13 de Maio, 2015

O QUE ESTÁ POR DE TRÁS DE UMA FOTOGRAFIA?

Massimo Forte

A sociedade de hoje é profundamente visual, onde a fotografia se tornou num forte veículo de comunicação.

Neste artigo tentarei expôr as melhores práticas para que a fotografia, quando aliada a uma estratégia de marketing pessoal, possa garantir o seu objectivo de maior e melhor visibilidade pessoal, o que irá resultar na melhoria da sua performance de promoção profissional.

As redes sociais dominam, e os seus utilizadores, na generalidade, tendem a usá-las como veículos prioritários de marketing pessoal. Mas como pode garantir que as está a usar da melhor forma possível para maximizar a sua promoção, o seu marketing pessoal?

Primeiro, uma boa estratégia de marketing pessoal deverá valorizar-nos como profissional, demonstrando ao nosso público-alvo todas as razões pelas quais nos destacamos e devemos ser escolhidos, tais como: profissionalismo; honestidade; sagacidade; responsabilidade; conhecimento técnico; congruência, e muito importante, os resultados. Demonstrar que alcançamos os objectivos a que nos propomos é por isso factor-chave de sucesso para determinar o sucesso da nossa estratégia de comunicação que passa por gerar contactos de interessados pela nossa actividade, e por conseguinte, aumentar a nossa carteira de clientes.

Segundo, nunca nos devemos esquecer que os resultados de um bom profissional, advêm do trabalho e reconhecimento de uma forma de estar no mercado que se destaca pela positiva, mostrando e demonstrando ter uma personalidade bem estruturada, equilibrada e coerente, assim, procure dar a conhecer a pessoa que está por detrás do profissional, garantindo que o seu público-alvo se identificará consigo.

A fotografia é uma ferramenta poderosa através da qual poderá partilhar situações marcantes da sua vida, normalmente transversais ao percurso de vida de todo o ser humano, como por exemplo o aniversário de um filho, ou uma situação familiar onde demonstra a sua vida familiar, o seu projecto pessoal e umas das bases do seu sucesso. Devemos evitar partilhar fotografias que deixem transparecer em demasia imagens de um estilo de vida material, ou seja, que mostrem o que possuí, as viagens que faz, onde almoça, o que janta, pois, dependendo do seu público-alvo, poderá ser visto como ostensivo e por isso, ofensivo.

Procure antes proximidade e identificação com o seu público-alvo, mostre o seu percurso profissional e pessoal, se as suas publicações forem genuínas, mesmo que a qualidade da sua fotografia pessoal não seja, a mensagem será sempre positiva. No entanto, não deve descurar a qualidade da fotografia nas suas publicações, especialmente, se forem comunicações da sua área profissional que devem sempre primar pelo profissionalismo e objectividade e não se esqueça, as fotografias que partilha terão sempre um target que avalia o seu marketing pessoal através de feedback positivo ou negativo com likes, tweets ou comentários directos à sua publicação, por isso, seja estratégico e destaque-se sempre pela positiva!

Este artigo foi escrito pelo Pedro Pereira da Silva  (P2S Estúdio)

Partilhe a sua opinião