24 de Agosto, 2022

Imobiliário em migração para Web3.0

Massimo Forte

O Fernando Vilela é meu primo por afinidade e também ele um apaixonado pelo imobiliário com uma curiosidade crescente ligada à inovação tecnológica que começa a surgir neste setor.

No seu dia-a-dia, trabalha em investigação científica no Instituto Pasteur em Paris, com foco em estruturas atómicas e interações de proteínas e nas suas (poucas) horas vagas vai-me colocando a par de algumas curiosidades do mercado francês nesta área.

Desafiei-o para mais um artigo para descrever de forma breve o que há para saber sobre players e inovação do mercado francês, isto depois do Fernando ter estado num seminário organizado pela equipa do Christopher Wangen, um investidor, formador, escritor e empreendedor que tem feito o que de melhor se faz em imobiliário do futuro em França e que foi capaz de juntar 4200 pessoas durante 10 horas para falar sobre investimento imobiliário, empreendedorismo e blockchain.

O seminário foi dirigido a investidores de todos os níveis, com conteúdo em grau de complexidade crescente. Descrevo de forma breve alguns dos projetos debatidos no seminário, desenvolvidos pela sua equipa:

FFR Patrimoine.

O Christopher Wangen criou esta empresa para responder ao problema das dificuldades de obtenção de financiamento.

Em parceria com bancos, a empresa aprova e financia projetos de investimento imobiliário de participantes da formação dele (formação em investimento imobiliário online) que não têm capacidade de financiamento.

O princípio é simples:

(a) os investidores encontram negócios imobiliários autofinanciáveis e que gerem cash-flow positivo;

(b) a empresa financia o imóvel e capitaliza o crédito no banco, é a empresa que compra o imóvel;

(c) o investidor gere o imóvel e ganha o cash-flow!

Os primeiros imóveis começaram a ser financiados este ano.

Site: https://ffr-patrimoine.fr/

Mon Cercle Immo.

Um “tripadvisor” do imobiliário em França para todas a profissões ligadas ao setor! Permite a qualquer investidor encontrar profissionais de confiança e ter um feedback fidedigno antes mesmo de trabalhar com os profissionais. Também organizam uma vez por mês vendas “off-market” de projetos imobiliários com rentabilidades brutas de 5 a 12%.

Site: https://www.moncercleimmo.com/

Tokimo.

Tokimo, uma plataforma de crowdfunding codirigida pelo Christopher Wangen e Matthieu Degli. Falou-se por exemplo da possibilidade da plataforma financiar as “entradas” para os créditos bancários de investimentos imobiliários de particulares, de investimento imobiliário a partir de 100 euros e de futuras ligações Web3.0.

Outras novidades serão anunciadas ao público ainda este ano pelo Christopher Wangen, relacionadas com Blockchain, Web3.0, e Investimentos Imobiliários. Projetos que vão no sentido de continuar a “criar comunidade”…

Ainda em França, uma plataforma criada por outra equipa de investidores e empreendedores que já permite comprar imobiliário fracionado em Portugal (!)

Bricks.co

A plataforma Bricks permite aos investidores a aquisição de imobiliário fracionado a partir de 10 euros (1 brick).

A ideia coincide com a oferta de uma das suas concorrentes, a RealT (nos Estados Unidos).

Os investidores, antes de comprar bricks, têm acesso a informação detalhada sobre os imóveis e os métodos de arrendamento. Posteriormente, é marcada uma data e hora para o início da venda, e por incrível que pareça, detêm um record de venda em bricks de um imóvel de 1,5 milhões de euros em 16 segundos… Têm tido imenso sucesso juntos dos investidores!

Até recentemente, os imóveis comercializados tinham localização em França; no entanto, esta empresa financiou-se para expandir para outros países! Portugal (já está na oferta de portfolio!), Espanha e Bélgica seguem-se na lista, e para minha surpresa, tem sido tudo muito rápido.

Têm também um marketplace para revenda de bricks a partir do momento em que o imóvel já esteja alugado.

A plataforma tem outra vantagem em França, envia os dados relativos às mais-valias e rendas para as finanças para que a declaração de impostos seja preenchida de forma automática!

A plataforma Bricks.co não integra para já a Blockchain e Web3.0, mas está no plano estratégico da empresa para 2023. É já no próximo ano…

Neste momento é muito fácil de criar uma conta na plataforma (funciona como outros sites onde usamos a nossa conta Google, LinkedIn, etc.), e comprar Bricks (como uma compra normal em Web 2.0 com cartão de débito/crédito).

Estou muito curioso para ver como farão a conversão da plataforma de Web2.0 para Web 3.0.

Site: www.bricks.co/

Para concluir, alguns desenvolvimentos da plataforma RealT (descrita anteriormente no Blog), nos Estados Unidos:

RealT e a plataforma RMM

A questão de poder fazer “leverage” dando como colateral os tokens da RealT já vê a luz do dia!

A plataforma RMM (oficial da RealT) permite dar como colateral os tokens adquiridos e ter 50% do seu valor em “stablecoin” que pode ser usada para comprar novos tokens!

É a primeira forma de crédito imobiliário em blockchain neste formato pelo que tenho conhecimento.

A plataforma está progressivamente a inserir diferentes tokens para serem colateralizados, e penso que o objetivo será cobrir toda a oferta de tokens de imóveis.

Site: https://rmm.realtoken.network/markets

Ainda é tudo um mundo novo, e eu diria que o ano de 2022 da Web3.0 corresponde a 1995 da Web2.0, no entanto hoje, a velocidade de adoção da tecnologia é muito maior…

Partilhe a sua opinião