13 de Abril, 2022

Quer copiar ou quer realmente ser diferenciador?

Massimo Forte

Partilho convosco o meu último artigo para o blog da NODALVIEW.

Pense, existem mais de 40 mil agentes imobiliários em Portugal e cada um destes profissionais tem algo diferente de si.

Alguns ainda têm a sua marca pessoal, sabem usar a comunicação a seu favor e sabem também como agir através de ações concretas.

Por isso, se quer realmente destacar-se sem cair na tentação de imitação de casos de sucesso que podem não encaixar-se no seu propósito, na sua personalidade e até no seu target natural, pare e pense bem no que tem para oferecer e como pode ajudar através de respostas e soluções que valorizem a vida de pessoas que interagem com pessoas no imobiliário:

  • Defina a sua missão
  • Saiba como e onde deve estar e comunicar
  • Saiba como gerar imagens poderosas na mente do seu cliente
  • Uma história vende mais que quatro paredes
  • Tudo o que não é planeado torna-se urgente

1. Defina a sua missão

Comece sempre pelo porquê diria Simon Sinek. As melhores empresas, projetos, equipas ou mesmo agentes são aqueles que têm uma missão bem definida e que tem como grande objetivo a solução de um problema, de uma carência que existe no mercado em que se propõe operar. Defina bem a razão e objeto do seu projeto, analise o seu contexto, ou seja, o mercado onde vai atuar, descubra o que falta e com o que pode contribuir. A partir do momento que define o que pretende solucionar num determinado mercado e para as suas pessoas, então toda a sua estratégia e comunicação terão um sentido, uma razão de ser, um alinhamento, uma identidade única.

2. Saiba como e onde deve estar e comunicar

Agora que já sabe o que pretende fazer para acrescentar valor, é a hora para o comunicar. Deverá fazê-lo escolhendo diferentes formatos e canais que sabe que serão ideais para chegar ao seu público-alvo. Por exemplo, se o seu cliente é estrangeiro, esteja onde esse cliente está, perceba como ele vive, procure onde ele poderá procurar: sites especializados em golden visa, residentes não habituais, etc. A ida a feiras internacionais (se tiver algo para oferecer ou se estiver bem preparado para um networking bom para todas as partes) será sempre um bom investimento.

3. Saiba como gerar imagens poderosas na mente do seu cliente

A base do marketing de conteúdo é a informação relevante e útil para o seu público. Pense como será cada tipo de pessoa dentro do seu público, pense nas suas necessidades, onde poderão sentir dificuldades na compra ou venda de imóveis, onde poderão ter mais dúvidas, a ideia não é falar de si, é falar de o que tem para oferecer como solução ao seu potencial cliente, é saber antecipar o que ele pode crer com uma resposta sólida.

Há muita tendência para comunicar produto, ou seja, fotos de imóveis, vídeos, características, mas isso muitas vezes vem depois e não antes, pense nos benefícios, envolva o cliente numa narrativa, capte a sua atenção com mensagens e sobretudo imagens poderosas: transforme o seu produto em artigos de opinião, dicas sobre obras, conselhos sobre o processo de venda, informação sobre a transação, explicações fáceis de como deve visitar um imóvel para estar atento aos pormenores que fazem a diferença, como ser mais hábil numa negociação, entre outros temas que há para explorar.

Apoie-se em imagens poderosas através de fotos com qualidade, seja criativo e realize uma visita virtual dando exemplos práticos do que pode fazer no imóvel, faça o seu cliente sonhar e torne os seus vídeos em autênticas viagens de conteúdo relevante e imagens poderosas que vão ajudar a mente do seu cliente a visualizar como pode ser a sua vida naquela casa.

4. Uma história vende mais que quatro paredes

Não há melhor que uma história verdadeira e bem contada, afinal, o nosso cérebro adora histórias! Mas atenção, a autenticidade é o fulcro do marketing de conteúdo e por isso habitue-se a contar histórias (verdadeiras) sobre casas, vendas, angariações, testemunhos, realização de sonhos, pessoas. Utilize imagens para ajudar a materializar e vai conseguir criar empatia mesmo com cérebros de clientes mais fechados.Utilize sempre que possível metáforas e analogias, enriquecem qualquer história, termine sempre com uma conclusão direcionada para uma ação ou conselho prático. Procurar formação ou serviços profissionais de copywrite pode ser um bom compromiso, afinal, saber como escrever bem é também uma profissão.

5. Tudo o que não é planeado torna-se urgente

Para que isto funcione, vai ter de ser consistente nas suas estratégias e comunicação, ter um plano, faz todo o sentido. Depois de definir a sua linha orientadora, público-alvo, conteúdo e forma, deverá planear as suas ações. Organize numa agenda (seja em que formato) e faça porque afinal, o princípio do planeamento é a ação. No final de cada ação, meça. Sabendo tudo sobre os seus resultados pode continuar a melhorar, e principalmente, pode continuar a investir em destacar-se fazendo realmente a diferença.

O mercado está ao rubro, estamos num mercado em que a procura supera a oferta de imóveis, os preços continuam a subir sem sinais de saírem da sua posição de estabilização em alta, o tempo de venda continua reduzido (em menos de 3 meses na maior parte do país, se estiverem bem angariados e a preço), e para reforçar o vigor deste mercado, assistimos ainda a um aumento do número de agências imobiliárias, e consequentemente, de agentes que procuram a sua oportunidade de criar resultados num mercado extremamente competitivo.

Na minha opinião e para responder às perguntas anteriores, não há sprints, não há fórmulas mágicas e não é apenas através do seu mindset que vai realmente conseguir assegurar a sua posição nesta maratona. O seu propósito, a formação, a preparação, a criatividade, a prática, a consistência, a capacidade de negociação e relação, e a aplicação prática de valores e qualidade em tudo o que faz, é o caminho para dominar em qualquer cenário, com qualquer cliente e claro, com todos os seus concorrentes.

Artigo original de Massimo Forte para o blog NODALVIEW

Partilhe a sua opinião