05 de Julho, 2023

Agentes Imobiliários – 20 minutos por dia para redes sociais

Massimo Forte

O meu feed está naturalmente dominado com comunicação de Agentes Imobiliários que dedicam horas infindáveis às redes sociais que usam como plataforma para promoção de produto e da sua marca pessoal.

O objetivo?

Gerar interação, captar leads, fazer vendas, ou em muitos casos, colecionar gostos.

Mas será que medem o tempo alocado às redes sociais e a eficácia real que isso lhes está a trazer?

Antes de pensarmos sobre isto, uma pequena reflexão.

O algoritmo das redes identificou claramente a minha área de atuação devido às minhas preferências e interações digitais, e provavelmente o meu iphone também ouve as minhas conversas, assumo isso com muita naturalidade, tal como assumo que a mediação imobiliária faz parte da minha vida até de forma inconsciente.

No offline acontece-me exatamente a mesma coisa e assumo-o com naturalidade, no passado sábado, acabadinho de chegar de uma semana longa de trabalho, que começou em Espanha e acabou em Itália, fui dar uma volta com o meu filho mais novo pelo meu bairro, e no espaço de 2 horas encontrei 3 Agentes, 2 promotores e 1 Broker, estas pessoas não só me reconheceram, como tivemos alguns minutos à conversa sobre mercado e claro, sobre as trivialidades que nos unem como pessoas.

Esta interação é valiosa para mim, consigo obter informação sobre o que as pessoas pensam, os seus anseios, as suas preferências e inspiração sobre como as posso ajudar.

E o mesmo pode acontecer quando comunicarmos com o propósito, peso e forma correta nas redes sociais para promover envolvimento, personalização, emoção, e não apenas produto ou venda.

Segundo Tristan Ahumada, autor do livro “Real Estate Prospeting”, poderemos aplicar uma tática simples e que de certa forma é até natural para comunicar melhor e de forma mais eficiente.

É importante ter a noção que as redes socias foram feitas para criar uma comunidade de seguidores verdadeiros e não de perfis comprados, são os verdadeiros que nos dão feedback, interagem de forma genuína, compram e recomendam.

Foque-se em criar relações e não apenas gostos. Comece com o desenho do seu propósito, com o pensar da forma como o vai comunicar e como isso pode ajudar os outros a resolver problemas e ganhar mais confiança no seu serviço e na sua marca.

Inicie a sua relação com pequenas interações, seja consistente e coerentes com aquilo que é a sua pessoa, a sua marca e evidentemente o seu propósito. Não se foque em vender, foque-se em criar interação percebendo o que as pessoas valorizam e gostam.

Para isso é preciso tempo. Mais importante, para isso é preciso planear o seu tempo!

Quantas horas vai querer passar no seu feed a criar, postar, interagir, responder? O que tem de fazer realmente para criar valor no tempo que vai alocar às redes sociais?

Para começar a interagir no seu feed, terá de saber que tem de dedicar tempo a tarefas básicas:

  1. Colocar gostos nas publicações dos outros de forma genuína, sem interesse de vender algo e apenas porque gostou do que viu, ouviu ou leu;
  2. Se se sentir à vontade de o fazer comente. Dê a sua opinião, elogie, não critique de forma destrutiva, seja genuíno e positivo no comentário. As pessoas valorizam esta interação;
  3. Se não gostou de um post, não precisa de comentar, passe à frente e pense no seu tempo, muitas vezes não vale a pena começar uma discussão, ninguém ganha nada com isso, muito menos você;
  4. Quando comenta, outras pessoas que o seguem vão ver que comentou. O algoritmo da rede identifica e avisa outras pessoas que o seguem que você fez esse comentário, isso pode gerar buzz e interação à volta da sua pessoa se o fizer de forma consistente e positiva porque está a valorizar ou outro;
  5. Envie uma mensagem à pessoa que comentou o seu post para reforçar que você de facto gostou, demonstra que lhe dá importância, preocupa-se com ela e que a apoia.

Só estas tarefas básicas ocupam muito tempo, e quanto maior a rede, mais tempo terá de dispensar.

É por isso que a gestão do tempo em redes sociais seja talvez um dos maiores desafios de qualquer Agente Imobiliário, por isso, a capacidade de definirmos ações rápidas e com um objetivo claro, pode ser a chave para otimizar esta gestão.

Já em 2013 referi em alguns artigos meus a regra dos 5 minutos em rede social, 5 minutos de manhã, almoço, tarde e noite perfazendo um total ideal de 20 minutos por dia, ou 30 no meu caso.

Ter por isso um objetivo claro daquilo que se vai fazer é fundamental, caso contrário, o tempo desperdiçado poderá revelar-se uma grave ineficiência para a sua atividade.

Hoje e segundo os especialistas norte-americanos, a métrica continua igual.

O tempo gasto por Agentes Imobiliários em engagement em redes socias, não deverá exceder os 20 minutos por dia, sempre com um objetivo claro que criação de conteúdos e interações para nutrir e aumentar o número de seguidores genuínos.

Lembre-se, as redes devem ser um meio e não apenas um fim e uma das ações mais aconselhadas é tão simples como: gostar, comentar e enviar uma mensagem.

Artigo de Massimo Forte para Bolsa de Especialistas da VISÃO

Partilhe a sua opinião