Está preparado para mediação imobiliária virtual?
A eXp Realty, empresa norte-americana de mediação imobiliária, é talvez das empresas de mediação que eu conheço mais inovadoras de sempre. Fundada em 2009, sabia que tinha um percurso bem difícil de percorrer, como todas start-ups que entram num mercado tradicional e pretendem distinguir-se pelo fator inovação, sabia também que poderia rapidamente extinguir-se, de facto, só se começa a falar desta empresa inovadora com quota de mercado relevante e já presente em 4 países, a partir de 2018 mas hoje o conceito de inovação que oferece ao mercado, não só faz sentido, como já é efetivamente reconhecido como um serviço ao serviço da nova realidade, bem útil e aceite por todos.
Mas vamos ao que interessa, a essência, o que é que de facto a eXp traz de novo para o mercado, quando a roda já está inventada há muito tempo?
De facto, traz apenas a forma de como interpretar a roda, mudando a forma como escolheu estar presente no mercado para garantir um inevitável interesse de clientes, consumidores e utilizadores curiosos sobre esta nova forma de interpretar a mediação imobiliária.
Na eXp a mediação imobiliária é totalmente virtual, não há lojas, não há escritórios e tudo é feito através de um software virtual totalmente customizado. Muitos vão dizer que hoje isto não é inovador, mas em 2009 foi altamente disruptivo levando lentamente várias empresas a repensar o seu modelo e deixarem de dar tanta relevância ou mesmo abandonar a sua presença física em formato de loja, recorrendo a hotéis ou espaços de coworking para reuniões e eventos.
E a formação ou os eventos da empresa, tão importantes para as equipas? Simples, são feitos da mesma forma, entra-se no software que recria um mundo e comunidade totalmente virtual onde assumimos uma presença não física criada através de um avatar que assume uma dinâmica de jogo (gaming) para permitir a vivência e experiência dentro de uma realidade que está acessível a agentes e a clientes.
Dentro deste mundo virtual encontramos eventos de formação, ferramentas de pesquisa e análise de mercado, bem como imóveis, propostas e fechos, tudo numa nuvem online que permite interação na realização do negócio, pode fazer o seu negócio onde quer e quando quer através de uma experiência que é de facto única.
Com a recente nova realidade da pandemia que estamos a viver, esta nova forma de interpretar o negócio vai dar que falar.
A eXp foi a primeira a utilizar a tecnologia da realidade virtual e depois também a realidade aumentada, eu não quis ficar indiferente e fui experimentar convidado pelo Ernest Furtado, um consultor eXp luso-descendente e atualmente residente no Canadá, focado em trazer a realidade eXp para a Europa.
Como toda a empresa está na nuvem numa plataforma operada pela empresa VirBela, tive de obter uma password para entrar, quando entrei, para além das informações normais a fornecer a qualquer plataforma como: nome, email, telefone, endereço, etc, tive de definir o meu avatar, ou seja, a personagem que supostamente me deve espelhar fisicamente e como vamos ser reconhecidos e vistos dentro desta nova realidade, as opções são inúmeras, quase infinitas para qualquer estilo e personalidade. Depois de escolher a minha aparência e roupa, entrei num novo mundo, onde viajei por espaços profissionais onde podia fazer reuniões com outras pessoas (outros avatars), de forma privada ou em conjunto, assistir a formações, a palestras, fazer pesquisas de imóveis utilizando computadores virtuais que se adaptam ao nosso, elaborar estudos de mercado e planos de negócio, fechar propostas e muito mais, pois todo o processo do mercado de mediação imobiliária está embebido nesta plataforma espelhada por um mundo virtual. Apesar de ter um foco profissional, o utilizador pode ter espaços e momentos de lazer, posso dar uma volta de barco, jogar futebol ou ir ao ginásio tudo no meu mundo virtual!
Claro que para estes agentes da eXp o negócio continua a estar na rua e na realidade do seu dia-a-dia, a prospecção é também feita offline, mas tudo o resto pode ser feito na nuvem eXp, poupando tempo a profissionais e clientes, melhorando a eficiência e eficácia de processos que resulta na redução de custos de cada operação imobiliária e é hoje mais seguro em termos de saúde pública gerindo níveis de exposição, e ainda uma solução muito mais sustentável em relação à pegada ambiental.
A eXp está presente nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Reino Unido, tem mais de 29 mil agentes espalhados pelo mundo e é considerada uma das mais inovadoras e melhores proptechs de Mediação Imobiliária Norte Americana.
Em breve a marca irá mesmo entrar em Portugal, Espanha e Itália e com esta nova realidade, o conceito já não será tão difícil de adotar e perceber, afinal, quando acordarmos de manhã para ir trabalhar, bastará arranjarmo-nos, tomar pequeno almoço e no conforto do espaço escolhido por nós, entrar num mundo virtual para trabalhar em Portugal e em qualquer parte do mundo, conseguindo reunir com uma grande maioria dos nossos clientes e parceiros da mesma forma como antigamente.
Se num dos meus mais recentes artigos dizia que a Compass era a Apple da mediação. imobiliária, posso dizer que a eXp é a Netflix.
Artigo Massimo Forte publicado na VISÃO, consulte aqui
Comentários (4)
Celia Maria Mattos Pimenta
21 de Janeiro, 2021
Ana Lúcia Teixeira Mendes
23 de Novembro, 2020
Gilberto de Miranda Santos
21 de Outubro, 2020
21 de Outubro, 2020