27 de Setembro, 2017

Adoro a Ryanair!!!

Massimo Forte

Andar de avião hoje é muito diferente do que há uns anos atrás.

Para uma experiência diferente sugiro que experimentem voar numa companhia que nunca chega atrasada, que em menos de 40 minutos de voo consegue vender perfumes, comida e raspadinhas e que quando chega a qualquer aeroporto o touch down é tão forte, que mesmo que esteja a dormir acorda de imediato e com um sorriso nos lábios, pois fica a saber que chegou a horas e principalmente, que chegou são e salvo. Bem-vindo à Ryanair!

A primeira vez que voei com esta companhia irlandesa de low cost foi em 2010 num voo Faro-Madrid, os lugares não eram marcados e tocava-se uma autêntica corneta que anunciava que tínhamos chegado ao nosso destino dentro do horário previsto. A experiência tinha sido interessante e inusitada, pois a diversão e o espirito a bordo era completamente diferente, lembro-me de pensar, será que é o reflexo da cultura desta empresa?

Mais tarde voltei a voar na mesma companhia para umas férias na Sardenha a meio de Agosto, fiz a rota de Madrid-Cagliari, já com a família avisada do tipo de serviço oferecido por esta companhia que a posiciona como low cost , no final, correu tudo bem, a não ser termos ficado 1 hora dentro do avião à espera de autorização para voar com o meu filho Francesco de 1 ano que estava deveras entusiasmado pelas cores berrantes da companhia (amarelo e azul), bem como pelas simpáticas hospedeiras e de tão entusiasmado que estava com toda esta excentricidade, resolveu rasgar o vestido da minha mulher de tanto saltar ao seu colo…

Hoje sou cliente assíduo, vou quase uma vez por semana ao Porto e a Ponta Delgada vou 2 vezes por ano. Na última ida aos Açores a aterragem não estava fácil e “borreguei” (não conseguimos aterrar) pela primeira vez, mas o fantástico comandante da Ryanair, que no meio de uma tempestade com toda a sua calma e assertividade nos falou em inglês disse: “não se preocupem vou tentar outra vez pelo outro lado da pista, e vamos conseguir”, as palavras do chefe de cabine à chegada a Ponta Delgada acompanharam o positivismo do comandante e disse-nos: “bem-vindos sãos e salvos aos Açores”.

A Ryanair é uma marca divertida, descontraída, de espírito jovem e tudo isto é transmitido pelo pessoal de bordo que a bordo tem um imenso cuidado com as mensagens transmitidas:

– “Bem-vindos a Lisboa, são 22h20, a mesma hora que no Porto!”;

– “Está escorregadio lá fora, agarrem as vossas crianças, e por favor nunca mais as larguem!”;

– “Chegámos 15 minutos mais cedo YES, mas lamento informar que vamos ter de esperar pelo autocarro que vai chegar à hora prevista…”;

– “Hoje estou acompanhado por uma fantástica tripulação, a Joana, o Miguel e a sexy Rita”;

– “Se o seu telefone não tem modo de avião, então troque-o rapidamente…”;

Outra coisa gira dos meus voos para o Porto, é que acontece sempre alguma coisa, e outras coisas são normais:

– Todas as Pessoas batem palmas quando se aterra, sabe-se lá porquê!

– Algumas vezes existem bilhetes iguais, ou seja, 2 passageiros para o mesmo lugar, mas não se preocupem, há sempre lugar para mais 1.

Apesar de tudo, apesar do serviço com menos opções incluídas, dos lugares menos espaçosos e luxosos, a companhia é divertida, tem de facto uma pontualidade invejável, a tripulação é muito humilde e prestável, e acima de tudo, a tarifa é low cost.

Mas ser low cost deve apenas significar o tipo de serviço que devemos esperar, e nunca o nível do serviço prestado que deve ser sempre elevado e profissional. A proposta de valor desta marca é sem dúvida concentrada no preço, mas nunca descuram a segurança e a atude, o resto…bem o resto é Ryanair ?

 

Partilhe a sua opinião