31 de Julho, 2014

Dividir para reinar

Massimo Forte

Correm rumores nos Estados Unidos da América que a Zillow pretende adquirir a Trulia. A Zillow é a líder de mercado norte-americano na produção de informação imobiliária e também o portal imobiliário líder de mercado. A Trulia é o 2º maior motor de busca, logo a seguir à Zillow. A transacção poderá rondar os USD 3,5 Bll, qualquer coisa como 2,6 mil milhões de euros.

Esta transacção, gigantesca, no maior mercado imobiliário do Mundo, deixou-me a pensar sobre o nosso minúsculo mercado imobiliário. Em Portugal, assim de cabeça, temos uns quantos portais de imobiliário: imovirutal, casasapo, portalimo, lardocelar, bpi expresso imobiliário, idealista, casayes, casaiol, habinet…

Ao contrário de outros mercados mais desenvolvidos, onde o desenvolvimento acaba naturalmente por levar a uma certa concentração no mercado, de empresas, agentes, associações, em prol do próprio sector, olho para o nosso exemplo e vejo tudo menos isso.

Portais de imobiliário, há para todos os gostos. Associações no sector? O normal é os seus lideres zangarem-se e criarem outras associações ao lado. É assim na mediação e na avaliação. Produção de informação? É em circuito fechado, disponível apenas para alguns. Vai disto, e outros vão tentando fazer outras coisas ao lado, web-based, disponível para todos.

Parece-me que temos muito esta tendência em Portugal. Procuramos fazer a mesma coisa ao lado, com outras pessoas, em vez de procurarmos fazer em conjunto ou comprando aquilo que já existe, melhorá-lo e fazê-lo crescer.

Cada vez mais me convenço que só desta forma conseguiremos chegar mais longe. Somos um mercado demasiadamente pequeno para tanta dispersão de agentes, de pessoas, de ideias. Só com a partilha, com o trabalho em conjunto, com Associações fortes que efectivamente defendam o seu sector e com gente competente é que conseguiremos evoluir.

Ao contrário, por cá gostamos de dividir pois só assim quem é menos competente continuará a reinar.

Entretanto, aproveitem as férias!

Bons negócios (imobiliários)!

Este artigo é da autoria do Gonçalo Nascimento Rodrigues

OTBX, Consultoria em Finanças Imobiliárias, Lda.
Managing Director

Publicado pelo blog
Out of the Box
Main Thinker



Partilhe a sua opinião