03 de Março, 2021

Agente Imobiliário: Jogue outro jogo com o Instagram Profissional

Massimo Forte

Estar presente nas redes sociais, especificamente no Instagram, é hoje uma iniciativa que deve estar incluída nos 20% dos básicos da sua atividade que geram 80% dos resultados.

Comecemos pela definição dos objetivos trimestrais de um agente imobiliário. 

Vamos partir do princípio que os objetivos que traçou são muito ambiciosos e que até visualiza um crescimento face a 2020.

Eu pergunto-lhe quais são as 3 coisas incontornáveis que tem mesmo de fazer para atingir esse objetivo?

Quero que responda nos comentários… mas eu vou arriscar e dizer-lhe que agarrar na sua conta de Instagram Profissional e trabalha-la como uma ferramenta de vendas vai ser determinante para atingir esses objetivos.

Mas temos de esclarecer desde já que uma conta de Instagram não serve apenas para mostrar o  cão de perceber primeiro como pode ser útil e deixar nelas uma semente da recordação do seu nome.

Tem o endereço de Instagram dos seus Clientes? Tem a rotina de pegar na sua base de dados e entrar em contacto com cada um para saber se está tudo bem? Pode fazer isso via direct message no Instagram. Se quiser dar o seu “extra mile” pode gravar um pequeno vídeo ou áudio mais personalizado e enviar por mensagem. E não se esqueça de perguntar ao seu cliente se por acaso não se lembra de ninguém a quem possa ser útil. Em caso afirmativo peça-lhe o endereço de Instagram dessa pessoa. Mas nunca envie mensagens standard, tenha a preocupação de ir ao perfil da pessoa e encontrar um gancho para começar a conversa.

Esta abordagem é mais informal do que o contacto por email, menos “intrusiva” do que a chamada telefónica mas a probabilidade de ter uma resposta é bem maior porque tem menos ruído!

A sua conta no Instagram é sua e não de outro colega e é por essa razão que tem de trazer a sua diferença nas publicações. Os seus seguidores, clientes atuais, colegas vão querer conhecer um pouco da sua personalidade, dos seus valores enquanto profissional, daquilo que o motiva na sua profissão e tudo isso pode e deve ser espelhado em histórias do seu dia a dia em que coloca os seus valores em ação permitindo às pessoas que façam o seu juízo.

Nesta perspetiva também é importante que recolha (nem que seja de forma escrita) testemunhos dos seus clientes que espelhem a experiência que tiveram trabalhando consigo. Crie a rotina de pedir os testemunhos para os receber!

Para se destacar da multidão tem também que aparecer na sua conta e mostrar que domina a sua atividade. Nem pense em ter vergonha de agarrar no seu telemóvel e falar de temas que possam interessar aos seus clientes. Assim de repente lembra-se de 3 tópicos que poderia abordar em pequenos vídeos com a duração máxima de 3 minutos ou menos?

Dou-lhe algumas sugestões “como avalia o mercado neste momento, bom para comprar? bom para investir?”. Na sua opinião #o terminus das moratórias em março de 2021 vai trazer muito produto novo para o mercado?”. Fale com naturalidade sobre aquilo que domina! Grave as vezes que forem precisas e sem ninguém estar a ver e assim que tiver uma versão mais ou menos do vídeo publique sem pensar!

E claro se quiser elevar este jogo para outro nível, pode e deve investir em anúncios pagos no Facebook e Instagram por forma a chegar junto de pessoas que não o/a conhecem, mas que se encontram em zonas onde quer angariar ou vender.

Nesse caso recomendo-lhe anúncios com formulário para captação de leads, anúncios de tráfego para imóveis específicos, anúncios de alcance (local) para se dar a conhecer numa determinada zona em que quer angariar. Neste último caso o facto de investir na notoriedade do seu nome pode abrir-lhe portas no momento em que está a fazer prospeção na rua porque as pessoas vão reconhecê-la/lo.

Uma das rotinas da sua semana é assim de criar conteúdo atual para a sua conta de Instagram.

Vou deixa-lhe aqui uma “receita fácil” de executar para que ainda no primeiro trimestre o Instagram a/o ajude a cumprir os seus objetivos ambiciosos:

  1. Apresente os seus imóveis em pequenos vídeos que capta com o seu telemóvel. Ensaie primeiro e apresente o imóvel destacando no início do vídeo a tipologia, valor e pontos fortes. Mostre apenas alguns aspetos do imóvel e remeta o resto da informação para a consulta do link que se encontra na sua bio.
  2. Alterne as publicações anteriores com outras em que demonstra o seu conhecimento do setor imobiliário. Se está a começar pesquise informações úteis que possa partilhar, faça bons resumos e dê a sua opinião.
  3. Conte pequenas histórias sobre si que demonstrem o tipo de profissional que é sem ter que dizer que é assim. Mais facilmente alguém valoriza a sua honestidade se contar uma história em como encontrou um colar de ouro e o devolveu do que se afirmar que é uma pessoa muito honesta. Insisto conte histórias!
  4. Diariamente entre em contacto via direct message com 20-30 pessoas. Estabeleça uma média de 1 minuto por contacto, são 30 minutos por dia.
  5. Acima de tudo crie a rotina de publicar diariamente no seu perfil profissional e divulgue-o em todas as oportunidades que tiver, por exemplo na sua assinatura de email, ao fazer um novo contacto, na sua viatura, etc.

Mas não fique para trás com a desculpa de que não tem tempo!

Arrisco-me a garantir-lhe que o Instagram é hoje um dos canais de comunicação (e vendas) mais importantes para um agente imobiliário porque é aqui onde, neste momento, está a atenção e interesse dos portugueses.

Comece já esta semana e entre em contacto comigo hoje via direct message no Instagram @anamendesconsultoria

Diga-me se este artigo foi útil e se tirou daqui alguma dica que vai aplicar!

 

 

Ana Mendes é formadora e Consultora em Gestão de Redes Sociais da Família de apps do Facebook e realiza formações especializadas para o setor imobiliário.

 

LINK

https://www.instagram.com/anamendesconsultoria

 

 

Partilhe a sua opinião