15 de Março, 2022

Não basta saber, é preciso saber transmitir

Massimo Forte

Na minha área de formação (como em muitas outras mais), a transmissão de conhecimento é fundamental para o desenvolvimento de qualquer pessoa ou equipa, por isso, e com a recente tendência de aumento do online e social learning, é com alguma naturalidade que tenho vindo a assistir à proliferação de pessoas que pretendem transmitir o seu conhecimento a outros.

Mas não basta querer transmitir a sua experiência ou conhecimento. Primeiro, é preciso saber se sabe, e segundo, é preciso saber como transmitir.

A formação é e deve ser sempre um ato de humildade, deve igualmente ter como base a entrega de conhecimento comprovado a outrem com o objetivo de melhoria contínua de ambos através de feedback e formação contínua, e para que isso aconteça, tem que existir compromisso, abertura, respeito e compreensão do outro.

Existem muitas pessoas que passam conhecimento sem terem passado pela experiência, não será de facto muito fácil transmitir conhecimento se não se viveu o que se está a tentar explicar, embora seja possível, na minha opinião, nunca será genuíno e completo e em alguns casos, pode pôr em causa a capacidade transformadora da formação, no sentido em que a formação só é realmente bem-sucedida quando é transformadora.

Também existem outras pessoas que têm muita experiência, contudo, têm muita dificuldade em comunicar e passar o seu conhecimento o que em formação é fundamental!

Quem quiser ser realmente bem-sucedido na eficaz passagem do seu conhecimento e experiência tem de saber como transmitir, ou seja, tem de se formar e também treinar todo o seu conteúdo, a sua comunicação e a sua forma.

Os cursos de Formação para Formadores, e os bons cursos de Pnl – Programação Neurolinguística, bem como os bons cursos de comunicação, poderão ajudar não só quem tem dificuldade em comunicar, mas também quem acha que sabe comunicar, mas pretende continuar a evoluir.

Mas saber transmitir, não é apenas saber comunicar.

Para as pessoas que têm conhecimento experimental e possuem boas competências de comunicação, há um ponto muito importante e talvez o mais importante de todos que deveria ser trabalhado desde o primeiro momento de tomada de decisão de partilha de conhecimento com outrem, estou a falar de saber comunicar com ética e educação.

Como disse, passar conhecimento a outra pessoa não é apenas passar técnica, para que essa pessoa se transforme num profissional excecional, será necessário que lhe sejam passados valores éticos da sua atividade e eventualmente, como deve agir e saber estar em qualquer situação, com qualquer pessoa demonstrando respeito e educação. Muitas vezes este último ponto é de facto necessário passar e muitas pessoas, infelizmente, não se apercebem o quanto até serem confrontadas com informação e regras de empatia e etiqueta que passam por vezes despercebidas, e que podem ser cruciais num primeiro contacto ou fecho de um negócio.

Inconscientemente, quando transmitimos conhecimento a alguém, os nossos valores e a nossa educação acompanham essa passagem, se o outro lado não tiver filtros, é só no momento da aplicabilidade com o cliente ou parceiro (seja ele interno ou externo) que irá verificar a eficácia e aplicabilidade da formação que recebeu e perceber se continua um profissional amador, ou um profissional que está a evoluir para um profissional de excelência.

Lembre-se, não basta saber, é preciso saber transmitir e comunicar em qualquer situação e tudo começa nos valores e na conduta, ou seja, na ética e na educação.

Partilhe a sua opinião