30 de Dezembro, 2022

A evolução do processo de compra de alguns ibuyers

Massimo Forte
Em Itália existem já agentes especializados em trabalhar ibuyers e dedicam grande parte do seu tempo a este novo cliente

Para além do mercado português, trabalho habitualmente com Espanha e Itália e durante o ano de 2022, a maioria das empresas de mediação imobiliária italianas com quem trabalho comentaram a presença cada vez mais consistente de ibuyers no seu dia-a-dia, mais especificamente, a Casavo, que hoje é muito mais do que apenas um ibuyer tornando-se na plataforma digital líder nesta atividade em Itália integrando vários serviços sempre com o propósito de acelerar o processo de compra e venda simplificando percursos complicados e estreitando relações estratégicas.

É inevitável, quando se fala de ibuyers pensa-se quase sempre no negócio de venda de imóveis, contudo, tal como o negócio de qualquer investidor, o seu percurso começa verdadeiramente na compra.

Mas será que os ibuyers quando compram, agem da mesma forma que um investidor tradicional?

Antes de percebermos como compram, há que perceber o que os motivou a comprar.

Vejamos, a venda de casa é geralmente um processo longo e segundo a Casavo, em média são necessários pelo menos 3 meses e mais de 20 visitas para vender um imóvel em Portugal.

Foi este desejo de facilitar a vida a quem precisa de vender a sua casa num muito mais curto período (dias) que levou esta plataforma digital a criar o seu modelo de negócio que funciona criando valor para todos os envolvidos, inclusive, para a mediação imobiliária que entra neste processo como parceiro que apoia a concretização de negócios de forma mais assistida e profissional.

Como compram então os ibuyers, ou melhor, como compra a Casavo?

Passo 1. Avaliação da casa.

A Casavo começa por disponibilizar a hipótese de fazer uma avaliação instantânea do imóvel para venda através da sua plataforma. Basta introduzir alguns dados sobre o seu imóvel (no site ou na aplicação) para receber uma avaliação instantânea feita com base no algoritmo EVA, algoritmo baseado em machine learning e patenteado pela Casavo, que está na origem de todas as avaliações realizadas no site da empresa e que compara a sua casa com outras que tenham as mesmas características e que estejam na mesma zona, considerando ainda variadíssimos pormenores.

Em apenas três minutos vai receber a sua avaliação.

Passo 2. Visita da casa.

O próximo passo é definir a data e hora para a visita ao imóvel por parte de um perito da Casavo que faz uma avaliação técnica. Esta visita pode ser uma visita presencial ou uma videochamada através da aplicação Casavo.

Passo 3. Oferta em 48 horas

Após a visita, a Casavo formaliza ou cancela a oferta de compra, tudo irá depender do mapeamento da zona e da verificação técnica. Caso o imóvel não se enquadre nos critérios de compra, a Casavo pode ajudar quem pretende vender e a encontrar o comprador ideal, combinando a experiência da sua equipa e o suporte de uma rede de agentes imobiliários locais que colaboram com a marca.

Passo 4. Assinatura da papelada final

Uma vez aceite a oferta, a Casavo compra diretamente o imóvel numa questão de dias (ou quando o cliente preferir). Um processo cómodo, rápido e transparente, desenhado para que os clientes possam dispor de liquidez imediata, recebendo 100% do montante acordado no momento da escritura.

Quem vende, não tem de se preocupar com nada.

A Casavo compra diretamente, mas como vimos atrás trabalha também com a mediação imobiliária para ajudar a vender e, claro, para comprar propriedades em carteira destes agentes, seguindo o mesmo pressuposto: compra em poucos dias, com apenas 2 visitas e sem incerteza financeira por recorrer a capitais próprios.

Para isso será sempre importante perceber o tipo de imóveis que a Casavo procura e ser capaz de fornecer a informação completa do imóvel, desde documentação aos mais ínfimos pormenores.

Tipo de imóveis preferenciais:

●            Apartamentos que requeiram uma remodelação total ou parcial;

●            Edifícios em bom estado de conservação;

●            Imóveis que se encontrem nos principais concelhos (em Portugal atuam em Lisboa, Oeiras e Cascais);

●            Área bruta privativa mínima de 40 m²;

●            Casas com boa exposição solar;

●            A partir do terceiro andar as casas deverão ter elevador.

Obviamente que cada caso é um caso e as visitas dos responsáveis da Casavo serão fundamentais.

Como referi no início deste artigo, o processo não termina aqui porque a Casavo vai necessitar de rentabilizar o seu investimento, e para isso nada melhor do que um Agente Imobiliário Profissional, principalmente o agente que lhe indicou a aquisição do imóvel que a Casavo comprou, que esteve sempre presente em toda a transação e que conhece o imóvel como ninguém.

Apesar dos ibuyers serem muito avançados ao nível tecnológico e utilizarem a tecnologia desde a primeira visita para a aquisição do imóvel, a importância da relação, confiança e credibilidade com e do Agente Imobiliário será fundamental para fazer fluir processos futuros, ou seja, trabalhar com uma plataforma como a Casavo não é apenas uma relação de oportunidade e circunstância, pode ser claramente uma relação de continuidade.

Em Itália existem já agentes especializados em trabalhar ibuyers como a Casavo e dedicam grande parte do seu tempo a este novo cliente que compra e, como veremos no próximo artigo, também vende de forma rápida, continuada e principalmente valorizada.

Artigo original de Massimo Forte

Partilhe a sua opinião