05 de Agosto, 2022

Segundo o Barómetro Mensal do Imovirtual de Julho de 2022, os Asking Prices estão mais altos.

Massimo Forte

A partilha de dados de mercado é essencial para ajudar a mediação a desenvolver as suas estratégias de posicionamento e promoção e fundamental para gerar confiança de potenciais clientes que pretendem vender, comprar ou arrendar a tomar uma decisão.

Sendo o Imovirtual um dos maiores portais imobiliários de Portugal, aceitei ou desafio de uma breve análise do seu Barómetro Mensal que está disponível tanto para profissionais do setor, como para o cliente final que procura estar cada vez mais informado.

Depois de analisar o Barómetro Mensal de Julho 22 do Imovirtual, não verifiquei nada de novo relativamente aos valores de Asking Price (valores de oferta), podendo-se até falar numa estabilização de preços, ou seja, uma subida muito ténue ao nível nacional. Mas o desequilíbrio entre os locais ditos prime como Lisboa, Porto, região de Algarve e mais recentemente, Madeira, que continuam a subir, contrastam com as zonas do interior da Guarda, Portalegre e Castelo Branco, entre outras, que equilibram a balança para o lado oposto dando o resultado de estabilização.

Portugal sempre foi um país macrocéfalo e no imobiliário isso é evidente, contudo continua-se a ter alguns case studies que já duram há anos e com a pandemia foram-se destacando, estou a referir-me a Évora que sofre muito em relação ao desequilíbrio ente a oferta e a procura, a cidade evoluiu bastante com, por exemplo, o investimento da Embrear e de todas as empresas de componentes industriais que acabaram por abrir à volta desta aumentando a procura de imóveis para arrendamento e consequentemente, para venda.

A macrocefalia no arrendamento é ainda mais explícita em Lisboa, Porto e Algarve.

Uma última palavra para a ilha da Madeira dinamizada com a possibilidade de continuar com o programa Golden Visa e que também sofre da falta de oferta, claramente que os preços tenderão a subir.

Perante este cenário, quem seja agente imobiliário do vendedor, ou seja, especializado na angariação, terá a missão cada vez mais árdua de garantir um bom fluxo de transações, contudo, se tiver um bom e consistente plano de prospeção, terá o negócio controlado do seu lado. Por outro lado, quem trabalha apenas compradores, poderá parecer que tem a vida facilitada na obtenção e até escolha da lead, mas uma chamada de atenção, a partilha será vital.

Obrigatório arranjar uma lista de bons angariadores, acima de tudo credíveis e claro, que estejam dispostos a partilhar as suas angariações, ou seja, o produto que têm para promover.

Partilhe a sua opinião