06 de Julho, 2022

WIRE – Women in Real Estate CHEGOU A PORTUGAL

Massimo Forte

A WIRE – Women in Real Estate chegou a Portugal como uma organização internacional criada para facilitar e promover o networking e mentoring entre mulheres profissionais do mercado imobiliário, o objetivo é muito concreto: garantir maior participação e influência em decisões e iniciativas do setor.

Estivemos presentes no primeiro evento organizado pela WIRE uma nova associação de mulheres no imobiliário que existe já existe em muitos países europeus e é um caso de sucesso em Espanha (WIRES) para vermos debatidos temas tão crucias para o setor como o da desburocratização do licenciamento e a fiscalidade no imobiliário.

Mas a WIRE não quer abranger apenas algumas atividades do setor imobiliário, quer envolver todas e a mediação é uma delas pois é uma das atividades onde as  mulheres são já grandes exemplos de sucesso e influência.

Constituída em fevereiro deste ano, a WIRE Portugal soma já perto de 30 elementos e tem a sua sede nos escritórios da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII).

WIRE tem como grandes objetivos:

  • Representar e defender os interesses das mulheres no setor imobiliário;
  • Divulgar e promover a visibilidade das mulheres que estão no setor imobiliário;
  • Impulsionar a participação das mulheres nos órgãos sociais das sociedades e organismos no setor imobiliário;
  • Promover a participação ativa das mulheres em eventos do setor imobiliário.

Filipa Arantes Pedroso, presidente da associação em Portugal, citada numa nota oficial publicada na página da APPII presente no IDEALISTA reforça o propósito da WIRE:

– “Todas estas mulheres têm grande experiência na área do imobiliário (fundos de investimento, arquitetas, etc), queremos abranger todas as vertentes do setor”, diz.

– “Queremos ser ouvidas no mercado e pelas entidades governamentais (…) Queremos também fazer mentoring das profissionais mais jovens que estão agora a entrar no mercado, e ajudá-las a crescer no imobiliário”, acrescenta a mentora.

De facto, a presença de mulheres em cargos diretivos ou de influência é ainda muito diminuta em Portugal, Hugo Santos Ferreira no artigo da Vida Imobiliária sobre o tema, afirmou que as mulheres representam apenas 13,1% dos cargos de direção geral nas empresas.

E este é o grande desígnio da WIRE que pretende ajudar mulheres em Portugal a melhor promover o seu trabalho através da criação de iniciativas de networking junto dos vários players do setor imobiliário e pretende também exercer a sua influência no sentido de promover mais mulheres para cargos diretivos, não apenas por serem mulheres, mas porque a diversidade, quando contribui com características enriquecedoras de visão, gestão e liderança diferenciadoras, pode ser (e geralmente é) um fator crucial para o sucesso de qualquer empresa que queira saber como se pode adaptar melhor, evoluir e perdurar no tempo.

Bem vinda WIRE Portugal e esperamos notícias para breve para a mediação imobiliária!

Partilhe a sua opinião