06 de Novembro, 2024

Eventos de Networking, uma excelente forma de obter leads

Massimo Forte

Os eventos de networking profissionais ou sociais são momentos cruciais para gerar leads, contactos que como são feitos de uma forma mais próxima, se associam a mais abertura e confiança simplesmente porque se assume que se temos interesses comuns e frequentamos os mesmos sítios, temos algo em comum que se pode explorar.

Quantas vezes vamos a eventos sociais como uma ida ao cinema, teatro, jogos de futebol e encontramos alguém conhecido, muitas certo, e qual é a primeira impressão que temos quando encontramos alguém ou somos apresentados?

É a de que temos algo em comum, temos um tema que pode iniciar a conversa e que podemos explorar mais.

Quando esta sensação de identificação acontece, é muito importante saber como explorar o momento com sentido de oportunidade, o objetivo é que de forma consciente reforce a sensação de confiança e quem sabe, até de credibilidade.

Agora imagine que estes eventos estão inseridos na sua zona de posicionamento.

Como Agente Imobiliário assumido e marca que se assume como um profissional competente, a sua presença neste acontecimento vai reforçar a sua notoriedade, a sua marca e quem sabe, vai gerar novos contactos, logo é importante marcar presença nos eventos mais relevantes da sua zona de posicionamento e também noutros onde o seu target costuma estar, mas não só, para além de marcar presença tem de saber como o fazer bem para ser notado e recordado!

Se começou agora a atividade como Agente Imobiliário, é importante avaliar como se pretende posicionar para planear a sua presença em eventos profissionais, sociais e até da sua concorrência. Além de enriquecedor e divertido, é um momento de grande desafio para testar as suas capacidades de empatia e comunicação, pois sendo novo Agente, tem muitas pessoas para conhecer e tem muito por onde se pode dar a conhecer para conseguir obter novos contactos e para ser visto por contactos que já o conhecem no meio onde se insere o evento.

Para orientar como pode se pode comportar num evento de networking, vou recorrer aos conselhos de um autor inglês especialista na área relacional, Nicholas Boothman, autor do bestseller “Como conhecer alguém em 90 segundos”.

Indumentária.

Quando se vai a um evento com o intuito de ver e ser visto, não se deve vestir de forma opaca ou mesmo demasiado discreta, também não deverá fazer o contrário e destacar-se em demasia para ofuscar a multidão, pois poderá destacar-se tanto que provoca uma sensação e vontade de afastamento, correndo o risco de não ser levado ou levada a sério, a regra é simples, o equilíbrio impera. Para se destacar aposte em acessórios diferenciadores, por exemplo: um lenço; uma mala, uma gravata diferente; um relógio; uns sapatos ou algo que se destaque e que seja diferente em relação ao que leva vestido e que seja capaz de criar um contraste que o destaca para ser recordado ou recordada. Se quiser investir, invista em acessórios como sapatos, cintos, óculos, lenços, malas, joalharia, relógios entre outros.

Posicionamento.

Sendo um desconhecido, a tendência normal é de se posicionar nos cantos de uma sala ou do hall por não conhecer ninguém, é normal que a timidez o invada. Se baixar a cabeça e não olhar para ninguém, a probabilidade de conhecer alguém naquele evento vai ser muito remota, por isso aconselha-se que se posicione no meio da sala, com a cabeça levantada e olhando e sorrindo para várias pessoas.

Ação.

Seguindo o ponto anterior, quando tiver essa postura será mais do que natural que alguém olhe para si e também sorria como que uma forma de aprovação ou até de espelhamento, é o princípio da comunicação. Quando isso acontecer, é altura de passar à ação, é onde deixamos de ter uma ação passiva e passamos a assumir uma atitude ativa. Sem nunca deixarmos de olhar para a pessoa e continuando a sorrir, dirigimo-nos até ela, cumprimentamos e apresentamo-nos.

Verbalização.

“As conversas são como as cerejas…” é um ditado antigo, mas muito sábio. Se conseguiu iniciar uma interação, está no bom caminho, mas para que consiga obter um contacto, vai ter de falar de forma articulada e segura. Apresente-se começando pelo nome, diga qual a função ou empresa caso seja um evento profissional, espere que a pessoa também o faça e comece sempre com uma pergunta aberta, por exemplo: “O que está a achar deste evento?” A partir daqui iniciou uma conversa com alguém desconhecido e está quase a conseguir um novo contacto. Faça com que a conversa seja agradável, deixe sempre espaço para o seu interlocutor falar, gira a conversa fazendo perguntas de preferência abertas.

Só no final e na eventual despedida é que deve trocar contactos ou entregar o seu cartão solicitando o cartão ou contacto da outra pessoa.

Artigo de Massimo Forte

Partilhe a sua opinião