29 de Agosto, 2018

60% dos senhorios combina o arrendamento das suas propriedades entre estudantes e turistas

Massimo Forte

– Inquérito realizado pela Uniplaces durante o mês de março junto de senhorios que arrendam as suas propriedades através da plataforma visa compreender as suas preferências e o relacionamento com os inquilinos em todo o processo de arrendamento.

– Mais de metade (60%) dos inquiridos revela combinar as opções de arrendamento a estudantes com o arrendamento a turistas.

– Mais de metade dos proprietários inquiridos (51%) afirma gastar até cerca de 50 euros com a mudança de inquilino, em despesas de limpeza, lavandaria, mudança de fechadura, etc.  

Lisboa, 4 de abril de 2018– 60% dos senhorios afirma combinar o arrendamento das suas propriedades entre estudantes e turistas. Este é um dos resultados do inquérito desenvolvido pela Uniplaces, ao longo do mês de março, a senhorios e proprietários que arrendam ou já arrendaram as suas propriedades através da plataforma de alojamento para estudantes.

Neste estudo da Uniplaces, os proprietários que indicam preferir arrendar apenas a estudantes (38%), afirmam fazê-lo porque a procura de alojamento por parte dos estudantes é bastante elevada, o que permite arrendar com facilidade (57%), além de questões como a rentabilidade do imóvel e o facto se de tratarem de períodos mais curtos em comparação com o alojamento de longo prazo.

No que se refere à duração dos contratos, a maioria dos inquiridos opta por celebrar contratos com a duração de seis meses (47%), o que faculta uma maior rentabilidade da propriedade em questão face às despesas existentes. Com a mudança de inquilino, os proprietários contam com encargos no que toca a despesas de limpeza, lavandaria, mudança de fechadura e/ou entrega de chaves: em média os senhorios que arrendam na Uniplaces afirmam gastar até 50 euros com a mudança de inquilino. Os senhorios afirmam contratar com maior frequência o serviço de limpeza (61%).

Mais de metade dos senhorios nunca teve problemas com inquilinos

Os resultados do estudo desenvolvido pela Uniplaces mostra que mais de metade dos inquiridos (51%) nunca teve qualquer tipo de problemas com os inquilinos durante o processo de arrendamento.

Dos senhorios que indicaram já ter tido problemas com os seus inquilinos, metade afirma relacionar-se com o estado da casa após o final do contrato, e mais de metade (52%) revela que os problemas estão relacionados com a saída antes do período acordado. Para responder a este problema, a Uniplaces criou a ‘Garantia Uniplaces’, que pode ser ativada pelos senhorios abrangidos por esta funcionalidade no caso de um inquilino abandonar a propriedade antes da data final do contrato de arrendamento.

Apenas 30% dos inquiridos revela já ter tido problemas com o atraso no pagamento da renda.

Relativamente a reclamações dos inquilinos, os senhorios indicam que as principais queixas estão relacionadas com o barulho feito pelos vizinhos (17%) ou outros inquilinos (9%), quando se tratam de propriedades com mais de um inquilino.

Este estudo teve como principal objetivo ajudar-nos a perceber quais as preferências dos senhorios e proprietários no que se refere ao tipo de arrendamento praticado, e o que, nas suas perspetivas, é mais cómodo e rentável. Percebemos que a combinação entre turistas e estudantes é preferencial, na medida em que aporta menos custos e ao mesmo tempo uma maior flexibilidade’, explica Inês Amaral, Marketing Manager da Uniplaces em Portugal.

 

Sobre a Uniplaces

A Uniplaces é uma plataforma online de alojamento, onde estudantes de qualquer parte do mundo podem encontrar e reservar um apartamento ou quarto de uma forma fácil e segura.

Criada em Portugal, a Uniplaces acompanha os estudantes internacionais, melhorando a sua experiência fora de casa, ao mesmo tempo que ajuda os senhorios no arrendamento das suas propriedades, em menos tempo que o habitual e de uma forma mais rentável.

Com os olhos postos no futuro, a Uniplaces tem trabalhado com o objetivo de continuar a facilitar o aluguer de quartos desenvolvendo o seu sistema de Self Service, aumentar a segurança tanto para proprietários como para inquilinos com produtos como a Garantia Uniplace se favorecer a mobilidade internacional com projetos como a Uniplaces Scholarship.

Desde o seu lançamento em 2012 que a Uniplaces foi das start-ups portuguesas que mais financiamento conseguiu angariar, totalizando até agora um investimento de praticamente 28 milhões de euros.

Partilhe a sua opinião