Estate Advanced Practices). Desde 2009 é também Professor Convidado pela ESAI – Escola Superior de Atividades Imobiliárias, e Coordenador do MBA para Executivos em Mediação Imobiliária.

Este negócio que o fascina e que considera ser “de pessoas, para pessoas” levou-o a escrever o livro que é também o resultado do seu percurso profissional e académico. Angariar para Vender “é o fruto da minha experiência de mais de 20 anos na Mediação Imobiliária, e o meu contributo para todas as pessoas que trabalham nesta atividade e que querem saber mais, ou estão a iniciar uma carreira no setor”.

Escrita de forma simples e direta, esta obra vai ao encontro das necessidades essenciais de qualquer profissional desta área, onde poderá encontrar as ferramentas mais relevantes para exercer a atividade de Mediação Imobiliária, seja como Mediador (broker) ou como Angariador (agente). O livro apresenta todos os passos do negócio, desde aprender a fazer um Plano de Negócio; elaborar um Plano de Recrutamento ou analisar todos os aspetos técnicos da Prospeção, Angariação e Venda, até à Fidelização do cliente. Ainda existe um capítulo dedicado a atividades complementares, como a Gestão de Arrendamentos e Gestão de Condomínios. “Não é um livro teórico, a prática está presente em todos os capítulos” sublinha o autor.

Após ter ultrapassado as 3000 cópias vendidas, Massimo Forte enriquece o seu livro com novos conteúdos, “a minha pretensão é de tornar este livro como o mais relevante da Mediação Imobiliária, por isso irei atualizá-lo sempre que possível e enriquecendo-o para que seja sempre útil ao longo do tempo”. A terceira edição já tinha tido uma atualização profunda com o desenvolvimento do Franchising e um novo capítulo sobre o Investimento Estrangeiro, nesta 4ª edição incluem-se também novos testemunhos.

Esta nova edição surge numa altura em que começa a fazer-se sentir a retoma do mercado imobiliário, depois de um período prolongado de apatia. “Eu não lhe chamaria crise, nem renascimento diria que o mercado imobiliário tem altos e baixos como qualquer outro mercado, provocando assimetrias e proporcionando sempre novas oportunidades”, sublinha Massimo Forte. “Os investidores estrangeiros, a reabilitação, o mercado de luxo e possivelmente os investimentos em alojamentos temporários são os nichos que mais cresceram nos últimos dois anos e eu acredito que continuarão a crescer. Contudo poderemos assistir também a um reaparecimento de um segmento médio/médio baixo, sustentado pela melhoria das condições bancárias”.

Se as oportunidades de negócio são agora mais evidentes, a destreza na antecipação e a capacidade de adaptação dos Mediadores e Agentes imobiliários face ao mercado é essencial para definir os melhores profissionais. “A resiliência é, e será sempre, uma característica fundamental e inequívoca de qualquer empreendedor, e os profissionais da mediação imobiliária são acima de tudo empreendedores”. Não basta ficar simplesmente à espera que os clientes surjam, “cada vez mais são necessários profissionais com competências técnicas como: Prospeção, Angariação e Técnicas de Vendas, que, por sua vez, serão mais desenvolvidas e aperfeiçoadas pelas soft skill baseadas em inteligência emocional, presentes nas doutrinas de Programação NeuroLinguistica (PNL), Linguagem Corporal ou no Coaching”.

A 4ª edição do livro “Angariar para vender – Tudo Sobre A Mediação Imobiliária, um Negócio de Pessoas para Pessoas” está à venda no site do autor, na rede nacional de lojas Fnac, e no site da Vida Imobiliária.

Entrevista publicada no blog empreendedor.com

Partilhe a sua opinião