5 de Julho, 2020

Zoom mais do que duplica receita apesar das falhas de segurança IN marketeer.sapo.pt

Massimo Forte

VEJA O ARTIGO ORIGINAL AQUI

Antes de as palavras novo coronavírus entrarem para o vocubulário da população de todo o Mundo, muitos seriam aqueles que nunca tinham ouvido falar do Zoom. Porém, o teletrabalho e o ensino à distância vieram catapultar esta plataforma de videochamadas, tal como demonstram os mais recentes resultados financeiros: no trimestre de Fevereiro a Abril deste ano, o Zoom viu a receita mais do que duplicar, de 122 milhões para 328 milhões de dólares. Trata-se também de um salto significativo em relação ao valor esperado, já que as estimativas apontavam para 200 milhões.

Isto apesar de o Zoom ter estado envolvido num conjunto de acusações e críticas relacionadas com falhas de segurança e de privacidade dos utilizadores. Uma das situações mais polémicas teve lugar quando a plataforma garantiu que as suas videochamadas eram encriptadas quando, na verdade, não era isso que acontecia.

Como resposta, o Zoom decidiu renovar alguns aspectos da plataforma e reforçar a segurança da mesma. O processo de instalação e ferramentas que permitem aos utilizadores aparecer em videochamadas sem terem sido convidados são algumas das questões que já foram corrigidas ou melhoradas.

Quanto ao número de utilizadores activos, o Zoom não revela dados concretos. Diz apenas que passou a contar com um número sem precedentes de participantes nas reuniões por videochamada. Quanto a clientes pagos, a plataforma conta agora com mais de 265 mil organizações com mais de 10 funcionários (+354%).

O The Verge, sublinha, porém, que o aumento significativo na utilização da plataforma obrigou também a um aumento elevado nos custos: as despesas do Zoom cresceram 201 milhões de euros desde o período homólogo do ano passado.

Partilhe a sua opinião


Massimo Forte
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.