29 de Novembro, 2023

O Segmento Não Habitacional do Imobiliário

Massimo Forte

“Ao caminhar pelas ruas mais movimentadas das cidades, percebemos como o mercado imobiliário molda não apenas os negócios, mas também a própria essência de uma localidade.”

O segmento imobiliário não habitacional é muitas vezes negligenciado pelas redes imobiliárias em Portugal. 

As maiores redes imobiliárias trabalham o ramo habitacional e existem vários motivos para isso, entendendo-se o porquê:

 – há mais produto a ser trabalhado;

 – é um mercado mais rápido e que mostra resultados no imediato, o que significa retorno sobre o investimento também mais rápido;

 – a procura do comércio pelos centros comerciais deixou muitos espaços nas ruas, sendo complexa a sua comercialização.

Neste momento o mercado não habitacional vê-se muito debilitado de profissionais que o queiram e o saibam trabalhar e ao mesmo tempo o saibam promover.

Há vários fatores a ter em conta com um proprietário do ramo comercial, a expectativa do tempo de venda do imóvel e o plano de marketing a ter em atenção ao mesmo.

Da parte do comprador/arrendatário a argumentação e o posicionamento da marca naquele local, deve ter em vista o propósito do cliente comprador/arrendatário e não porque o consultor tem a angariação.

Com isto quero dizer, o mercado imobiliário está muito voltado para a angariação.

Ora, se eu tenho uma loja/armazém angariado, eu vou mostrar todas as mais valias daquele imóvel e muitas vezes são esquecidas as preocupações e motivações do cliente comprador/arrendatário.

É por isto que um dos focos na Connection Real Estate é o Procurement de ativos, pois a nossa preocupação não é só o de escoar os ativos que temos em carteira, mas sim procurar a localização ideal para a marca com que estamos a trabalhar.

É aqui que acredito que esteja a virada de chave do mercado não habitacional.

Fazer uma excelente promoção imobiliária dos ativos em carteira e por outro lado um acompanhamento especializado nas necessidades do comprador/arrendatário.

Comecei este artigo com a frase “Ao caminhar pelas ruas mais movimentadas das cidades, percebemos como o mercado imobiliário molda não apenas os negócios, mas também a própria essência de uma localidade.” pois acredito que as Autarquias também deve estar atentas e envolvidas com o mercado não habitacional, de forma a atrair não só marcas e empreendedores mas também população para as ruas da cidade e deixar as localizações mais atrativas e interessantes.

Todos ganham, a Autarquia, as Marcas, os Munícipes e Visitantes!

É fascinante observar como o mercado imobiliário é um agente de mudança continua. Áreas que foram centros de indústria pesada agora são polos de inovação e tecnologia. A capacidade de transformar e adaptar os espaços para responder à evolução é incrível.

O mercado não habitacional não é apenas sobre vendas de espaços comerciais. Ele está intimamente ligado à integração com a Comunidade. Este mercado desempenha um papel crucial na maneira como a comunidade se desenvolve ou se retrai.

O impacto social e cultural do mercado imobiliário não residencial tem o poder de influenciar a dinâmica social e cultural de uma cidade ou região. Um espaço abandonado poder ser transformado num centro artístico, num ginásio ou num complexo comercial. Só esta mudança, revitaliza a zona bem como cria empregos locais.

O covid-19 veio trazer ao de cima muitos negócios online, é verdade. No entanto trouxe outra questão, que foi o problema de transportes internacionais, o que fez a crescente procura por armazéns logísticos e espaços de armazenagem, dos mais pequenos aos industriais!

Por outro lado, o teletrabalho trouxe a possibilidade de criação de espaços de coworking e pequenos escritórios de norte a sul do país, incluindo zonas de baixa densidade populacional. Zonas que raramente são olhadas para investir, mas que tem vários incentivos de fundos europeus o que muitas vezes os investidores não conhecem e deixam de os aproveitar. A Connection Real Estate tem parceiros especializados em candidaturas a incentivos e isso é sem dúvida um diferencial no acompanhamento ao investidor ou à marca.

Há ainda uma crescente procura de investidores para o ramo não habitacional, o que oferece ao investidor, contratos de longa duração e normalmente Yields mais altas do que no ramo habitacional em zonas Premium.

A Connection Real Estate tem esta visão do mercado, fazer o acompanhamento das marcas e estar ao lado na procura da localização ideal para o cliente.

Gostamos de olhar para este mercado como um todo, desde empresários a autarquias, mas também como área importante na economia e no meio social.

Artigo de Teresa Almeida CEO Connection Real Estate

Partilhe a sua opinião