Marketing de conteúdo através do email para agentes imobiliários

 

O consultor imobiliário utiliza redes sociais para promover seu trabalho e imóveis disponíveis para venda. As imobiliárias em Portugal estão conectadas a sites de anúncio maiores onde colocam seus imóveis com intuito de divulgá-los a um maior número de pessoas que procuram casa para arrendar ou comprar naquelas condições. Como já ressaltei em artigos anteriores [1][2], estas estratégias são apenas o básico e não criam nenhum valor para angariar novos clientes. Você deve colocar-se no lugar deles, que já recebem uma quantidade absurda de emails com classificados todos os dias. O que você, como alguém que pretende vender ou comprar um imóvel, iria preferir: receber marketing direto e invasivo de uma imobiliária ou consultor que você não conhece, ou ter acesso a conteúdo interessante que o motiva a buscar mais informações sobre aquela imobiliária?

Para garantir que o número de leads e clientes para sua imobiliária cresça de forma consistente, a solução é o marketing de conteúdo, o qual cria valor para seus clientes. O email é um canal muito útil para levar este valor até o segmento escolhido se for bem utilizado. Para que a campanha seja eficaz, os emails devem ser direcionados para um grupo de pessoas que autorizaram o contato previamente e procuram o que a sua imobiliária tem a oferecer. Os emails também devem alinhar o assunto com o texto apresentando no corpo do email e trazer uma call-to-action objetiva, bem como acrescentar valor para o potencial lead.

 

# Como utilizar o email marketing

Primeiro gostaria de mencionar duas vantagens em utilizar o email como forma de engajar interessados em seu conteúdo. A primeira é que muitas pessoas ainda veem o email como um canal mais sério e avaliam melhor o que recebem antes de marcar como spam ou deletar o email. Nas redes sociais, por outro lado, o usuário muitas vezes sequer verá o que foi divulgado pela página da sua imobiliária ou se viu, muitas vezes não se lembra do que foi divulgado considerando o número elevado de outras empresas que aparecem no mesmo momento.

A outra vantagem é que você pode avaliar diretamente o sucesso do email, verificando quantos emails enviados realmente chegaram até a caixa de entrada dos destinatários, quantos foram abertos e, por fim, quantas pessoas abriram o link para seu site. Caso alguns de seus emails não estejam sequer chegando até a caixa de entrada de pessoas na sua lista, provavelmente é porque o servidor do correio está rejeitando esses emails. Isto pode ocorrer pelo conteúdo divulgado, que pode ser identificado como impróprio ou como propaganda, e neste caso poderá aparecer na caixa de promoções do gmail ao invés da caixa de entrada. Também pode ocorrer porque o servidor identificou o email da sua imobiliária como um remetente que anteriormente enviou emails identificados como impróprios pelo usuário. Neste caso, você pode utilizar um bom software pago para identificar porque o email foi rejeitado e modificar o título por exemplo. Evite títulos que contenham palavras como “Promoção”, “Oferta”, pois isto pode levar o servidor a identificar o email como propaganda ou impróprio, ou ainda pode levar o próprio usuário a perder o interesse no email e sequer abrir [3].

Importante lembrar que o email deve levar em conta o facto de que boa parte das pessoas utilizam o telemóvel ao invés de computador para verificar novos emails recebidos e pesquisar imóveis [4]. Conforme pesquisa realizada pela empresa Imovirtual, 43% das visitas ao portal foram realizadas pelo smartphone ou tablet e não pelo computador [5]. Portanto, seu e-mail deve ser adaptado para leitura também em dispositivos móveis de menor dimensão.

Além disso, cada lista de clientes ou leads deve ser cuidadosamente segmentada, por exemplo de acordo com fatores demográficos, incluindo renda ou faixa etária, ou com fatores comportamentais, que incluem motivações no momento de aquisição do serviço como preço, qualidade, lançamentos. Questionários são boas ferramentas para determinar estes fatores básicos, porém vale a pena personalizar ainda mais esta lista. A inclusão de um consultor online no site que esteja disponível para esclarecer dúvidas ou marcar visitas de interessados pode ser bem utilizada para captar mais informações relevantes que ajudarão a verificar se aquele interessado é um potencial cliente e enquadra-se na sua lista de contatos [6] [7].

Isto é o essencial para garantir que você possa utilizar o email de forma assertiva para angariar mais clientes ou manter um bom relacionamento com clientes existentes. Também é importante contratar um software de qualidade que contenha alguns requisitos mínimos e saber testar e avaliar resultados de envios anteriores para aumentar sua taxa de sucesso. Nos próximos artigos falarei sobre o software para emails e como medir os resultados por engajamento de pessoas com sua imobiliária.

 

[1]https://lindaestate.com/pt/blog/2017/09/20/Marketing-de-conteudo-e-Storytelling/

[2]https://lindaestate.com/pt/blog/2017/09/14/Inbound-Marketing-para-imobilirias/

[3] http://blog.uso.com.br/aprenda-a-montar-um-email-marketing-imobiliario-vendedor/

[4]https://publicidadeimobiliaria.com/o-uso-de-smartphones-para-pesquisar-imoveis-esta-em-alta-corretor-de-imoveis/

[5]https://www.dinheirovivo.pt/empresas/imovirtual-ha-cada-vez-mais-pessoas-a-procurar-casa-no-telemovel/

[6]https://www.imobex.com.br/comunidade/corretor-de-imoveis-como-segmentar-seu-publico-e-prospectar-novos-clientes/#.WfBZ8GhSw2w

[7]https://pt.slideshare.net/12kennedy/e-mailmarketingnomercadoimobiliario-38229127

 

Artigo publicado por Luísa Nogueira.

 

(Visited 181 times, 1 visits today)