02 de Novembro, 2022

iBuyers, o que são e como podem fazer crescer o seu negócio imobiliário?

Massimo Forte

O que significa o termo iBuyer?

iBuyer é um termo que tem origem na expressão em inglês instant buyer que em português significa, comprador instantâneo.

E o que é um iBuyer?

iBuyer é um modelo de negócio que está assente na capacidade massiva de compra de imóveis de forma simplificada e muito rápida. Apoia-se em tecnologia com base em inteligência artificial, que é capaz de avaliar a atratividade e condições dos imóveis de acordo com critérios estudados de elegibilidade que são menos subjetivos e menos especulativos para apoiar a decisão de compra (ou não compra) a um preço justo e de forma quase instantânea (geralmente em 48 horas). O algoritmo desenhado por cada iBuyer permite-lhes tomar decisões rápidas sobre o potencial e viabilidade de um negócio imobiliário.

Exemplo de um iBuyer?

Como iBuyer, a Casavo nasceu com propósito de ajudar pessoas a simplificar o tempo, o processo e a burocracia de mudança de casa, seja para quem necessite de vender, ou deseje comprar.

Qual é o objetivo da Casavo?

O objetivo é claro, permitir que as pessoas se concentrem apenas numa coisa: sentir-se em casa!

A Casavo adquire imóveis com potencial de forma rápida, para eventualmente investir na sua renovação e nova colocação em venda direta, ou, com apoio de parceiros da área de mediação para poder lucrar com o seu investimento.

Pode ser vantajoso para:

Quem vende, porque tem uma hipótese de realizar uma venda rápida para obter liquidez;
Quem compra, porque lucra com uma maior rapidez de entrada de produto no mercado que tem garantia de qualidade e está pronto a habitar;
Mas também para os players do mercado da mediação imobiliária, neste caso, para Agentes Imobiliários que podem encontrar na Casavo um parceiro e uma solução para ajudar os seus clientes a efetuar uma transação de forma rápida e com certezas financeiras, ou uma fonte de leads para potenciais angariações, sem perderem direito a uma comissão que será acordada previamente.

Provavelmente muitos dirão que este negócio já tinha sido inventado e algumas empresas já o faziam ou fazem de forma diferente, contudo, para se escalar um negócio tem de existir um sistema que possa ser replicado vezes sem conta.

A Casavo investiu em conhecer melhor o problema e também em tecnologia para simplificar o seu sistema, o que fez com que o processo de oferta de compra e procura de casa se tornasse mais rápido – tanto em tempo de transação como de liquidez disponível para a fazer.

Mais simples, mais transparente e mais cómodo.

E o propósito?

Costumo dizer que as empresas ou projetos que perduram no tempo são aquelas que tiram a dor ao cliente, ou seja, que nascem claramente para resolver um problema, e quando isso acontece com eficiência e eficácia, podemos estar perante um case study de sucesso.
A Casavo enquadra-se neste grupo de empresas, projetos ou ideias porque realmente resolvem um problema de muitas pessoas que precisam de vender o seu imóvel de forma célere, e dentro de um valor de mercado justo para ambas as partes.
Claro que o valor justo de mercado significa que a rapidez da transação se traduz numa contrapartida natural de redução de valor de compra, mas para pessoas que procuram vender rápido, seja que por razão for, o mais importante por vezes não é o valor mais elevado, mas sim a resposta mais rápida para resolver o seu problema.

A Casavo começou como iBuyer e hoje posiciona-se como uma plataforma tecnológica para o mercado residencial. Apostou no mercado português para dar respostas a várias necessidades, entre elas, a redução de tempo de venda do imóvel.

Como funciona?

A Casavo desenhou um processo cómodo, rápido e transparente para que os clientes possam dispor de liquidez imediata, sem ter de se preocupar com nada.

Para quem necessita de vender a sua casa, a Casavo apresenta uma avaliação instantânea do imóvel através da sua plataforma, para realizar uma oferta de compra em apenas 48 horas sem necessidade de múltiplas visitas.

Basta agendar uma videochamada através da aplicação da Casavo ou carregar algumas fotografias e a planta da casa.

A Casavo depois avalia e decide a compra direta do imóvel numa questão de dias, ou quando o cliente preferir.

E os vendedores que não têm a condicionante do tempo e querem tirar o máximo partido da venda da sua casa?

Qualquer outra pessoa que precise de vender o seu imóvel dentro de um valor e tempo razoável para posteriormente adquirir outro, seja para utilização ou investimento, sabe que geralmente vai necessitar de tempo para o fazer, e tempo é dinheiro!

É por isso que se recorre ao apoio do serviço de mediação através de (pelo menos) um ou dois agentes imobiliários, o agente do vendedor e do comprador.

Este serviço é valorizado porque o cliente sabe que o ajudarão a saber lidar com paciência e disponibilidade para perceber qual a melhor estratégia de venda, como preparar o imóvel, como acompanhar a relação, como preparar e disponibilizar a casa para visitas, como liderar uma negociação de propostas e muito mais no sentido de fechar a transação com o maior lucro possível, para quem o tempo não representa uma condicionante.

E é por isso que a Casavo considera a colaboração permanente com as agências imobiliárias outro dos pilares fundamentais do seu modelo de negócio que pretende gerar o melhor lucro possível, mas de forma inclusiva. Não pretende substituir a mediação, mas sim trabalhar em parceria com os seus profissionais.

Se ficou curioso, para saber mais sobre a Casavo, mais à frente falarei mais sobre a oportunidade que este novo canal e cliente pode trazer para a os players da mediação imobiliária.

Artigo original de Massimo Forte

Partilhe a sua opinião