6 de Julho, 2022

WIRE – Women in Real Estate CHEGOU A PORTUGAL

Massimo Forte

A WIRE – Women in Real Estate chegou a Portugal como uma organização internacional criada para facilitar e promover o networking e mentoring entre mulheres profissionais do mercado imobiliário, o objetivo é muito concreto: garantir maior participação e influência em decisões e iniciativas do setor.

Estivemos presentes no primeiro evento organizado pela WIRE uma nova associação de mulheres no imobiliário que existe já existe em muitos países europeus e é um caso de sucesso em Espanha (WIRES) para vermos debatidos temas tão crucias para o setor como o da desburocratização do licenciamento e a fiscalidade no imobiliário.

Mas a WIRE não quer abranger apenas algumas atividades do setor imobiliário, quer envolver todas e a mediação é uma delas pois é uma das atividades onde as  mulheres são já grandes exemplos de sucesso e influência.

Constituída em fevereiro deste ano, a WIRE Portugal soma já perto de 30 elementos e tem a sua sede nos escritórios da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII).

WIRE tem como grandes objetivos:

  • Representar e defender os interesses das mulheres no setor imobiliário;
  • Divulgar e promover a visibilidade das mulheres que estão no setor imobiliário;
  • Impulsionar a participação das mulheres nos órgãos sociais das sociedades e organismos no setor imobiliário;
  • Promover a participação ativa das mulheres em eventos do setor imobiliário.

Filipa Arantes Pedroso, presidente da associação em Portugal, citada numa nota oficial publicada na página da APPII presente no IDEALISTA reforça o propósito da WIRE:

– “Todas estas mulheres têm grande experiência na área do imobiliário (fundos de investimento, arquitetas, etc), queremos abranger todas as vertentes do setor”, diz.

– “Queremos ser ouvidas no mercado e pelas entidades governamentais (…) Queremos também fazer mentoring das profissionais mais jovens que estão agora a entrar no mercado, e ajudá-las a crescer no imobiliário”, acrescenta a mentora.

De facto, a presença de mulheres em cargos diretivos ou de influência é ainda muito diminuta em Portugal, Hugo Santos Ferreira no artigo da Vida Imobiliária sobre o tema, afirmou que as mulheres representam apenas 13,1% dos cargos de direção geral nas empresas.

E este é o grande desígnio da WIRE que pretende ajudar mulheres em Portugal a melhor promover o seu trabalho através da criação de iniciativas de networking junto dos vários players do setor imobiliário e pretende também exercer a sua influência no sentido de promover mais mulheres para cargos diretivos, não apenas por serem mulheres, mas porque a diversidade, quando contribui com características enriquecedoras de visão, gestão e liderança diferenciadoras, pode ser (e geralmente é) um fator crucial para o sucesso de qualquer empresa que queira saber como se pode adaptar melhor, evoluir e perdurar no tempo.

Bem vinda WIRE Portugal e esperamos notícias para breve para a mediação imobiliária!

Partilhe a sua opinião


Massimo Forte
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.