03 de Janeiro, 2018

As regras para elevar uma marca, para além dos seus clientes tradicionais

Massimo Forte

1. Sentimento de pertença

Todas as religiões promovem um sentimento de união na comunidade. No seio desta comunidade, a crença pode crescer e cimentar as relações entre os membros da congregação, criando poderosos sentimentos de pertença.

 

2. Visão clara

A marca tem de reflectir um propósito transparente e deve ser representada por um líder mediático, ousado, determinado e carismático.

 

3. Inimigos

Um inimigo visível dá às pessoas a oportunidade de exibirem a sua personalidade e de se alinharem com a equipa ou o jogador com quem mais se identificam (incluindo os mais fracos).

 

4. Evangelismo

O evangelismo é um componente essencial da história e mitologia de qualquer religião — tal como deve ser para qualquer marca bem-sucedida que espere atrair novas legiões de consumidores.

 

5. Grandeza

As religiões e marcas que transmitem aos crentes e consumidores um sentimento de admiração e deslumbramento estabelecerão uma ligação permanente com eles.

 

6. Contar uma história

As marcas precisam de criar e depois estabelecer um produto que conte uma história à qual os consumidores possam associar as suas ideias e para a qual possam criar o seu próprio final.

 

7. Apelar aos sentidos

Nenhuma das marcas que existem atualmente pode gabar-se de apelar aos cinco sentidos. No entanto, quase todas as religiões de mundo podem. Todas as denominações têm as suas cores, os seus uniformes, os seus ícones e os seus cenários – tal como deveria acontece com as marcas bem-sucedidas.

 

8. Rituais

Se uma marca quiser transformar os seus leais consumidores tradicionais numa comunidade de crentes, tem de ter rituais. As celebrações tradicionais – independentemente de serem concebidas por astutos especialistas de marketing ou de terem evoluído ao longo dos séculos – centram-se sempre em rituais.

 

9. Símbolos

A comunicação iconográfica está em rápida expansão. Todas as religiões – e muitos jogos de computador atuais – giram em torno de ícones. Apenas um número reduzido de marcas integrou de forma consistente os símbolos na sua comunicação global.

 

10. Mistério

Os factores desconhecidos de uma marca revelaram-se tão inspiradores como os que são conhecidos. Quando mais mistérios e je ne sais quoi uma marca conseguir cultivar, mais sólida será a sua base para criar um produto muito procurado e admirado.

 

Texto da autoria do Martin Lindstrom no seu livro Brand Sense.

 

Partilhe a sua opinião