22 de Março, 2023

Escolha quem vai e como vai liderar em 2023

Massimo Forte

Como está a moral das vossas equipas?

Estão receosos com a possível mudança de mercado?

Quem na vossa equipa já viveu a experiência de fazer negócio numa fase de mercado diferente da dos últimos 10 anos?

Depois de ler um artigo no Inman da Katherine Mechling percebi que era importante partilhar que num mercado em mudança é preciso saber:

– Como e principalmente, quem liderar em 2023.

Primeiro, conhecer bem a sua equipa é essencial. Nesta altura, e tal como você, terá muitos elementos da sua equipa que começam a ficar nervosos simplesmente porque não sabem o que esperar, o que fazer e como fazer. Para ter a certeza de que vão continuar a garantir resultados perante um mercado que se prevê que sofra uma mudança já este ano, e que poderá ser o maior desafio de muitos agentes que estão neste negócio há menos de pelo menos 8 anos, é essencial conhecer e comunicar bem com a sua equipa.

Se souber o que, com quem e como comunicar, se souber guiar na direção certa e se souber alimentar o foco no objetivo de longo prazo, conseguirá mostrar-lhes que o mercado que aí vem, não é uma desgraça, é sim uma oportunidade para fazer brilhar quem está verdadeiramente dedicado a ser um agente imobiliário profissional.

2023 vem cheio de desafios que poderão ser incríveis para os verdadeiros profissionais de mediação imobiliária que, com as skills e mindset certos, podem ter a oportunidade de fazer crescer o seu negócio fortalecendo indubitavelmente as suas capacidades e relações.

Foco no longo prazo

O objetivo é manter os seus agentes focados no longo prazo, porque se há uma constante no mercado imobiliário, é a mudança. Se os mantiver motivados, focados e resilientes durante os períodos de abrandamento, serão garantidamente os primeiros a colher frutos do seu trabalho quando o mercado retomar.

90% dos resultados vão ser produzidos por 10% dos seus agentes

O objetivo é perceber quem são estes agentes, ou quem da sua equipa tem o mindset certo para ser. Com o foco certo no desenvolver conhecimento, desenvolver relações e aplicar o sistema de forma consistente, estes agentes estarão no grupo dos 10% dos agentes que fornece uma qualidade inegável de serviço, que os restantes 90% não faz.

Diga adeus aos agentes em part-time sem ressentimentos

Quando o mercado arrefece, é natural que os agentes em part-time que não querem assumir a tempo inteiro esta área no espaço de 3 meses investindo em formação e treino comecem a desistir deste negócio. E não há problema nenhum nisso, deixe-os ir, vai precisar de poucas pessoas altamente treinadas e focadas no cliente para gerar resultados, e não de muitas pessoas que apenas fazem negócios ocasionais e podem até prejudicar nesta fase por falta de motivação ou skills.

Equipe os seus agentes com formação e dados

Os consumidores estão a ser inundados com informação sobre o mercado da habitação, informação que por vezes é negativa e leva ao pânico, ou pior, à não decisão. Este desafio representa uma oportunidade para quem souber captar, interpretar e comunicar dados de mercado específicos que possam desmistificar medos e servir de apoio à decisão porque o mercado não vai parar, apenas se ajusta e é necessário criar a autoridade necessária para gerar confiança e saber como lidar bem com as objeções que surgirão naturalmente num mercado em mudança. Saber consultar bases de dados, saber cruzar esses dados com os dados locais e do terreno será crucial para explicar as mudanças e sem receio de responder a perguntas difíceis sobre preços e procura.

Liderar e motivar pelo exemplo

Quem hoje é agente de sucesso e já viveu períodos difíceis? Mostrar que longas carreiras podem começar a ser construídas em mercados mais conturbados, pode ser inspirador para as equipas mais recentes e para elevar o setor como um todo. Se lhes mostrar que a dedicação e vontade de ajudar pessoas diariamente e de forma estruturada, acaba por produzir resultados não a curto, mas a longo prazo, estará a mostrar como se constroem as fundações de pessoas de sucesso neste negócio.

Artigo original de Massimo Forte para Brainsre aqui

Partilhe a sua opinião