18 de Maio, 2022

Agentes Imobiliários e Redes Sociais assumem-se numa relação forte

Massimo Forte

No meu último artigo escrito para o Idealista News, falo sobre esta relação que começou com um namoro há 20 anos, quando as redes sociais começaram lentamente a fazer parte da vida profissional e pessoal de qualquer Agente Imobiliário.

Hoje e sabendo que a atividade de um Agente Imobiliário deve focar-se no seu networking e na procura constante de novas relações para o alimentar, as redes sociais tornaram-se numa ferramenta imprescindível para o desenvolvimento desta atividade e de uma relação forte!

A evolução desta “relação” tem sido nos últimos anos bastante rápida e dinâmica, sendo o grande desafio para qualquer Agente, a sua atualização sobre ferramentas disponíveis, mas principalmente, sobre as melhores estratégias de utilização para conseguirem os melhores de resultados para o seu negócio.

Perante este frenesim de atualizações o Agente Imobiliário tem de se manter calmo e focar no que realmente importa, e na minha opinião, não deverá em como se tornar um Digital Manager, mas sim, em como delegar esta tarefa a alguém especialista na área.

Delegar não significa abandonar, o Agente deverá ser sempre responsável pela estratégia e conteúdo que pretende comunicar deixando a forma para o especialista, esse sim terá de estar a par dos aspetos técnicos que estão em constante atualização.

Foi depois da minha mais recente participação no evento INMAN Connect em Nova Iorque, um evento que há mais de 25 anos se realiza para o mercado da Mediação Imobiliária e que se foca na componente tecnológica ao serviço da mediação, que consegui fazer um upgrade importante sobre estratégia para redes sociais de Agentes Imobiliários evidenciando os principais pontos que todos devem considerar para manter esta relação saudável:

  • A recomendação é o futuro

Apesar de em Portugal termos muitos Agentes que já têm o seu negócio largamente alavancado pelas recomendações e porque não, referências, há ainda um longo caminho a percorrer no que diz respeito à criação de bases de dados sólidas e qualificadas que possam produzir novos contactos todos os meses para criar o efeito de bola de neve que todos os negócios procuram ter. É aqui que as redes sociais entram, todas elas desde o Facebook ao Tik Tok possibilitam a atividade de recomendação, mas talvez a mais importante seja a menos óbvia à primeira vista. Hoje, grande parte das pessoas vão à procura de um profissional para verificar a sua existência, relevância e competência através da sua identidade digital “googleando” o nome do profissional e descobrindo as suas características, interações, associações, opiniões e avaliações na internet e depois nas respetivas redes sociais, antes de o contactar diretamente. A Google identifica este fenómeno como o ZMOT, Zero Moment of Truth que em português significa Momento da Verdade Zero na jornada de contacto do cliente.

  • Marca Pessoal é tudo

Um profissional da mediação imobiliária não será imune à primeira impressão dos outros, e possivelmente será escolhido por aquilo que comunica como marca, e claramente por aquilo que as pessoas dizem dele, a sua notoriedade composta por confiança e credibilidade será um fator critico de sucesso hoje e no futuro da sua atividade. Por isso, redes sociais sim, e muito cuidado na forma como se apresenta e aparece. Tenha sempre em conta o seu target e o contexto antes de comunicar. Seja autentico, genuíno e por isso único, evite o copy-paste, os outros percebem quando estão perante uma cópia. Além disso, o seu logo será sempre a sua cara, por isso habitue-se a aparecer.

  • Vídeo, Vídeo e Vídeo

Se os imóveis são avaliados ainda hoje pelas três características básicas e fundamentais do imobiliário: localização; localização; localização, as redes sociais não abdicam do que mais as destaca: vídeos; vídeos e mais vídeos. O Youtube tem mais de 20 anos e hoje já se transformou numa rede social, o Instagram é a evolução do Facebook, e os vídeos, sejam eles Reels ou não, são os que trazem mais engagement e se integram na rede social do momento, o Tik Tok.

A imagem está a tornar-se a comunicação de hoje e das próximas gerações mesmo que saibamos que será sempre muito mais impactante e eficaz a longo prazo comunicar com através de comunicação verbal, para-verbal e corporal. Mas é na imagem que passa em segundos que pode captar o seu potencial cliente ou seguidor para uma ação mais consumidora do seu tempo como descobrir mais sobre a sua mensagem ou ler um texto.

Criar uma comunicação que saiba despertar os sentidos é crucial e com o vídeo conseguimos ver, ouvir e ler ao mesmo tempo e de forma rápida.

  • Saber medir é saber evoluir

As métricas em rede social são fáceis de obter quando sabe como as obter e como as relacionar. Tudo é automaticamente medido, mas vai precisar de analisar e para isso vai ter de investir algum tempo a aprender o que as métricas lhe dizem, para depois tomar decisões com base na sua análise, ou com base na análise de quem lhe presta este serviço para saber se deve continuar ou não com a estratégia de comunicação que definiu.

Hoje as métricas que indicam um maior nível de engagement são por exemplo, posts guardados, posts partilhados e comentários. Estes últimos vão permiti-lhe interação com os seus seguidores, por isso considere-os muito relevantes e responda a todos de forma simpática, positiva e sempre que possível empática. Não tente convencer os haters, entenda-se, quem não gosta de si ou critica negativamente sem objetivo construtivo, responda sempre, mesmo que as opiniões sejam diferentes das suas ou simplesmente ignore, caso tenham sido mal educados.

  • As stories são a nova “Netflix”

Todos as vemos e consumimos até de forma demasiado longa. As stories têm esse poder de captar a atenção com a revelação do que vai acontecer a seguir. Esta inspiração vive de uma técnica simples que se resume a 3 pontos que deve comunicar: diga onde está; o que anda a fazer, e principalmente, porque o está a fazer.

Por fim, para manter esta relação forte e saudável entre Agentes Imobiliários e redes sociais há ainda alguns factos que considero que não se podem descurar:

  • A sua comunicação é para os outros e não para si. Concentre-se nas pessoas com quem está a “falar”, quem são, o que são, o que gostam, o que fazem, como reagem, como gostam de interagir, etc.
  • Para que tudo funcione, tem de seguir uma regra bem antiga, a regra da consistência! Planeie, mais do que quantidade, aposte na qualidade do que traz para esta relação;
  • Uma relação saudável só se consegue com autenticidade e transparência. No fundo você é único e é isso que as pessoas querem saber sobre si, sobre os seus clientes, sobre o seu serviço e sobre as experiências que podem vir a ter consigo.

Artigo original de Massimo Forte para Idealista News

Partilhe a sua opinião