03 de Julho, 2019

GERAÇÃO DE LEADS – 7 ATITUDES ESSENCIAIS PARA SER BEM-SUCEDIDO

Massimo Forte

 

Num momento em que o mercado imobiliário português começa a dar um claro sinal de reajustamento, ou seja, de uma ligeira descida e estabilização do valor dos imóveis, bem como, de um aumento do tempo de absorção dos mesmos, pode pensar que a prospeção não será o foco vital do seu negócio pelo facto de que, tendencialmente, os clientes proprietários sentirão uma maior necessidade de recorrer (novamente) ao setor da mediação imobiliária para conseguir vender o seu imóvel seguindo os mesmos pressupostos do período anterior a este.

Não se iluda, pois mesmo que o mercado mude, a prospeção será sempre considerada inevitável pois é e será sempre a base desta atividade. É importante que mantenha uma atitude de prospeção ativa, por isso, gostaria de ajudá-lo partilhando o método que defendo como adequado para gerar mais leads, ou seja, mais contactos de pessoas que pretendem vender o seu imóvel.

Na minha mais recente viagem aos Estados Unidos, o mercado mais evoluído do mundo neste setor, tive a oportunidade de falar com vários agentes e assistir a várias formações que me permitiram analisar conteúdos essenciais e relevantes para partilhar sobre o que será um bom sistema de geração de leads:

 

  1. RITMO | Para conseguir gerar contactos terá de definir um objetivo. Este deve ser traduzido em números (faturação) e no já conhecido funil de vendas (número de angariações, que nos levará ao número de contactos por dia, e que por sua vez, se traduzirá no número de ações diárias necessárias para cumprir o objetivo). Um dos fatores chave de sucesso para geração de leads, será o ritmo do seu sistema (ações diárias), tal como num ginásio quando faz séries de exercícios, os seus resultados serão o espelho do seu esforço e ritmo. Alguns exemplos práticos que se devem adaptar consoante a sua estratégia de posicionamento:
    1. 25 emails para pessoas que pretendem vender;
    2. 25 chamadas relacionais;
    3. Envio de 5 notas pessoais de agradecimento;
    4. 10 posts (incluir histórias e vídeos) nas redes sociais e grupos;
    5. 1 porta-a-porta mínimo.

 

  1. CONSISTÊNCIA, MAS NÃO SÓ | Quando se fala de geração de leads a consistência é tudo. É fundamental que repita as ações definidas durante várias semanas e caso os resultados não apareçam, deve apenas mudar a forma como efetua as suas ações. Esta avaliação e tomada de decisão, só será possível se houver um sistema claro de medição das suas ações. Mas a consistência não chega, para o seu sistema funcionar terá de persistir, terá de fazer um follow up constante, ou seja, falar com o mesmo contacto esgotando todas as oportunidades até ao limite e lembre-se, quando persiste, a sua mensagem terá de ser sempre relevante para o potencial cliente, ou seja, deverá conter valor para este. Um sistema de geração de leads deve ser por isso, consistente, mas acima de tudo, persistente e relevante.

 

  1. MEDIR, MEDIR E MEDIR | Como referi no ponto anterior, o seu sistema de geração de leads tem de ser sempre mensurável, para que consiga tomar decisões, para que consiga perceber se deve alterá-lo ou se deve persistir e continuar. É fundamental perceber se o sistema é viável, ou se preferir, sustentável e proveitoso. Para isso cada ação deverá ter como foco um ROI ou Return on Investment e lembre-se, na medição não poderá apenas medir o material utilizado, mas também, o tempo despendido.

 

  1. CONTEÚDO RELEVANTE NÃO PARA SI, MAS PARA O SEU CLIENTE | Pense: como conseguirá atrair clientes vendedores para que estes confiem em si, para que o queiram ouvir, ou quem sabe, até abrir a porta do seu imóvel para ser angariado. No fundo, o que se pretende é que o mercado o veja como um expert da zona onde atua. Aqui ficam algumas ideias:
  • Dar, sempre que possível e de forma regular, estudos de mercado da sua zona;
  • Sempre que possível, entregar um parecer sobre valor de um determinado imóvel;
  • Informar a sua rede de contactos, sempre que se vende uma casa na zona de atuação, pro-atividade, transparência, confiança;
  • Dar informação sobre o estilo de vida da zona onde atua, fale sobre tendências e novidades da zona que possam vir a impactar a vida dos seus clientes.

 

  1. TORNE-SE O ESPECIALISTA DA SUA ZONA | Sobre tudo o que foi escrito, o grande objetivo é o de se tornar o especialista da zona onde opera, mesmo quando já se assume como tal, deve colocar a si próprio as seguintes questões:
  • Tem uma presença memorável para as pessoas que frequentam a sua zona?
  • Contribui com algo para a comunidade da própria zona?
  • Consegue dar opiniões seguras, válidas e rápidas sobre o mercado?
  • Faz o seu trabalho de pesquisa para conseguir obter a informação verídica que necessita?

 

  1. DOMINE A COMUNICAÇÃO | A comunicação pode ser feita de diferentes formas vai depender sempre do seu interlocutor:
  • Mensagem de texto – terá de ser direta, rápida e simples;
  • Mensagens escritas à mão – letra legível, bilhetes colocados em lugares acessíveis;
  • Redes Sociais – Agendamentos semanais de conteúdo;
  • Chamadas telefónicas – crie rapport, não venda, importe-se com eles

 

  1. O QUE NÃO DEVE FAZER | Para terminar e na minha opinião, o que não deverá fazer:
  • Não trabalhe em demasia, pode ficar esgotado e perder a paciência, vai precisar dela;
  • Não responda de imediato a todos os emails, agende a suas ações de resposta;
  • Não perca o foco, evite o multitasking;
  • Não mude de ação de forma constante, dê tempo ao tempo, altere a forma e meça sempre antes de tomar decisões.

Faça chuva ou faça sol, estas são as 7 atitudes que considero essenciais para ser bem-sucedido na geração de Leads. O mercado esta na rua e está à sua espera e… não se esqueça, este negócio, é de Pessoas para Pessoas.

 

Artigo publicado na Revista DoIt!

Comentários (6)

Massimo Forte

11 de Julho, 2019

Obrigada Ana Paula! Cumprimentos, Massimo

Ana Paula Moura

05 de Julho, 2019

Muito obrigada Máximo pelo seu contributo. É de louvar esta sua atitude de aconselhamento. Muito obrigada.

Massimo Forte

03 de Julho, 2019

Olá Henrique, muito obrigado pelo seu comentário. Cumprimentos, Massimo

Massimo Forte

03 de Julho, 2019

Olá Rosa, muito obrigado pelo seu comentário. Cumprimentos, Massimo

Rosa O dete Vitoriadas Virtudes

03 de Julho, 2019

Obrigado pelo seu contributo na nosso trabalho .Bem Haja

Enrique

03 de Julho, 2019

Em resumo, práticas simples, repetidas diariamente, de forma disciplinada.

Partilhe a sua opinião