22 de Maio, 2019

A influência dos processos de Luto no mercado imobiliário

Massimo Forte

O mercado imobiliário tem sofrido um acentuado crescimento na procura, no entanto há muitas casas desabitadas e indisponíveis para a venda. Descubra porquê!

A influência dos processos de Luto no mercado imobiliário

A nossa casa é o local mais especial do mundo inteiro para cada um de nós. É o espaço onde descansamos, onde nos alimentamos, socializamos com amigos, partilhamos Amor, etc.

Mas, para além disto, representa também o maior investimento financeiro que fazemos durante a vida adulta e, em determinadas fases da vida, podemos sentir a necessidade de mudar de espaço por múltiplas razões.

 

É aqui que entra a organização do espaço!

É muito importante que a organização esteja presente em todas as fases da vida. Para além de nos ajudar a viver de forma mais tranquila e eficiente, é uma grande ajuda na hora de vender ou arrendar uma casa.

Uma casa organizada é mais fácil de angariar, levando, consequentemente, à venda ou ao arrendamento mais rápido do espaço.

Durante uma visita com um potencial comprador, se o espaço estiver organizado é mais fácil fazer com que este se projete no espaço, criando uma sensação muito positiva e aumentando as probabilidades de se fechar o negócio.

 

Existem demasiadas casas fechadas em Lisboa num mercado com muita procura!

Em Portugal, e em especial em Lisboa, existem muitas casas fechadas que não estão disponíveis no mercado imobiliário.

As principais razões para isto acontecer?

  1. A perda de um ente querido, pai, mãe ou outro familiar que morava no imóvel em questão;
  2. A necessidade de mudar um familiar para a sua própria casa ou para uma comunidade de aposentados, como um lar de idosos por exemplo, por motivos de saúde.

Muitas destas casas encontram-se demasiado cheias, com bens que foram acumulados durante muitos anos, de tal forma que não é possível ver as paredes ou o chão.

E o que parece ser simples para uns é praticamente impossível para outros. Algumas pessoas precisam de dias ou meses, enquanto outras esperam anos até assumirem a tarefa de organizar os bens dos seus entes queridos.

Entretanto as casas ficam fechadas, não podem ser angariadas e os agentes imobiliários ficam sem produto, num mercado que cada vez está mais está necessitado e com mais procura.

Mas, felizmente, já existe uma solução de apoio para este tipo de situações.

 

Serviço de Organização em processos de Luto

À semelhança do que já acontece noutros países, em Portugal também já existem serviços que permitem ajudar e tirar (ou aliviar, pelo menos) a dor de quem perdeu alguém querido.

O objetivo é ajudar a organizar a casa e os pertences pessoais dos familiares, selecionando os objetos, móveis, roupas que serão guardados, doados ou vendidos, mantendo a privacidade e o sigilo.

Desta forma é possível ajudar a libertar os espaços físicos, poupando os clientes de uma tarefa que pode ser tão dura emocionalmente, como organizar os pertences de alguém querido e abrir mão de grande parte deles.

Na Home Optimizer existe um serviço que dá resposta a uma necessidade de apoio na organização de espaços durante um processo de luto, de forma a que a posterior venda ou arrendamento do espaço seja um processo mais rápido e simples.

Em suma, é um serviço criado a pensar nas Pessoas, para que todos ganhem no final: cliente e agente imobiliário!

O objetivo é ajudar os clientes a libertar as casas dos objetos pessoais que outrora pertenceram aos seus entes queridos e aumentar o número de casas disponíveis e otimizadas para a sua venda no mercado, tornando-as mais apelativas para os potenciais compradores que as forem visitar.

 

Susete Lourenço, da Home Optimizer.

 

Comentários (1)

Inês Homem

22 de Maio, 2019

Olá sou uma consultora imobiliária, muito novata, quero saber mais sobre isto. Obrigada.

Partilhe a sua opinião