08 de Março, 2023

Como utilizar o ChatGPT para Mediação Imobiliária?

Massimo Forte


Muito se tem escrito sobre o ChatGPT desde que foi apresentado ao público em Novembro de 2022.

Para quem não sabe, o ChatGPT é uma ferramenta com base em IA (inteligência artificial), que, através de um Bot, responde a questões criando uma narrativa de diálogo fluído, tal como se estivéssemos a falar com uma pessoa, neste caso, com uma enciclopédia!

Ao contrário de uma pesquisa Google, não se limita a apresentar resultados de pesquisa, constrói de facto uma narrativa com base nos critérios de procura e informação que lhe são disponibilizados que é apresentada num formato de discurso fácil de compreender e que torna a comunicação e criação de conteúdos muito mais rápida e simplificada.

É quase como ter num só programa um copywriter, uma assistente virtual, ou mesmo um diretor criativo.

Mas isso é a promessa, eu não acredito que seja assim tão fácil.

Porquê?

Porque acredito que sim, pode ser utilizado como ferramenta de apoio, mas não, não pode ser utilizado como substituto para alguém que pura e simplesmente não quer ter trabalho a pensar na sua comunicação, a pesquisar de forma estratégica, a pensar de forma crítica e por fim, a criar de forma personalizada para o seu público.

A primeira premissa que considero que tem de se ter em conta, é: o sentido crítico tem sempre de existir.

Isso implica construir uma narrativa prévia que pode ter o apoio do ChatGPT para agregar conteúdo e ideias úteis para inspirar, mas a criatividade e estrutura de quem sabe o que quer comunicar, com quem e com que objetivos, tem de estar lá. Caso contrário, a autenticidade deixa de fazer sentido, e a diferenciação, deixa de existir.

A segunda, é experimentar para saber como funciona e como pode adaptar para facilitar o seu trabalho!

Ver o ChatGPT como mais uma skill que se pode desenvolver para apoiar a forma como comunicamos, nunca será demais se tiver como objetivo aumentar de forma contínua a sua base de conhecimento e diferenciação, mas depender única e exclusivamente desta ferramenta é onde reside a tentação que pode levar a um erro estratégico de comunicação para quem desenvolva marcas com personalidade.

Mas a pergunta fica no ar, como utilizar o ChatGPT para melhorar a mediação imobiliária?

No blog do Inman, o Jimmy Burgess, CEO da Berkshire Hathaway Florida, escreve sobre pelo menos 23 formas de como um agente imobiliário pode usar o ChatGPT a seu favor em 3 áreas: social media, construção de listagens de imóveis e campanhas de marketing.

Sem o ChatGPT, e porque respeito o conteúdo e fonte da informação, inspirei-me neste artigo para vos dar a minha visão resumida.

1. Criar Posts

Uma das grandes desculpas para não seguir uma estratégia de continuidade nas redes sociais é não ter conteúdo. Experimente colocar no ChatGPT: “10 posts para Instagram para um Agente na zona de Campo de Ourique em Lisboa”; ou pode colocar a mesma questão trocando a rede social para o Facebook, isto porque, embora ambas sejam detidas pela mesma empresa, a forma de comunicar numa rede e noutra são distintas.

2. Personalizar

Depois de obter resultados, é só uma questão de avaliar com sentido crítico e personalizar, ou pode mesmo pedir ao ChatGPT para adaptar o tamanho do texto, o tom e imediatamente, será feito, o importante é definir previamente o objetivo e ir construindo o caminho com a ajuda da tecnologia.

3. Adaptar para várias redes, por exemplo, encurtando conteúdo do Instagram para Reels, TikTok, ou YouTube Short

Pode fazer o mesmo para outras redes como o TikTok ou LinkedIn, o limite estará mesmo na sua capacidade de colocar questões e ir afunilado, inclusive, pode definir o número de caracteres, o estilo, o tom, ou mesmo o formato da mensagem procurando para além de textos, vídeos que possam apoiar a narrativa ou expressar de forma mais direta a ideia que quer passar chegando mesmo a ser possível criar scripts com o apoio do ChatGPT e encurtar conteúdo por exemplo do Instagram para Reel, TikTok, ou YouTube Short.

A única coisa que depois terá de perceber, é como fazer da informação que tem um conteúdo que tenha o seu cunho.

4. Construir listagens de imóveis

“ChatGPT, constrói um texto para promover o meu imóvel em Évora”.

O processo de escrever um texto que descreva o imóvel, o lugar, o sonho, o tom e estilo de target que se quer contactar e sempre tendo em atenção que terá de cumprir os requisitos para se destacar, é um desafio para muitos agentes. Mas se introduzir o local, as características, o tom, o target, os benefícios, pode a partir daí receber a informação resumida e depois desenvolver com o que sabe sobre o imóvel que o ChatGPT nunca saberá.

Pode inclusive usar a mesma tecnologia para refazer o texto que já criou ou para sugerir imagens complementares para fazer uma atualização das suas listagens online seja no seu site, nos portais, junto da sua base de dados através de e-mail marketing ou comunidades de WhatsApp, ou ainda claro, nas várias redes sociais. Não se esqueça de adaptar para cada meio descrevendo ao ChatGPT qual quer utilizar, por exemplo: “ChatGPT, escreve um guião para criar um vídeo do meu imóvel no TikTok com as seguintes características…”. Pode ser surpreendido pelas sugestões, mas relembro que o seu cunho, a sua visão crítica, nunca pode deixar de existir.

5. Inspirar-se noutras ideias para saber como promover melhor o seu imóvel

Uma excelente forma para se inspirar é ver o que já foi feito. A ideia não é copiar, mas aprender como os outros fazem para adaptar ou criar de raiz ideias de marketing que se devem transformar num plano com base numa inspiração e sentido crítico que nasce da pesquisa e da sua intervenção. O ChatGPT pode ajudar nesta pesquisa de forma assertiva, pergunte-lhe por exemplo, “ChatGPT, dá-me 20 formas possíveis de promoção de imóveis” ou, “ChatGPT, escreve uma descrição de convite para uma Open House para um flyer”, a vantagem que pode obter é deixar o programa fazer todo o trabalho árduo de avaliação e curadoria de informação para ter o que interessa em segundos e a partir daí decidir o que vai fazer com a informação.

6. Criar conteúdo específico

Por exemplo, o YouTube é uma excelente rede para o ajudar a promover o seu serviço, trabalho, os seus imóveis, enfim, a sua proposta de valor. Mas os clientes não se interessam numa primeira fase por quem é, mas sim, por o que tem para oferecer para tornar as suas vidas melhores ou mais interessantes. Por exemplo, se é agente em Arroios, pode pedir ao ChatGPT conteúdo relacionado com o estilo de vida da zona, as tendências ou mesmo os temas quentes relacionados com a habitação: “ChatGPT, escreve-me um script para um vídeo com as 5 principais razões para viver em Arroios”; “ChatGPT, escreve-me um texto para o blog (ou um script de vídeo) com as 10 razões porque agora é o momento ideal para vender a minha casa”; “ChatGPT, escreve-me post para Instagram com as 5 principais ações para evitar o impacto da subida da Euribor”.

As possibilidades são infinitas e o conteúdo só precisa de ser altamente relevante. Com a sua criatividade e o ChatGPT, pode rapidamente captar todo o conteúdo necessário em forma de diálogo para depois adaptar conteúdo relevante para o tom da sua marca e para os seus clientes, e assim, pode ter de facto um assistente para o ajudar a comunicar sem pressão, de uma forma mais fácil e principalmente mais consistente para que as pessoas ganhem o hábito de o ler, visualizar ou ouvir para estarem a par do que é necessário saber sobre o que a sua marca se propõe a dar.

Experimente.

Afinal, já está disponível desde o ano passado e cabe-lhe a si decidir o que vai fazer com o conhecimento sobre esta tecnologia que o pode ajudar a ser mais eficiente e produtivo para libertar espaço para o mais importante para o seu negócio, prospeção, acompanhamento e seguimento.

Artigo escrito sem ChatGPT por Massimo Forte

Comentários (3)

Massimo Forte

14 de Março, 2023

Obrigado Ana Lima! O importante é mesmo poder contribuir para elevar o imobiliário!

Ana Lima

14 de Março, 2023

Estudo marketing digital já algum tempo e não tenho duvidas que o Chatgpt vem abanar o Google. Adorei este artigo, sobretudo sem AI. Cheio de dicas maravilhosas. Obrigada Mestre. Ana Lima

Josué

12 de Março, 2023

Como sempre na vanguarda!!!!

Partilhe a sua opinião