01 de Março, 2017

O Poder das Emoções

Massimo Forte

Massimo Forte, Blog, Rui Mergulhão Costa

As emoções são talvez o aspeto mais relevante nas nossas decisões e de como construímos os nossos relacionamentos.

É como base nas emoções que nos vinculamos ou nos afastamos de acontecimentos ou dos episódios que vivemos.

Grande parte das decisões que tomamos são geridas do ponto de vista emocional e não do ponto de vista racional, tendo em conta que muitas vezes decidimos sobre o efeito de determinada emoção ou estado emocional.

As Micro expressões são os sinais involuntários desses mesmos estados emocionais, e ficam espelhados na face em muitos casos por pequenas frações de segundo.

Estão muito associadas aos processos da mentira, pelo facto de não queremos que as mesmas se tornem visíveis. Se temos um micro expressão de felicidade, é porque não queremos dar a reconhecer ao outro que é este o nosso verdadeiro estado emocional.

Imaginem que numa conversa vos é dada uma informação que gostam. Sem controlo consciente, a felicidade pode aparecer-vos na face, por breves frações de segundo, vinculando-vos a este estado emocional. Contudo, podem querer transmitir uma informação contraditória dizendo o que não sentem, mentindo, tentam camuflar este estado não o deixando tornar-se visível, por isso a expressão é tão rápida e tão micro.

Um dos aspetos mais relevante da análise da expressão facial da emoção, é fazer corresponder a emoção expressa na face, com o depoimento que estamos a ouvir, ou seja, garantir a congruência entre o estado emocional e o que de facto nos está a ser dito.

Outro aspeto não menos relevante é o que a nossa face oferece aos outros nos nossos processos de comunicação. Se a minha comunicação é no sentido positivo e de confiança, mas ao mesmo tempo exibo na face expressões de medo, tristeza ou qualquer outra expressão negativa, aquilo que vai ficar registado em quem nos ouve é uma incongruência entre o que lhes foi dito e o que observaram. Por norma acreditamos mais no que vimos, do que no que ouvimos.

Artigo escrito por Rui Mergulhão Mendes especialista em Linguagem Corporal.

Partilhe a sua opinião