07 de Setembro, 2022

Como a tecnologia Blockchain irá mudar o mercado imobiliário. By Tiago Dias

Massimo Forte

No final da última década do século XX, havia a ideia inovadora e visionária de que um dia todas as empresas teriam de tomar a decisão de adoptar a internet e de tornar todo o seu negócio digital, e muitos, para mal dos seus pecados, desconfiaram e ignoraram este desígnio.

Muitos, muito mais tarde, perceberam que tinham errado de forma capital e como a História nos conta, muitas empresas, confortáveis com o seu status quo na altura e domínio do mercado onde operavam, sofreram para se reposicionar e inclusive algumas praticamente desapareceram.

Quem não se lembra dos casos da Kodak, da Nokia, da Blockbuster entre outras tantas?

Poderia agora tentar criar um paralelismo entre os magníficos dias que vivemos e a da bolha Dotcom, e fará todo o sentido fazê-lo, mas há algo de substancialmente diferente para constatar.

O mundo devido à sua constante evolução, adopta e aceita de uma forma muito mais rápida as inovações, as disrupções e consequentemente as mudanças acontecem cada vez mais a um ritmo maior.

Quem não se lembra de criar a sua primeira conta de e-mail, de como o acesso ao conhecimento se massificou através da utilização diária da internet e que possibilitou a milhões criarem os seus próprios negócios com um custo de entrada infinitamente menor, ou da evolução dos telefones móveis para smartphones com o lançamento do Iphone que revolucionou a indústria para sempre.

Posso também referir a forma como passamos a transferir os dados, facilitada pela tecnologia bluetooth ou de como toda a informação que uma pessoa gera e adquire numa semana nos dias de hoje é equivalente a toda a informação adquirida por uma pessoa que nasceu e viveu no século XVII.

Nada, mas mesmo nada, voltou a ser igual e tudo acontece de uma forma muito mais rápida.

Com a tecnologia Blockchain não será diferente e poderemos também olhar para a figura seguinte para a curva de Gartner tendo em conta a adopção e maturidade da tecnologia Blockchain e perceber que vivemos um tempo muito parecido à bolha DotCom.

Figura 1 – Curva de Gartner 2022, Blockchain & Web3

Como referi no meu artigo anterior, a tecnologia Blockchain é muitas vezes confundida com crypto, ou com Bitcoin, mas essa analogia não faz qualquer tipo de sentido.

De uma forma simples, a Bitcoin é a primeira e a mais conhecida criptomoeda, uma forma de pagamento ou uma reserva de valor, mas que interessa realmente estudar, debater ou iterar é a tecnologia que a suporta e que permite que o mercado possa operar de forma descentralizada, sem o controlo de uma autoridade central, com total transparência, segurança e integridade dos dados.

E é aqui que reside todo o meu interesse pessoal e a minha motivação visto que me sinto extasiado com as aplicabilidades e possibilidade infinitas que esta tecnologia trará para o “mundo real”, e no nosso caso, para o mercado imobiliário.

É inegável que a Blockchain aumentará a confiança, a credibilidade e a integridade sobre toda e qualquer informação e consequentemente do mercado.

Vejamos então como funcionaria este livro público e inalterável, alimentado de forma distribuída e descentralizada, por todo o ecossistema que compõe o mercado imobiliário(mediadores, agentes imobiliários, entidade financeiras e de crédito, advogados, solicitadores e notários, promotores imobiliários, cidadãos e instituições públicas e governamentais):

  1. Uma transacção ou registo é solicitado;
  2. Este pedido é transmitido por uma rede de computadores, que passaremos a chamar de nós de acesso á BD;
  3. Através de algoritmos, cada nó terá a capacidade de processar o(s) pedido(s) anterior(es);
  4. A solicitação pedida no ponto 1, que pode ser um contrato, um simples registo ou uma “moeda” é verificada pelas entidades que fazem parte do ecossistema e que acedem a este livro público através de cada um dos nós;
  5. Uma vez concluída a verificação, o livro de registo público(mais conhecido por base de dados descentralizada) é actualizado com um novo bloco, que contém todo este novo conjunto íntegro de dados;
  6. Este novo bloco é adicionado à Blockchain e não poderá ser nunca excluído ou alterado(a imutabilidade é a variável chave que será o catalisador da tão ambicionada transparência).

Como podemos facilmente concluir, este processo que acabei de descrever pode ter várias aplicações no mercado imobiliário e irá adicionar um nível de confiabilidade e credibilidade a quem prestar os seus serviços através desta tecnologia.

Ora vejamos.

O mercado imobiliário não está interligado de uma forma consistente e os processos de negócios de mediação imobiliária são considerados por todos os envolvidos processos extremamente ineficientes e opacos. Esta falta de transparência resulta na falta de confiança entre os diferentes públicos de relacionamento, pois muitos deles têm interesses conflitantes.

O processo atual de compra ou venda de um imóvel envolve uma ampla gama de diferentes atores que possuem diferentes funções e objetivos, tornando difícil garantir que todos os interesses estejam alinhados. Essas forças conflitantes tornam o processo de negócios muito ineficiente, caro e demorado.

Por não haver confiança entre as diferentes partes, o processo requer a autenticação de vários documentos, a assinatura de uma miríade de contratos que vêm com altas taxas legais, a validação da identidade de todos e a necessidade de monitorar de perto o pagamento da taxa de comissão, que em casos de litígio vêm com altos custos legais. Esses requisitos tornam-se ainda mais difíceis de superar porque a informação é armazenadas em silos públicos e privados(os CRMs dos mediadores ou SI dos diferentes stakeholders) que não comunicam efectivamente entre si. Este é um processo quase infinito de autenticação e validação da papelada de cada um. O processo é baseado em papel, o que significa que é difícil garantir a integridade dos dados em todo o processo ou ciclo de vida de uma transacção imobiliária.

Isto resulta num conjunto de desafios/problemas que o mercado terá de resolver no médio/longo prazo:

  1. Não existe uma forma simples e intuitiva de ter acesso a informação credível, segura e acessível em tempo real;
  2. O processo de validação de toda a documentação é opaco e ineficiente e feito de forma offline(baseado em papel);
  3. Qualquer processo de transacção imobiliária consome demasiado tempo e pior, não respeita o RGPD;
  4. Custos de transacção muito altos;
  5. Mercado muito pouco líquido e com barreiras enormes para investir;
  6. A grande maioria dos sistemas de informação ou software proprietários não comunicam entre si;
  7. Fraude.

Long story short.

A blockchain traz consigo um paradigma diferente e, acima de tudo, uma forma de desenvolver os negócios baeada na confiança, na imutabilidade, na transparência e na integridade da informação.

Sem querer entrar em mais pormenores técnicos que pouco interesse tem neste artigo, quero afirmar que a Blockchain é de facto uma tecnologia muito mais justa e democrática que tem como consequência directa a redução do risco de corrupção, lavagem de dinheiro ou de fraude através da garantia da imutabilidade e da transparência relativamente à informação gerada e partilhada.

O mundo começa agora a perceber o real impacto e mais-valia que esta tecnologia poderá trazer para a sociedade em geral e para os grandes desafios que nos desafiam e preocupam nos dias de hoje.

Pode ser aplicado ao registos médico de um paciente, à identidade de cada cidadão(nas suas mais variadas formas) criando um registo único do cidadão, ou simplesmente na colecta de impostos por parte dos Governos centrais. acreditem, as aplicabilidades são infinitas quando se percebe a tecnologia e a sua evolução.

No mercado imobiliário pode criar a tão desejada confiança entre todos os que compõem e que é tão complexo e competitivo, e um dos mais importantes para as economias nacionais.

Pode também actuar como o livro público de registos de propriedade, diminuir o tempo de uma qualquer transacção imobiliária(assinar contratos digitalmente, validar identidades, etc), reduzir risco de fraude, reduzir custos indirectos que existem numa transacção imobiliária, redução de taxas administrativas e, no final, trazer a tão ambicionada liquidez em tempo real para todos.

Embora ainda existam alguns desafios a serem resolvidos, posso afirmar que o progresso de algumas startups nos últimos anos parece ter sido impressionante, no entanto ainda irá demorar 2-3 anos até que seja possível escalar soluções tecnológicas baseadas em tecnologias distribuídas mas a mensagem para o ecossistema é clara.

A tecnologia Blockchain veio para ficar e terá uma palavra fundamental na forma como os processos de real estate serão moldados e redesenhados e abrirá a porta a uma série de formas de gerar valor que nunca antes foram possíveis.

Parece-me que o aconselhamento decorrente do conhecimento que os profissionais têm do terreno e que advém da experiência empírica e networking normais em qualquer mercado irão continuar a ser cruciais e nada disso será alterado.

No entanto a forma como o registo de propriedade foi pensado e executado, a forma como qualquer processo de transacção imobiliária (de venda, arrendamento, trespasse ou permuta) é realizado irá mudar radicalmente e beneficiará, uma vez mais e em primeira instância, quem já tiver automatizado e digitalizado todo o seu negócio.

Artigo original de Tiago Dias Founder & CEO Unlockit

Partilhe a sua opinião