Está preparado para mediação imobiliária virtual?

A eXp Realty, empresa norte-americana de mediação imobiliária, é talvez das empresas de mediação que eu conheço mais inovadoras de sempre. Fundada em 2009, sabia que tinha um percurso bem difícil de percorrer, como todas start-ups que entram num mercado tradicional e pretendem distinguir-se pelo fator inovação, sabia também que poderia rapidamente extinguir-se, de facto, só se começa a falar desta empresa inovadora com quota de mercado relevante e já presente em 4 países, a partir de 2018 mas hoje o conceito de inovação que oferece ao mercado, não só faz sentido, como já é efetivamente reconhecido como um serviço ao serviço da nova realidade, bem útil e aceite por todos.

Mas vamos ao que interessa, a essência, o que é que de facto a eXp traz de novo para o mercado, quando a roda já está inventada há muito tempo?

De facto, traz apenas a forma de como interpretar a roda, mudando a forma como escolheu estar presente no mercado para garantir um inevitável interesse de clientes, consumidores e utilizadores curiosos sobre esta nova forma de interpretar a mediação imobiliária.

Na eXp a mediação imobiliária é totalmente virtual, não há lojas, não há escritórios e tudo é feito através de um software virtual totalmente customizado. Muitos vão dizer que hoje isto não é inovador, mas em 2009 foi altamente disruptivo levando lentamente várias empresas a repensar o seu modelo e deixarem de dar tanta relevância ou mesmo abandonar a sua presença física em formato de loja, recorrendo a hotéis ou espaços de coworking para reuniões e eventos.

E a formação ou os eventos da empresa, tão importantes para as equipas? Simples, são feitos da mesma forma, entra-se no software que recria um mundo e comunidade totalmente virtual onde assumimos uma presença não física criada através de um avatar que assume uma dinâmica de jogo (gaming) para permitir a vivência e experiência dentro de uma realidade que está acessível a agentes e a clientes.

Dentro deste mundo virtual encontramos eventos de formação, ferramentas de pesquisa e análise de mercado, bem como imóveis, propostas e fechos, tudo numa nuvem online que permite interação na realização do negócio, pode fazer o seu negócio onde quer e quando quer através de uma experiência que é de facto única.

Com a recente nova realidade da pandemia que estamos a viver, esta nova forma de interpretar o negócio vai dar que falar.

A eXp foi a primeira a utilizar a tecnologia da realidade virtual e depois também a realidade aumentada, eu não quis ficar indiferente e fui experimentar convidado pelo Ernest Furtado, um consultor eXp luso-descendente e atualmente residente no Canadá, focado em trazer a realidade eXp para a Europa.

Como toda a empresa está na nuvem numa plataforma operada pela empresa VirBela, tive de obter uma password para entrar, quando entrei, para além das informações normais a fornecer a qualquer plataforma como: nome, email, telefone, endereço, etc, tive de definir o meu avatar, ou seja, a personagem que supostamente me deve espelhar fisicamente e como vamos ser reconhecidos e vistos dentro desta nova realidade, as opções são inúmeras, quase infinitas para qualquer estilo e personalidade. Depois de escolher a minha aparência e roupa, entrei num novo mundo, onde viajei por espaços profissionais onde podia fazer reuniões com outras pessoas (outros avatars), de forma privada ou em conjunto, assistir a formações, a palestras, fazer pesquisas de imóveis utilizando computadores virtuais que se adaptam ao nosso, elaborar estudos de mercado e planos de negócio, fechar propostas e muito mais, pois todo o processo do mercado de mediação imobiliária está embebido nesta plataforma espelhada por um mundo virtual. Apesar de ter um foco profissional, o utilizador pode ter espaços e momentos de lazer, posso dar uma volta de barco, jogar futebol ou ir ao ginásio tudo no meu mundo virtual!

Claro que para estes agentes da eXp o negócio continua a estar na rua e na realidade do seu dia-a-dia, a prospecção é também feita offline, mas tudo o resto pode ser feito na nuvem eXp, poupando tempo a profissionais e clientes, melhorando a eficiência e eficácia de processos que resulta na redução de custos de cada operação imobiliária e é hoje mais seguro em termos de saúde pública gerindo níveis de exposição, e ainda uma solução muito mais sustentável em relação à pegada ambiental.

A eXp está presente nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Reino Unido, tem mais de 29 mil agentes espalhados pelo mundo e é considerada uma das mais inovadoras e melhores proptechs de Mediação Imobiliária Norte Americana.

Em breve a marca irá mesmo entrar em Portugal, Espanha e Itália e com esta nova realidade, o conceito já não será tão difícil de adotar e perceber, afinal, quando acordarmos de manhã para ir trabalhar, bastará arranjarmo-nos, tomar pequeno almoço e no conforto do espaço escolhido por nós, entrar num mundo virtual para trabalhar em Portugal e em qualquer parte do mundo, conseguindo reunir com uma grande maioria dos nossos clientes e parceiros da mesma forma como antigamente.

Se num dos meus mais recentes artigos dizia que a Compass era a Apple da mediação. imobiliária, posso dizer que a eXp é a Netflix.

 

Artigo Massimo Forte publicado na VISÃO, consulte aqui