19 de Outubro, 2022

APROXIMO: Imovirtual a conectar profissionais do setor imobiliário

Massimo Forte

O APROXIMO é um evento promovido pelo portal Imovirtual, nasceu para conectar profissionais do setor imobiliário e para falar sobre o que os pode fazer evoluir hoje e no futuro.

Começou em 2020 com uma edição presencial, e em 2021 e ainda em 2022 na sua 3ª edição de 28 de setembro, o APROXIMO não deixou de se realizar: adaptou-se e criou uma forma diferente de conexão via online de acesso gratuito para conseguir continuar a proporcionar valor naquele que é o único evento organizado por um portal imobiliário que se foca única e exclusivamente nos profissionais de mediação.

Foram três horas de partilha, networking e premiação e mesmo optando pelo formato online numa fase em que as pessoas já procuram eventos presenciais, o evento superou expectativas:

  • +1000 inscritos;
  • +710 utilizadores distintos assistiram ao evento (614 em live);
  • + 1000 visualizações;
  • Muitos comentários e participação no chat ao vivo, principalmente durante a mesa-redonda;
  • 83% de média de satisfação geral, sendo que 84% disse que participará da próxima edição presencial já no início de 2023!

Ricardo Feferbaum, Director Geral do IMOVIRTUAL manifestou a sua satisfação com a realização de mais um evento e sublinhou a importância de ter “a oportunidade de juntar profissionais, fazer networking, trazer mais conhecimento e posicionar o IMORVIRTUAL como um farol para o mercado imobiliário”.

APROXIMO: Temas quentes!

Num programa forte que contou com, por exemplo, Pedro Caramez para falar sobre “Como construir a sua marca pessoal no LinkedIn”, tive o prazer de ser convidado a participar como moderador de uma mesa-redonda onde se falou sobre 3 temas quentes: “O Mercado, a Lei e a Tecnologia”.

E porque “Portugal não é só fachada”, nem só Lisboa, Porto ou Algarve, os participantes convidados desta mesa-redonda pelo IMOVIRTUAL representaram várias realidades: Aurora Gomes, Diretora Comercial da Comprar Casa de Chaves; Bruno Rodrigues, CEO da Veigas Caldas da Rainha, Liz e Lisboa; Hugo Gaito, Broker empreendedor da RE/MAX Expo; Hugo Moreira, Managing Director da Golden Properties e Sandra Camelo, CEO e Partner da SCI Imobiliária e da Private Luxury-Real Estate.

5 opiniões que se revelaram muito interessantes, numa conversa aberta de 40 minutos.

Falou-se, entre outros, da importância da profissionalização e acreditação dos consultores imobiliários, de ética, de partilha e das perspetivas do futuro do mercado nos tempos desafiantes que se avizinham e estratégias para ultrapassar dificuldades.

Sandra Camelo considera que o mercado é feito de ciclos e estes últimos 10 anos têm sido, sem dúvida, um ciclo de crescimento acentuado com Portugal a integrar no mapa de procura internacional, não só devido ao efeito Golden Visa, mas também porque clientes estrangeiros reconhecem as vantagens de ter uma primeira habitação num país que oferece um estilo de vida autêntico, seguro e saudável.

Hugo Moreira refere que no mercado do Algarve, se há uns anos atrás em 10 escrituras, 7 eram com financiamento, hoje, 1 em cada 10 não recorre a crédito, o que revela muito sobre a evolução do comprador nesta zona de Portugal. Na sua opinião, independentemente de qualquer ciclo, o importante é focar nas pessoas: “… se nos focarmos em como podemos ajudar, não precisamos de nos reinventar, precisamos sim de saber como antecipar como as podemos ajudar da melhor forma, por exemplo, clientes que necessitarão de passar de um T2 para um T1 e podemos fazê-lo apoiando-nos sempre nas melhores ferramentas e tecnologia que está hoje ao dispor desta atividade“.

Quanto à lei, todos concordam, tem de haver licenciamento e revalidação.

As tendências surgem, o mercado muda e as leis têm de acompanhar. A não existência de regulamentação e formação contínua obrigatória só beneficia pessoas que têm no imobiliário uma solução de passatempo, recurso ou uma atividade onde pretendem fazer muito dinheiro, muito rápido e seja de que forma for. Destrói quem está na área de forma séria e principalmente, destrói a imagem do setor pela generalização de más experiências de cliente.

Também a partilha sofre com a assimetria entre profissionais que apenas se preocupam com o ganho, deixando a ética para trás. Sandra Camelo refere, por exemplo, que é muitas vezes contactada por Agentes Imobiliários que sabe que se fazem passar por clientes…

Conclusão: cabe aos profissionais e não aos legisladores o papel de assegurar que estão a ser bem representados.

Falou-se de tecnologia e constatámos que em 20 anos passámos de fotos e anúncios manuscritos na montra, a montras impressas, montras digitais, a vídeos, a 3D’s, a realidade virtual e a realidade aumentada! O importante não é tanto pensar onde vamos estar, mas saber acompanhar e adaptar complementado o trabalho e serviço com tecnologia e estruturas de apoio.

Unânime também foi a opinião sobre o papel das pessoas no futuro: o contacto pessoal é essencial e inevitável no processo de compra, ou mesmo de investimento. O que pode mudar, é a fase ou a forma mais otimizada e especializada onde o contacto pessoal entra, e ele, estará sempre lá.

A propósito Hugo Gaito afirma: “A tecnologia não substitui os Agentes, substitui os Agentes que não a usem”.

APROXIMO: três edições e já a caminho da quarta em Fevereiro de 2023

A 4ª edição irá realizar-se já no dia 15 de fevereiro de 2023 e desta vez o IMOVIRTUAL garante: “vamos voltar a estar juntos!”. O local escolhido foi Lisboa no Convento do Beato e podemos levantar um pouco o véu para revelar que serão abordados temas como sustentabilidade, metaverso, impacto das mudanças sócio económicas e comportamentos que revolucionarão o imobiliário além de muito mais para fazer evoluir e conectar profissionais do setor imobiliário.

Artigo original de Massimo Forte

Partilhe a sua opinião