28 de Maio, 2014

O Nº10 DA MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA É MEXICANO

Massimo Forte

      

Já em modo de Mundial de Futebol 2014, poderíamos dizer que o número 10 da Mediação Imobiliária Mundial é Mexicano e chama-se Pedro Trueba de Torres.

Conheci o Pedro via Facebook (sim, felizmente e hoje em dia, é possível e perfeitamente normal utilizar este canal como uma ferramenta de excelência para networking) pois as suas ações e artigos despertaram-me muita curiosidade e vontade de perceber mais sobre este profissional, não só pela forma como expõe as suas ideias, mas sobretudo por operar num país tão distante da Europa como o México. Depois de verificar que o Pedro trabalha na Century21 México, presumi que seria eventualmente fácil conseguir assistir a uma palestra dele, e assim foi. O Pedro tem cerca de 30 anos de Mediação Imobiliária, começou como Angariador e hoje é Formador e Presidente da Associação de Empresas Imobiliárias no México. De uma das variadíssimas características nas quais me identifico com ele é, na interpretação do negócio da Mediação, como sendo uma atividade de pessoas para pessoas.

Após ter privado com ele, já fora do canal Facebook, tive a felicidade de receber um presente, seu livro “10 El Asesor Inmobiliario Perfecto”, livro que não só recomendo vivamente, como passo a descrever fazendo um breve resumo do que podem encontrar:

  1. Objectivos Claros – Onde estás hoje? E para onde queres ir?
  2. Atitude Positiva – Se não acreditas em ti, dificilmente conseguiras fazer alguma coisa
  3. Imagem Profissional – O marketing pessoal é tudo, adapta-te ao teu mercado e cria a tua imagem
  4. Sangue Imobiliário – Todos queremos pertencer a uma tribo, a importância do ADN é fundamental
  5. A Tecnologia – Não precisas ser técnico informático, nem de ter as ferramentas mais avançadas, basta teres aquelas que te ajudam todos os dias e devidamente atualizadas.
  6. Saber “Exclusivisar” – A exclusividade como um serviço de excelência e de relação com os nossos clientes, mas antes, é preciso acreditar.
  7. O Calcanhar de Aquiles – as objeções e os obstáculos vão sempre existir, a preparação será sempre o melhor antídoto.
  8. O Final Feliz – a importância de saber fechar está na qualificação, o fecho é um processo, não um ato isolado
  9. A vida depois do fecho – a fidelização nasce no primeiro momento. Quando fechei, já tinha de ter começado a fidelizar e muito antes.
  10. O “Sexo” Imobiliário – trata-se do nível e qualidade de comunicação e do contacto que temos com os nossos clientes.

Ensinamentos simples, diretos e com muitos exemplos práticos, é claro que são muito baseados na realidade do mercado mexicano, mas facilmente conseguimos-mos transportar com imaginação na tentativa de pensar diferente e adaptar estas práticas para o nosso dia-a-dia. Experiências incríveis de 30 anos de Mediação Imobiliária num país tão distante, mas onde a Mediação se cruza num ponto de interceção inequívoco e ao mesmo tempo crucial, AS PESSOAS.

É caso para dizer, “Muchas Gracias Pedro, enhorabuena!!!”

 

 

Partilhe a sua opinião