13 de Junho, 2018

Exclusivo de Compradores é com a LOBA!

Massimo Forte

LOBA, a agência de compradores que tem como foco selecionar e dar a conhecer os melhores imóveis do mercado

Potenciada pela tecnologia e inspirada pela empatia, a LOBA estabeleceu-se em Portugal em 2015 com o serviço especializado a compradores. Em 2016 criou uma plataforma que divulga os melhores imóveis e oferece recompensas a quem recomende esses imóveis aos efetivos compradores ou arrendatários.

Atualmente, um consultor imobiliário só pode dedicar uma pequena parte do seu tempo à angariação, porque outra parte é ocupada com tarefas non-core e atendimento de contactos de pessoas que precisam de mais informações para perceberem se o imóvel lhes interessa. O angariador trabalha para o seu cliente vendedor e não tem qualquer incentivo em procurar casas para quem não tem com ele qualquer vínculo contratual. Apesar de haver possibilidade de o mesmo poder fechar negócio em partilha com um colega angariador, seja da sua rede ou de agência parceira que faça partilha da sua comissão, é provável que esse comprador esteja a contar com a ajuda de outros agentes com quem estabeleceu contacto por via de um imóvel anunciado. O que faz sem “lealdade” a um agente até encontrar o imóvel que pretende. Existem também alguns constrangimentos nas partilhas entre agentes, algumas envolvendo mais do que um intermediário, o que potencialmente inviabiliza oportunidades de negócio, tanto para os consultores como para os seus clientes.

No serviço de house hunting em exclusivo, os consultores LOBA procuram e negoceiam o imóvel que o seu cliente pretende em todo o mercado, sem dependerem de uma carteira de imóveis limitada e sem estarem condicionados a partilha de comissão alheia. A LOBA veio, assim, inverter o modelo de mediação, na medida em que a sua comissão é sempre assumida pelo comprador, o que garante ao seu cliente comprador transparência, e ao angariador que tenha o produto indicado 100% da sua comissão do lado do vendedor. Elimina também conflitos de interesses e aporta uma qualificação e profissionalização benéficas para todos.

Por sua vez, o portal Seleção LOBA lançou o marketing imobiliário para um nível mais democrático e empático. A empresa portuguesa foi pioneira na criação de um sistema de referenciação que incentiva a que qualquer pessoa possa recomendar os imóveis da Seleção a quem possa estar à procura deles. Este Referenciador, que pode ser um consultor imobiliário ou não, garante a sua comissão através de uma recomendação na página do imóvel, recebe um comprovativo automático no seu email, sem ter que se deslocar para visitas ou de perder tempo no processo. A base deste modelo é a crença de que os contactos que cada pessoa tem é valiosa e pode ser remunerada através de sistemas de confiança.

Ao incentivar a recomendação dos imóveis em destaque na Seleção LOBA a quem conhece potenciais compradores, a plataforma substitui o “match algorítmico” pelo “match humano”. Os angariadores das mediadoras ficam com mais tempo livre para o que realmente importa: angariar mais e fechar negócio para os seus clientes proprietários. É um modelo win win win.

Atender telefonemas, qualificar, enviar links, pdfs e fazer visitas em vão não é o nível de consultoria imobiliária que um angariador de excelência ambiciona na sua carreira, é uma dispersão de tempo e de expertise. Cada nova funcionalidade tecnológica que resolve uma lacuna entre intermediários, clientes e destinatários vem transformar o papel e grau de especialização das pessoas envolvidas no processo. O portal Seleção LOBA oferece ao angariador imobiliário um serviço de acesso gratuito e comissão de sucesso para divulgar os seus imóveis, filtrar contactos, assegurar o acompanhamento e diligências a respeito do cliente comprador e permite-lhe e a focar a sua atenção em encontrar formas de tornar o seu serviço mais eficiente para os seus clientes proprietários.

Como funciona? Cada angariador pode contactar a LOBA e consultar as condições de parceria, sujeitas a celebração de contrato de adesão que descreve o serviço, garante a privacidade de dados dos seus clientes proprietários e estabelece um compromisso de partilha extensível a todos os imóveis que venham a ser submetidos e aprovados. O imóvel deve ser apresentado ao seu gestor LOBA, que pedirá as informações necessárias à divulgação através do sistema de referenciação, e sobretudo à qualificação e acompanhamento dos potenciais compradores. A partir daí conta com um parceiro de confiança sem exclusividade, com mais transparência, rigor, personalização e eficiência para ambas as partes.

 

Artigo de Sandra Viana, Fundadora da LOBA.

Partilhe a sua opinião