10 de Setembro, 2014

Como nasceu o meu livro…

Massimo Forte

O que o levou a escrever este livro?

Este livro nasce em 2009 quando fui desafiado para dar aulas na ESAI. Orientei, numa primeira fase, o trabalho de fim de curso para quem escolhia as redes imobiliárias, e já no ano de 2010, liderei a cadeira do 3º Ano de Mediação Imobiliária e quando isto aconteceu, uma das primeiras coisas que verifiquei é que não existia bibliografia nem Sebenta sobre esta matéria em Portugal, e assim sendo, vi-me confrontado com a realidade de que teria que elaborar algo de raiz para os meus alunos. Numa primeira fase recorri a uma tese de fim de curso do Dr. Pedro Pinha Mediador da Novimed, no entanto, tinha já alguns anos e por isso estava desatualizada mas mantinha alguns conceitos muito interessantes e uma estrutura bem orientada. Para a Sebenta a reviravolta foi grande, pois nos anos seguintes, e até meados de 2011/12 a dita Sebenta já apresentava grandes evoluções, como costumo dizer, a Sebenta já não queria ser Sebenta, mas sim, um livro.

Numa noite de final de aulas, isto porque as aulas na ESAI são pós-laborais, o meu colega e amigo Dr. Nelson Raimundo cruza-se nos corredores da ESAI e vê-me com um molho volumoso de papéis, ou melhor, com a Sebenta debaixo do braço, e afirmou algo do género, “o que tens aí?”, e eu com um misto de orgulho e timidez respondi “é a minha sebenta para dar aulas”, ele riu-se e disse “devias era fazer um livro disso…”, esta história, que é verídica, despoletou definitivamente em mim a vontade de transformar aquela Sebenta em livro. E assim foi, a partir daquele momento comecei a trabalha-la e a chama-la de livro. O meu propósito porém, era ir ainda mais longe, a minha missão foi e é, dar a todos os profissionais desta fantástica atividade da Mediação Imobiliária, um livro que os pudesse guiar e orientar hoje e no futuro próximo. Queria também honrar e contribuir para a auto-estima desta atividade, inspirando-os a serem ainda melhores profissionais.

 

Fale-nos um pouco do conteúdo do seu livro e a quem é destinado?

Este livro recolhe os meus 21 anos de experiência na Mediação Imobiliária, a qual começou em 1993 como Angariador e evoluiu para o profissional que sou hoje. Antes ajudava pessoas a transacionar um bem imóvel, hoje, ajudo as pessoas, que ajudam outras pessoas a transacionar bens imóveis.

Dito isto, o livro é composto por 8 capítulos, começa com a história da Mediação e fala da evolução do Mercado Português nos últimos 20 anos. Explica depois todos os passos para se perceber o que é gerir uma Agência de Mediação Imobiliária, e os restantes capítulos explicam de forma detalhada, todos os passos comerciais para se poder ajudar pessoas a transacionar imóveis com a seguinte lógica: Prospeção; Angariação e Venda; Gestão de Pessoas, fazendo a ponte para s aplicabilidade do Coaching e Mentoring na Mediação, não esquecendo os Valores e a Etica, terminando nas Novas tecnologias e Novas Oportunidades, arriscando ainda para uma projeção futura da atividade.

Queria também salientar a existência dos testemunhos, todos de pessoas especialistas em cada área, e principalmente ativos no mercado português da atualidade.

 

Entrevista a Massimo Forte para a Newsletter da ESAI – (Escola Superior de Actividades Imobiliárias)

Partilhe a sua opinião