20 de Agosto, 2014

PNL, o que é isso?

Massimo Forte

PNL, o que é isso?

Talvez que um dos grandes problemas das pessoas (das organizações e da comunidade) é ficarem aprisionadas naquilo que em PNL chamamos o seu “modelo do mundo”, quer dizer, adotar inconscientemente uma única perspetiva de si e do mundo. O grave é que nem sequer têm consciência disso.

A Programação NeuroLinguística (PNL) que surgiu no Palo Alto nos anos 70, fruto da investigação de figuras fora do vulgar na altura, sob a inspiração dos insubmissos Bandler, Grinder e Pucelik, sistematizada e desenvolvida por figuras tais como o próprio Grinder, Dilts, Andreas, James e todo um cortejo inominável de génios, tem como fim a tomada de consciência do piloto automático que faz de nós máquinas de repetição. Estes últimos deram continuidade à investigação de figuras mundiais que saem fora do esquema denominadas popularmente como pessoas de “sucesso”, e desenvolveram o que os fundadores da PNL criaram entre 1970 e 1980.

Foi assim que cresceu uma epistemologia, método e ferramentas altamente práticas para nos compreendermos a nós mesmos, o nosso funcionamento e as estruturas de como podemos atingir o que desejamos desde que os objetivos se enquadrem ecologicamente no que somos como pessoa total, em harmonia com os contextos em que nos movemos e no quadro maior da realização dos nossos significados de vida.

Quer dizer, a PNL não é simplesmente um conjunto de técnicas para realizar objetivos popularmente denominados de excelência. É, na verdade, abrir o caminho para a multiplicidade de perspetivas, inovação, fluir sem esforço na obtenção e realização de novos caminhos que permitam um maior grau de satisfação íntima e auto realização integrada no crescimento contínuo dos contextos em que nos movemos.

Na prática da PNL tomamos consciência da estrutura do pensamento, como influenciamos os nossos estados sensoriais, o papel da fisiologia, o poder das crenças, o significado dos valores, o impacto das emoções, etc. Com o conhecimento destas estruturas e uso das técnicas correspondentes podemos, finalmente, começar a ter um pouco de maior controlo sob a nossa existência como seres livres e adaptar, readaptar ou radicalmente encetar um novo caminho de vida.

José Figueira

Master practitioner, coach, terapeuta e trainer de PNL consultor e trainer do Panorama Social

Partilhe a sua opinião