28 de Junho, 2023

Agentes Imobiliários: faz sentido ter um assistente de marca pessoal?

Massimo Forte

Estamos no momento ideal de evolução do Agente Imobiliário que mais do que nunca terá de se saber como tornar o seu propósito, o seu negócio e a sua empresa numa marca única e indivisível da pessoa que ele é.

Tirando algumas exceções, grandes empresas, redes e marcas tradicionais já perceberam de forma unanime que este negócio é um negócio de pessoas para pessoas.

Quem contrata o serviço de um Agente Imobiliário, está acima de tudo a contratar uma pessoa, uma marca pessoal e não propriamente a marca a que ele pertence ou representa.

É por esta razão que hoje e cada vez mais os Agentes têm de desenvolver um mindset cada vez mais empreendedor que esteja focado em oferecer o melhor serviço e a melhor experiência de cliente.

Com a marca pessoal vem a responsabilidade e dificuldade de pensar, operacionalizar e gerir um negócio sozinho, o negócio torna-se cada vez mais complexo e difícil sem estrutura de apoio e é por isso que muitas marcas pessoais nesta área preferem continuar a estar associadas a uma marca mãe e a uma agência para ultrapassar esta dificuldade. Ganham menos mas têm a conveniência e de uma estrutura de apoio experiente para o desenvolvimento da sua atividade: marketing, gestão processual, apoio jurídico, formação, coaching e mentoring, intermediação de crédito e até branding são serviços que podem estar à sua disposição dependendo do modelo de negócio, marca e agência onde escolhe desenvolver o seu negócio de forma partilhada.

Mas muitas vezes surge a frustração de saber que uma marca pessoal precisa de ser, comunicar e servir de forma diferente dos demais.

Sabe que o seu único limite normalmente é o tempo, e para que este limite seja ultrapassado, nada melhor do que a ajuda de alguém competente para o fazer.

De facto, quem pretende crescer, especializar e elevar a experiência de serviço dada ao seu cliente necessita de alguém muito próximo para evoluir, necessita de uma estrutura à sua medida que trate só e apenas da sua marca e do seu negócio.

Não é por acaso Agentes Norte-Americanos tenham um ou até mais assistentes, sabem que é a única forma de ganharem tempo para que o seu negócio possa continuar a fluir.

Estes Agentes sabem que têm de ganhar tempo aprendendo a delegar competências nas diferentes áreas do seu negócio, só assim serão capazes de continuar focados no que mais importa para o seu negócio: atividades de rendimento! Ou seja, prospeção, angariação e venda.

Mas quando devo fazer a primeira contratação?

A primeira dúvida não é quando, mas sim porquê e com isso vem o primeiro receio: ser capaz de ter a seu cargo a responsabilidade de ensinar, delegar e liderar.

Pense na sua visão. Será que quer mesmo ter um negócio que dependa menos de si? Será que gostaria de evoluir na sua faturação e principalmente no seu rendimento?

Só com objetivos bem definidos pode dar o próximo passo de contratar e isso pressupõe ter no mínimo uma lista de objetivos, tarefas a delegar e resultados esperados.

Depois e quase lado a lado, tem de ter condições financeiras. Faça contas para ver se o estado financeiro do seu negócio atual lhe permite a contratação de um ou mais assistentes.

Depois lembre-se sempre, delegar é confiar. O recrutamento de um assistente é sensível, não basta a competência (até porque a mesma pode ser ensinada) terá de saber que atitudes e valores quer ver cumpridos para saber se a pessoa se identifica consigo, com o seu propósito, com a sua marca, com o seu projeto e com os seus objetivos!

O que terei de delegar?

Segundo a NAR – National Association of Realtor, associação Norte-Americana dos Agentes Imobiliários Norte Americanos, existem necessidade diferentes para cada negócio que vão refletir-se nas competências necessárias para um assistente profissional, no entanto, no geral um assistente tem de intervir ativamente e de forma empreendedora na:

  1. Organização. Agendas, papeis, gestão de processos de transação, entre outras tarefas administrativas;
  2. Marketing. Precisa de perceber deste área porque hoje e cada vez mais a delegação da preparação e execução do plano de comunicação, seja no offline como no online, são fundamentais;
  3. Data Research, Benchmark e Tendências. Ter alguém que acompanhe e faça uma curadoria da evolução da tecnologia será fundamental, o Agente tem de focar-se na operação, nos clientes e no terreno e precisa de garantir alguém que o ajude a não perder o comboio cada vez mais rápido da tecnologia e tendências;
  4. Gestão de Clientes. Apoio no atendimento inicial e principalmente na continuidade, através    da utilização da CRM seja no acompanhamento como no seguimento de clientes e a potenciais clientes;
  5. Relação com Fornecedores e Parceiros. Uma ótima ajuda para ganhar tempo e até chegar a melhores acordos devido à ausência da relação emocional que por vezes condiciona alguns agentes pelos anos de relação que têm com os seus fornecedores parceiros.

Se quiser saber mais, o meu primeiro livro “Angariar para Vender” tem uma lista bem definida sobre todas as tarefas a desenvolver pelo assistente ou coordenadora que está a pensar contratar.

Mas antes de decidir se vai contratar um Assistente, não se esqueça de responder a quatro questões:

  1. Vai poupar o seu tempo?
  2. Vai permitir um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional?
  3. Vai controlar tarefas e reduzir o risco do seu negócio?
  4. Vai ser capaz de o assumir e alavancar o seu negócio?

Se a resposta às quatro for sim, então não perca mais tempo e contrate finalmente a ajuda certa para alavancar o seu negócio!

Artigo de Massimo Forte para portal de notícias Idealista News

Partilhe a sua opinião