30 de Novembro, 2022

iBuyers, uma oportunidade para fazer crescer o seu negócio

Massimo Forte

Muitos profissionais de mediação imobiliária questionam se um modelo como o iBuyer pode impactar negativamente o seu negócio , pois ao resolverem de forma direta um grande problema de potenciais clientes vendedores, enquanto colocam oferta sua no mercado para clientes compradores, pode ficar a impressão de que querem substituir a mediação imobiliária, mas será mesmo assim?

Não creio. Pelas experiências que os mercados norte-americano, espanhol e italiano têm tido, pode-se afirmar que os iBuyers são cada vez mais um parceiro da mediação, e não um concorrente direto.

Se analisarmos bem, os iBuyers necessitam de ir ao mercado tal como qualquer investidor, e para que a transação que pretendem seja célere e segura, vão precisar de leads de oferta qualificadas que estejam dentro de valores de mercado interessantes. Para além das leads, vão também precisar de apoio na fase de propostas, de documentação em ordem, de informação clara do terreno, e ainda, de disponibilidade de visita aos imóveis de forma rápida para uma vistoria necessária e prévia à compra, resumindo, vão necessitar de pessoas de confiança e credíveis que lhes possam facilitar o seu negócio de compra e venda


Como devem calcular, tudo o que referi atrás encaixa-se perfeitamente no serviço prestado por profissionais de mediação imobiliária, sendo que em Portugal é um serviço pago geralmente pelo proprietário do imóvel e não pelo comprador.


Pode-se então concluir que, do lado da aquisição, o iBuyer pode ser considerado um cliente investidor com extrema liquidez financeira (não recorre a financiamento) e que por isso, tem a capacidade de decidir a sua aquisição em cerca de 1 semana.


Certo! Mas tal como qualquer investidor, os iBuyers têm de garantir a rentabilização da sua operação, logo, necessitam de vender com lucro e muito importante, com rapidez! É por isso que não querem vender sozinhos e recorrem a profissionais especialistas de zona ou de produto para os ajudar a vender o seu produto mais rápido.


Excelente! Podemos rapidamente passar de um cliente comprador motivado, para um cliente vendedor que só pensa em vender para rentabilização do seu investimento.


Mas não só, a relação é também um fator a ter em conta e os iBuyers dão prioridade nas suas operações à comunidade de mediadores imobiliários que lhes proporcionaram e continuam a gerar transações. Vejamos, se o processo de compra e venda correr bem, os iBuyers vão querer trabalhar cada vez mais com as empresas ou Agentes Imobiliários que lhes ajudarem a gerar resultados até ao ponto em que os consideram como parceiros preferenciais.


A Casavo, que recentemente entrou no nosso mercado em Lisboa, considera a colaboração permanente com as agências imobiliárias um dos pilares fundamentais do seu modelo de negócio inclusivo. Foi uma empresa que evoluiu de um simples iBuyer, para uma plataforma tecnológica online de referência para muitos vendedores, compradores e profissionais.


A Casavo nasceu em Itália em 2017 pela mão de Giorgio Tinacci que definiu como a sua clara missão: tornar o processo de compra e venda de imóveis, num processo rápido e simples sem desvalorizar o papel da Mediação.


“Na Casavo colaboramos com os melhores agentes imobiliários locais, contribuímos para a transformação do seu negócio e facilitamos a adoção de novas tecnologias, por exemplo, com a plataforma “Casavo for Agents”, dedicada a agências e consultores imobiliários, na qual estes têm acesso a diversos serviços que os ajudarão a ser mais eficientes e a incrementar o seu volume de negócio”


A plataforma “Casavo for Agents” permite aos Agentes:

  • “Aceder a publicações exclusivas dos nossos imóveis recém-renovados, para nos ajudar a encontrar o comprador ideal, fazendo uma venda em colaboração e recebendo a respetiva comissão, acrescida de potenciais bónus extra. A Casavo partilha o valor público anunciado para cada casa e a oferta mínima aceitável, permitindo aos agentes realizar o agendamento online das visitas”;
  • Submeter imóveis para avaliação com potencial de aquisição rápida e direta. Se estes cumprirem os nossos requisitos, faremos uma oferta de compra em poucos dias e concluiremos o processo de aquisição em poucas semanas (sem condicionantes de financiamento)”;
  • Publicar os seus anúncios gratuitamente, de forma simples e rápida, para aumentar oportunidades de divulgação e geração de leads”.

Plataformas como a Casavo podem garantir transações rápidas através de compra direta, e pode ser também uma fonte de leads de potenciais compradores sem que os Agentes percam a oportunidade de prestar o seu serviço, associado a uma comissão.

Alguns mediadores poderão desconsiderar a colaboração com este tipo de plataforma, mas vai haver outros que irão perceber rapidamente as várias vantagens de trabalhar com um novo tipo de cliente que tem como objetivo a compra e venda de forma célere e contínua.

Artigo original de Massimo Forte

Partilhe a sua opinião