20 de Novembro, 2024

A importância da integração no processo de recrutamento de uma agência.

Massimo Forte

A integração faz parte do processo de recrutamento no geral e em especial numa agência imobiliária onde cada pessoa recrutada é na realidade e na maioria das vezes um empresário em nome individual.

Quem recruta, tem de saber integrar, apesar de existirem estruturas onde as duas fases são separadas, sendo que isso na minha opinião é contraproducente.

Integrar consiste no processo de tornar o novo Agente num parceiro e recurso confiante, conhecedor da sua estrutura e ferramentas e autónomo nas suas funções através de:

– Formação teórica e prática;

– Formação on job (no terreno, cenário real de atuação);

– Treino com role-plays (simulação de diálogos, objeções e cenários de negociação);

– Acompanhamento (treino, observação e feedback).

Costumo dividir o processo de integração em três fases para garantir que a assimilação do conhecimento é mais clara. Cada fase pode demorar cerca de trinta dias, tudo dependerá em muito da capacidade do gestor em integrar e da capacidade de evolução do novo Agente.

FASE 1| Prospeção

Nesta primeira fase o Agente deverá dedicar todo o seu tempo à aprendizagem da atividade de Prospeção através dos passos mencionados atrás no processo de integração.

É desaconselhável que o Agente se dedique a outras tarefas, pois a ideia é torná-lo confiante e autónomo para se especializar nesta função. Por exemplo, Lynda Gratton, refere que “…para alguém se tornar especialista numa atividade ou tarefa, deverá dedicar-se e comprometer-se continuamente durante três horas por dia, durante dez anos”. A formação é muito importante para adquirir conhecimento básico e teórico da técnica, mas a prática e a repetição é essencial para a especialização e para qualquer Agente se intitular de especialista.

FASE 2| Angariação

Quando passamos para a segunda fase da Angariação, presumimos que o novo Agente já passou com sucesso pela fase de aprendizagem da Prospeção, pode por isso encontrar tempo e espaço de aprendizagem para uma nova fase igualmente fulcral, a Angariação. Nesta fase o novo agente começará a trabalhar os contactos provenientes da sua Prospeção com o objetivo de angariar, deve fazê-lo sempre com ajuda e supervisão. Deve dedicar-se a esta fase de Angariação mas sem no entanto negligenciar a atividade de Prospeção, nesta fase de maior complexidade o Agente ou a Agente começam a ser cada vez mais autónomos.

FASE 3 | Venda

Quase como que por sequência lógica desta atividade, na terceira fase o Agente começa a trabalhar também com Clientes Compradores marcando visitas e fazendo as primeiras qualificações deste tipo de cliente, de notar que continuará, contudo, a prospetar e a angariar.

É no final desta fase que se dá por concluído o processo de integração, o sucesso da integração é ditado pela capacidade de o Agente cumprir os objetivos de cada fase de forma autónoma.

A ajuda do gestor será fator essencial de sucesso, como tal, em cada fase e a cada passo deverá haver supervisão, reuniões de acompanhamento e correção de erros com feedback positivo, para que o agente interiorize de forma rápida e correta todo o processo de Prospeção, Angariação e Venda.

Se quer ser bem-sucedido na Integração, aconselho vivamente que aprenda a desenvolver um método de aprendizagem baseado em passos simples e curtos para sedimentar todas as fases de aprendizagem e atividades associadas da melhor forma.

Assim sendo, deixo-vos um modelo prático das fases da aprendizagem:

– Demonstração. O responsável faz, o Agente observa;

– Iniciação. O responsável faz a parte mais difícil e o Agente faz a mais fácil (sendo que a definição do que é fácil e difícil deverá ser discutida entre ambos de forma consensual e em função de observações anteriores);

– Experimentação. O Agente faz tudo sob observação do responsável;

– Execução. O Agente desempenha a atividade sozinho, sem a observação do responsável, mas elaborando um relatório final de tudo o que aconteceu.

O sucesso do recrutamento não está no número de pessoas recrutadas, mas sim nos seus resultados de retenção.

Artigo de Massimo Forte

Partilhe a sua opinião


Massimo Forte
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.