Setembro faço 30 anos de atividade no imobiliário e ainda tenho tanto para fazer!
Setembro é o mês em que faço 30 anos de atividade no imobiliário!
Neste meu caminho fui aprendendo, trabalhando e conquistando para poder cumprir a minha missão de ajudar profissionais da mediação imobiliária a serem melhores profissionais.
Olhando para trás parece que estes 30 anos começaram ontem e muitas vezes é quando falo com outras pessoas que este meu caminho me vai sendo recordado e me apercebo do que já fiz e que felizmente, do tanto que ainda me falta fazer pois o imobiliário é a minha vida e a minha vida são sem dúvida as pessoas do imobiliário.
Foi o que aconteceu nesta entrevista que dei à DailyMeuCapital
Hoje temos o prazer de entrevistar Massimo Forte, um profissional de renome no setor imobiliário, reconhecido como consultor, coach, palestrante e formador. Com mais de 30 anos de experiência e uma paixão inabalável pelo negócio imobiliário, Massimo trabalha em Portugal, Itália, Espanha e Brasil acompanhando marcas e profissionais na sua jornada de sucesso. Vamos descobrir como ele pode ajudar a angariar mais clientes, recrutar melhor e gerar mais vendas.
Como começou a sua carreira no setor imobiliário e o que o motivou a tornar-se um especialista nessa área?
A minha carreira começou em 93! Com o 3º ano do curso superior de gestão de empresas a decorrer, decidi entrar no mercado de trabalho e em Portugal, nesta altura ainda sem curso superior, a profissão de vendedor era uma das poucas soluções.
Depois de várias entrevistas, houve uma empresa de mediação imobiliária que me recrutou, fiquei nessa empresa onde fiz carreira durante 7 anos, e quando saí, já era diretor de zona e acompanhava 4 lojas.
Com as minhas equipas promovi vários empreendimentos novos, curiosamente, todos angariados em regime de exclusividade.
Quais são os principais desafios que os profissionais imobiliários enfrentam atualmente e como os ajuda a superá-los?
Existem variadíssimos desafios e em diferentes áreas, seja na promoção, construção, avaliação ou mediação.
Cada uma destas áreas tem o mercado imobiliário em comum, mas vive com muita especificidade em cada área, por isso, se tiver de pensar nos principais desafios para todas as atividades do vasto ramo do imobiliário, diria que serão 2: a adaptação às novas tecnologias e a sustentabilidade.
Como pode a formação e o desenvolvimento profissional impactar o sucesso de uma agência imobiliária?
A formação, quando é credível, relevante e bem dada, é transformadora em qualquer empresa, e na mediação imobiliária não é diferente.
Além do desenvolvimento técnico e profissional das equipas para melhor servir os seus clientes, as agências imobiliárias deveriam ter uma abordagem mais alargada de formação.
Não deveriam apenas investir em cursos de técnicas de vendas e angariação, deveriam trabalhar competências complementares e essenciais como o caso da ética, mercado, direito imobiliário e comunicação, todas estas áreas aliadas à oferta de serviço são o que pode fazer a diferença. Cada vez mais os clientes procuram uma experiência, procuram ser bem assessorados e bem tratados. Não é por acaso que gosto muito da frase “fazer o simples, bem feito, todos os dias”.
É autor de vários livros sobre o setor imobiliário. Pode contar-nos um pouco sobre essas publicações e como elas podem beneficiar os profissionais do ramo?
A história dos meus livros começa com as minhas primeiras aulas já como professor na faculdade, e com a necessidade de desenvolver a cadeira de mediação imobiliária. Tudo começou em 2009, quando o primeiro livro “Angariar para Vender” nasce com a ideia de desenvolver um manual, manual que acabou por se transformar em livro em 2014 quando foi editado pela primeira vez e hoje felizmente, é considerado um exemplo de recorde de vendas dentro do sector.
Escrevi o meu primeiro livro com o grande objetivo de englobar tudo sobre a mediação imobiliária num único livro, acabou por ser considerado por muitos como o manual da mediação imobiliária.
A 10ª edição está prevista em início de 2024, e com mais de nove mil livros vendidos em Portugal e também para outros países, tem a sua versão em espanhol denominada de “Atraer para Vender” que desde 2017 vendeu mais de dois mil livros.
Os meus outros dois livros, sempre dentro da atividade, são mais técnicos, o “Comunicar para Vender” já na sua 5ªedição, aborda como comunicar na área de mediação imobiliária, apoiei-me na minha formação de PNL – Programação Neurolinguística para adaptar esta técnica ao dia a dia de quem está no terreno.
O meu último livro foi lançado em 2021 em pleno COVID, “O Poder da Prospeção”, um livro que quebra ideias pré concebidas e medos e aborda todas as técnicas que conheço de prospeção.
Todos os meus livros têm um denominador comum: ajudar profissionais da mediação imobiliária a serem melhores profissionais.
Por fim, qual é a sua visão para o futuro do setor imobiliário e que conselhos daria para os jovens que desejam ingressar nessa área?
O futuro é no mínimo desafiante.
O produto imobiliário atualmente é escasso, quer-se cada vez mais específico, rápido e mais sustentável.
A capacidade de o tornar mais próximo através de dados e tecnologia como grandes aliados, é sem dúvida o caminho para ganhar relevância e tempo, contudo, os jovens deverão sempre lembrar-se que o imobiliário foi e será sempre feito para servir pessoas, logo, quanto maior proximidade tivermos das pessoas, melhor será a probabilidade de ter sucesso no imobiliário, especialmente como mediador imobiliário.
Formem-se e obtenham conhecimento com base na técnica e na relação, mas muito importante, sejam éticos e exijam qualidade. É na transparência, na ética e na qualidade que reside o grande valor da confiança, e sem isso, atividades do setor como a da mediação imobiliária, terão sempre o inevitável destino de serem desconsideradas e até marginalizadas.
Agradecemos a Massimo Forte por partilhar a sua experiência e conhecimentos valiosos sobre o setor imobiliário. Com a sua vasta experiência e abordagem profissional, ele certamente está a capacitar profissionais e agências a alcançarem o sucesso no competitivo mercado imobiliário.
Obrigado eu DailyMeuCapital