27 de Junho, 2018

COMO CONSEGUIR ANGARIAR EM EXCLUSIVO?

Massimo Forte

 

Num mercado com mais de 30 anos de atividade de mediação imobiliária, que tem passado por ciclos de constante mutação e evolução que geraram tantos profissionais competentes, é estranho como é que o tema exclusividade, é ainda um tema tabu para demasiadas pessoas. Contudo, diria que os profissionais que estão menos ou mais a favor desta forma de trabalhar, reconhecem de uma forma geral, todas as vantagens de trabalhar em regime de exclusividade, possivelmente por isso aventuram-se e tentam sempre que podem transformar uma angariação em aberto, numa angariação em exclusivo, muitas vezes sem saber como se faz e sem saber passar os benefícios deste serviço dedicado.

Este artigo não foi feito com o objetivo de descrever técnicas ou métodos de como fazer. O como fazer pode ser aprendido através de formação especializada e aprofundado com o apoio de livros sobre o tema. O objetivo deste artigo é transcrever a fórmula na qual acredito ser, a fórmula certa para todas as pessoas que queiram angariar em exclusivo. Para ser mais fácil de compreender, dividi tudo em 7 passos importantes:

 

1.ACREDITAR

Muitas vezes profissionais do ramo, ou novos profissionais, mergulham em cursos técnicos de como fazer uma angariação em exclusivo não respeitando a sua vontade própria, ou seja, não acreditando que esta forma de trabalhar tem de facto vantagens para os seus clientes que podem ser (vendedores e sim, também compradores). Preocupam-se apenas com a técnica aprendendo no como fazer, mas não exploram o porquê e os benefícios que podem aportar aos seus clientes através de um serviço dedicado e customizado. Um dos exercícios mais importantes será o de vestir a pele do cliente, percebendo assim as vantagens e acreditando na qualidade e mais-valias do serviço que lhe está a prestar. No fundo, um bom comercial só consegue concretizar uma venda se acreditar que isso será bom para o seu cliente, se não acreditar, o esforço será enorme, e os seus clientes irão perceber que está a convencer sem estar convencido e por isso, estes mesmos clientes não se sentem confortáveis em fechar, ou seja, não irão assinar um contrato consigo.

 

2. TER UM MÉTODO

Depois de acreditar no serviço e em si, será a vez de explorar e proceder à elaboração de um método. Poderá modelar vários, principalmente os de maior sucesso avaliando sempre qual o que se adapta melhor a si. Normalmente os métodos para trabalhar em exclusivo são todos similares, baseiam-se na qualidade do serviço, na relação com o cliente, e são feitos em dois momentos: qualificação e apresentação de serviço. Além disso, a prospeção ganha uma importância vital em todo o processo, tornando-se mesmo num fator crítico de sucesso para a angariação em exclusivo, e na realidade, a exigência da prospeção é uma das razões pela qual uma grande parte dos agentes imobiliários não opta por trabalhar com angariações em exclusivo. Acredite no método que definiu para si, e teste-o. É nesta fase que começa o como fazer, e por conseguinte, a necessidade de formação.

 

3. TER FERRAMENTAS

Será muito difícil trabalhar em exclusivo sem ter um método ou sem dominar ferramentas. Ferramentas como: apresentação pessoal; apresentação de serviços; blog de conteúdos dedicados; newsletters personalizadas ou CRM são algumas das principais ferramentas indispensáveis para trabalhar seguindo o método de angariação em exclusivo. As ferramentas deverão ser relevantes para o seu cliente, devem estar e ser atualizadas constantemente e devem estar perfeitamente assimiladas pelo agente imobiliário, quase como se fizessem parte dele mesmo, um pouco como o capacete, as luvas e o fato de um piloto de F1.

 

4. TER FORMAÇÃO

Após todas as fases anteriores e estando perfeitamente convicto do método a seguir, e das ferramentas a utilizar, chega o momento certo para se formar e para perceber realmente como funciona o mercado. Escolha uma formação no mínimo de 3 dias, convém que a mesma tenha parte prática, ou seja, role plays para poder experimentar as técnicas adequadas para o método que escolheu dando prioridade às seguintes atividades: prospeção ativa (como efetuar contacto direto); qualificação (como saber fazer as perguntas certas); elaboração de estudo de mercado e plano de marketing (como saber calcular um valor de venda e como efetuar um plano de divulgação de um imóvel) e tratamento de objeções. A negociação e fecho serão pontos que surgirão com relativa naturalidade, caso consiga cumprir os pontos anteriores.

 

5. TREINAR E PRATICAR

Muitas pessoas saem da formação convencidas que sabem fazer e que estão prontas para atuar, um pouco como quando saímos de um curso superior, ou quando acabamos de tirar a carta de condução. Convém referir que está apenas no início, ou seja, para entrar na competência deve praticar e repetir tudo o que foi dado em treino de forma constante, sem receio de errar e com confiança para que possa realmente assimilar as técnicas adquiridas em formação que posteriormente se tornarão automatizadas. Como em tudo, caso não pratique, rapidamente perderá o momento certo de aplicação e as dificuldades aparecerão, ou em outros casos, voltarão.

 

6. EXPERIMENTAR

Agora sim com o cliente, pode praticar e experimentar no terreno o que aprendeu. Quanto mais o fizer, melhor e mais confiança irá ganhar, mais erros irá cometer para aprender a corrigir, e por fim, a evolução surge e é garantida através de um caminho consistente de experiência. Estamos prestes a chegar ao nível mais alto da competência, quando a mesma se torna inconsciente, e tudo começa a ser feito de forma natural e inconsciente, começará a agir de forma automática. Este nível só será possível se experimentar todos os dias, e principalmente depois de realmente acreditar e assumir que a exclusividade é a única forma de trabalhar em mediação imobiliária.

 

7. MEDIR

Para aperfeiçoar o método e atingir objetivos terá de saber monitorizar todos os passos, principalmente os do método que deverão ser sempre medidos e dentro de um espaço temporal adequado (1 mês) e suficiente para a assimilação do método. Será imprescindível ter as métricas de medição bem definidas (KPI’s), bem como a importantíssima disciplina da recolha e registo de informação e dos números que faz todos os dias, para depois poder analisar e tomar medidas de correção ou planear evolução.

 

Estes são na minha opinião os 7 grandes passos para trabalhar em exclusivo. Apesar de tudo, concluo esta minha reflexão por dizer que este serviço é feito pelo agente imobiliário, e é o agente que é a grande ferramenta do sistema, se o agente acreditar, o processo será mais fácil e principalmente, será possível.

Comentários (4)

Massimo Forte

08 de Abril, 2020

Cara Maria Alves, muito obrigado pela sua opinião! Tenho 2 livros que pode adquirir aqui no site no separador LIVROS "ANGARIAR PARA VENDER" e "COMUNICAR PARA VENDER", o envio é feito por CTT.

Maria Alves

08 de Abril, 2020

Olá máximo,gostei do que li, não tem um livro a o de posso ler isto todos os dias, Com os meus cumprimentos Maria Alves Remax United 3 Fafe

Massimo Forte

08 de Novembro, 2018

Olá Angélica, muito obrigado pelo seu comentário! Cumprimentos, Massimo

Angelica Filomena Dumont Manoel IAD Portugal

05 de Agosto, 2018

Ola, achei de extrema valia tudo que li. Estou no inicio do trabalho de angariadora e lendo seu artigo, clareou me as idéias e me fez entender e acreditar, acima de tudo, que o exclusivo é a chave para o sucesso. Muito grata por me ajudar nisso.

Partilhe a sua opinião