31 de Janeiro, 2024

A importância do Home Staging no mercado actual. Artigo de Rita de Miranda

Massimo Forte

Muito se tem falado de Home Staging nos últimos anos, mas a verdade é que o mercado imobiliário nacional ainda está longe de saber verdadeiramente o que é e como funciona esta poderosa ferramenta de marketing imobiliário.

Muitos acham que sabem o que é e que sabem utilizar, mas nem sabem que existe uma profissão dedicada ao Home Staging e que os seus profissionais certificados se designam como Home Stagers.

No entanto, nos últimos 3 anos, o mercado nacional abriu e evoluiu bastante neste sentido e a profissão de Home Stager já começa ser reconhecida pelos mais informados, mas ainda falta muita consciência do mercado imobiliário de que, só um Home Stager Profissional, realmente sabe como preparar verdadeiramente um imóvel para ser colocado à venda.

Quando eu comecei em 2012, ninguém queria saber do Home Staging, achavam que era algo que só interessava para os andares modelo e que era algo que poderia ser feito, por um decorador de interiores ou arquitecto de interiores. Ao longo destes anos, dediquei me dar formação aos consultores imobiliários para que o mercado imobiliário ganhasse consciência de que, só o Home Staging feito por um Home Stager tem um método e que, é esse método, que faz do Home Staging seja a melhor ferramenta para o marketing interno do imóvel e que garante resultados.

Infelizmente, ainda existe a ideia de que, qualquer pessoa com “jeitinho” consegue fazer, o que é um erro tremendo, pois é necessário ajustar o investimento em Home Staging ao imóvel, saber quais são as alterações a fazer, respeitar a vivência dos proprietários, respeitar a imagem do imóvel e as suas características e saber o que realmente irá trazer a melhor imagem para aquele espaço em específico, tudo isto baseado no mercado alvo daquele imóvel em específico. Isso é algo que só alguém certificado sabe fazer pois é preparado para o efeito, para fazer de uma visita ao imóvel uma verdadeira experiência. Há muitos anos, que digo o mesmo: visitar um imóvel com Home Staging tem de ser a melhor experiência que o comprador vai ter pois só assim se garante o sucesso do negócio.

Nestes últimos 3 anos foram cruciais para a abertura do mercado.

O facto de teremos tido vários confinamentos obrigatórios, obrigou as pessoas a olhar para as imagens dos seus imóveis de uma forma completamente diferente. Passaram a sentir a necessidade de uma apresentação cuidada do imóvel no momento das visitas e isso, criou inevitavelmente, a necessidade de trabalhar o interior dos imóveis com o Home Staging.

Actualmente são cada vez mais as equipas imobiliárias que trabalham directamente connosco na nossa empresa com uma base regular, quase semanal. Temos equipas que não colocam um imóvel no mercado, sem a nossa intervenção primeiro.

Acredito que o Home Staging neste momento é obrigatório para as imobiliárias que queiram fazer um serviço de excelência e que, muito em breve, será também considerado um serviço “quase” obrigatório a incluir na oferta da angariação de qualquer imóvel. Os consultores imobiliários que não façam, irão perder os seus clientes muito em breve.

O único cuidado a ter será entregar um serviço de Home Staging feito por um profissional qualificado, para garantir o sucesso do negócio. Infelizmente, vejo muitos consultores, equipas e marcas imobiliárias que se utilizam do Home Staging como forma de ganhar uma angariação em exclusivo, no entanto, o serviço que entregam ao proprietário não tem a qualidade que deveria e por isso, também não entregam os resultados que poderiam.

Desde o início na nossa empresa, que a maioria dos nossos clientes de Home Staging são os consultores imobiliários, que já entenderam a mais valia de utilizar o nosso serviço. Sabem a qualidade do nosso trabalho e a rapidez com que conseguimos executar os projectos de Home Staging.

Nos últimos anos, temos equipas inteiras de consultores imobiliários que tem avenças connosco pois o trabalho é tão regular que chegamos a ter dias da semana reservados para essas equipas. Nos últimos 3 anos, alguns investidores acordaram para o Home Staging e aquilo que, apenas era um investimento de remodelação de interiores numa primeira fase, passou também a comportar o investimento em Home Staging, pois entenderam facilmente que, o mercado imobiliário mudou e tornou-se mais exigente. Contudo, ainda falta muito consciência no mercado de investimento da verdadeira importância do Home Staging para garantir a maior taxa de valorização.

Hoje em dia, começam a aparecer os proprietários que graças a um maior grau de informação e também graças aos consultores imobiliários que nos referenciam, entendem os benefícios para a venda do seu produto, pois conseguem vender o imóvel com uma valorização mínima de 7% a 10% e também três vezes mais rápido relativamente aos imóveis sem Home Staging.

Acredito que estamos a evoluir para um amadurecimento do mercado imobiliário nacional relativamente à utilização do Home Staging, enquanto ferramenta de marketing do imóvel.

Num mercado competitivo, nem os consultores imobiliários nem os proprietários podem dar-se ao luxo de ignorar esta ferramenta que amplifica as características positivas e minimiza as negativas dos espaços. Em Portugal, o mercado imobiliário tem enfrentado variações significativas, impulsionadas por fatores económicos, políticos e sociais, incluindo a recente pandemia.

O Home Staging adapta-se a estas mudanças, realçando os aspetos que mais atraem os compradores atuais e segue a tendência de sustentabilidade, utilizando recursos já existentes no imóvel e evitando gastos desnecessários com remodelações profundas, alinhando os interesses económicos com a responsabilidade ambiental.

Não faltam exemplos de imóveis que se valorizaram e encontraram compradores rapidamente graças a esta técnica. Apesar do abrandamento do mercado nacional em termos de velocidade de transação, os imóveis preparados pela nossa empresa são vendidos rapidamente relativamente à sua concorrência, o que na conjuntura actual é uma mais valia face aos imóveis sem Home Staging. 78% dos imóveis preparados por nós são vendidos nos primeiros 3 meses o que dá aos nossos clientes a certeza que, o nosso trabalho vai garantir uma maior rapidez e maior valorização no momento do negócio.

Com o avanço das novas tecnologias e com a constante evolução da inteligência artificial não podemos esquecer que a melhor forma de criar o desejo da compra do imóvel é criar uma boa experiência no momento da visita e que, o Home Staging só funciona se, a visita ao imóvel realmente criar um impacto positivo no comprador e que, de nada adianta utilizar tecnologias digitais/virtuais se, no momento da visita, elas forem defraudadas. O Home Staging é a arte de valorizar um imóvel mas é a experiência da visita que conta para o fecho do negócio.

Existem cada vez mais cursos e formações não certificadas que baixam a qualidade do Home Staging a ser implementado nos imóveis em Portugal. Mas com o aparecimento em 2021 da Associação Portuguesa de Home Stagers, a oferta formativa a nível nacional veio elevar o padrão de qualidade e reconhecimento da profissão e por isso, tem o único curso em todo o mundo em português, com três selos de certificação: nacional, europeu e internacional.

Para 2024, acredito que o Home Staging vai continuar a crescer e a ser reconhecido pelo mercado imobiliário e que a profissão de Home Stager passará ser cada vez mais reconhecida.

Portugal está ser reconhecido no mundo como um país de qualidade e espero que o mercado imobiliário suba a sua fasquia de qualidade no serviço apresentado, que os consultores imobiliários finalmente entendam que, para entregar um serviço de qualidade e excelência, deverão trabalhar com profissionais de qualidade e excelência, ou seja, com Home Stagers Profissionais.

Artigo de Rita de Miranda – Presidente de Associação Portuguesa de Home Stagers

Partilhe a sua opinião