13 de Maio, 2015

O QUE ESTÁ POR DE TRÁS DE UMA FOTOGRAFIA?

Massimo Forte

A sociedade de hoje é profundamente visual, onde a fotografia se tornou num forte veículo de comunicação.

Neste artigo tentarei expôr as melhores práticas para que a fotografia, quando aliada a uma estratégia de marketing pessoal, possa garantir o seu objectivo de maior e melhor visibilidade pessoal, o que irá resultar na melhoria da sua performance de promoção profissional.

As redes sociais dominam, e os seus utilizadores, na generalidade, tendem a usá-las como veículos prioritários de marketing pessoal. Mas como pode garantir que as está a usar da melhor forma possível para maximizar a sua promoção, o seu marketing pessoal?

Primeiro, uma boa estratégia de marketing pessoal deverá valorizar-nos como profissional, demonstrando ao nosso público-alvo todas as razões pelas quais nos destacamos e devemos ser escolhidos, tais como: profissionalismo; honestidade; sagacidade; responsabilidade; conhecimento técnico; congruência, e muito importante, os resultados. Demonstrar que alcançamos os objectivos a que nos propomos é por isso factor-chave de sucesso para determinar o sucesso da nossa estratégia de comunicação que passa por gerar contactos de interessados pela nossa actividade, e por conseguinte, aumentar a nossa carteira de clientes.

Segundo, nunca nos devemos esquecer que os resultados de um bom profissional, advêm do trabalho e reconhecimento de uma forma de estar no mercado que se destaca pela positiva, mostrando e demonstrando ter uma personalidade bem estruturada, equilibrada e coerente, assim, procure dar a conhecer a pessoa que está por detrás do profissional, garantindo que o seu público-alvo se identificará consigo.

A fotografia é uma ferramenta poderosa através da qual poderá partilhar situações marcantes da sua vida, normalmente transversais ao percurso de vida de todo o ser humano, como por exemplo o aniversário de um filho, ou uma situação familiar onde demonstra a sua vida familiar, o seu projecto pessoal e umas das bases do seu sucesso. Devemos evitar partilhar fotografias que deixem transparecer em demasia imagens de um estilo de vida material, ou seja, que mostrem o que possuí, as viagens que faz, onde almoça, o que janta, pois, dependendo do seu público-alvo, poderá ser visto como ostensivo e por isso, ofensivo.

Procure antes proximidade e identificação com o seu público-alvo, mostre o seu percurso profissional e pessoal, se as suas publicações forem genuínas, mesmo que a qualidade da sua fotografia pessoal não seja, a mensagem será sempre positiva. No entanto, não deve descurar a qualidade da fotografia nas suas publicações, especialmente, se forem comunicações da sua área profissional que devem sempre primar pelo profissionalismo e objectividade e não se esqueça, as fotografias que partilha terão sempre um target que avalia o seu marketing pessoal através de feedback positivo ou negativo com likes, tweets ou comentários directos à sua publicação, por isso, seja estratégico e destaque-se sempre pela positiva!

Este artigo foi escrito pelo Pedro Pereira da Silva  (P2S Estúdio)

Partilhe a sua opinião


Massimo Forte
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.