20 de Agosto, 2014

PNL, o que é isso?

Massimo Forte

PNL, o que é isso?

Talvez que um dos grandes problemas das pessoas (das organizações e da comunidade) é ficarem aprisionadas naquilo que em PNL chamamos o seu “modelo do mundo”, quer dizer, adotar inconscientemente uma única perspetiva de si e do mundo. O grave é que nem sequer têm consciência disso.

A Programação NeuroLinguística (PNL) que surgiu no Palo Alto nos anos 70, fruto da investigação de figuras fora do vulgar na altura, sob a inspiração dos insubmissos Bandler, Grinder e Pucelik, sistematizada e desenvolvida por figuras tais como o próprio Grinder, Dilts, Andreas, James e todo um cortejo inominável de génios, tem como fim a tomada de consciência do piloto automático que faz de nós máquinas de repetição. Estes últimos deram continuidade à investigação de figuras mundiais que saem fora do esquema denominadas popularmente como pessoas de “sucesso”, e desenvolveram o que os fundadores da PNL criaram entre 1970 e 1980.

Foi assim que cresceu uma epistemologia, método e ferramentas altamente práticas para nos compreendermos a nós mesmos, o nosso funcionamento e as estruturas de como podemos atingir o que desejamos desde que os objetivos se enquadrem ecologicamente no que somos como pessoa total, em harmonia com os contextos em que nos movemos e no quadro maior da realização dos nossos significados de vida.

Quer dizer, a PNL não é simplesmente um conjunto de técnicas para realizar objetivos popularmente denominados de excelência. É, na verdade, abrir o caminho para a multiplicidade de perspetivas, inovação, fluir sem esforço na obtenção e realização de novos caminhos que permitam um maior grau de satisfação íntima e auto realização integrada no crescimento contínuo dos contextos em que nos movemos.

Na prática da PNL tomamos consciência da estrutura do pensamento, como influenciamos os nossos estados sensoriais, o papel da fisiologia, o poder das crenças, o significado dos valores, o impacto das emoções, etc. Com o conhecimento destas estruturas e uso das técnicas correspondentes podemos, finalmente, começar a ter um pouco de maior controlo sob a nossa existência como seres livres e adaptar, readaptar ou radicalmente encetar um novo caminho de vida.

José Figueira

Master practitioner, coach, terapeuta e trainer de PNL consultor e trainer do Panorama Social

Partilhe a sua opinião


Massimo Forte
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.