18 de Fevereiro, 2019

Os Grandes Especialistas do Mercado Imobiliário: Hélder Batista

Massimo Forte

Hélder Batista, Hall City

Hélder Batista é CEO da Hall City desde 2012 e acaba de assinar um contrato para publicar o seu primeiro livro. Nesta entrevista com a CASAFARI, Hélder dá a conhecer os valores e as motivações que o inspiram enquanto profissional do mercado imobiliário.

Portugal tem conquistado fama como um bom local para investir – a seu ver, como é que os investimentos vão transformar o mercado?

Portugal está não só na moda, como na boca do mundo pelas melhores razões. É um país altamente seguro com um clima altamente apetecível. O mercado de investimento imobiliário teve várias medidas que contribuíram para a transformação do país, e da cidade de Lisboa mais concretamente, desde os benefícios fiscais, que atraíram muito investimento nacional e internacional; a reabilitação de toda a cidade é hoje uma realidade, acompanhada também por obras públicas. Os investidores de alojamento local ou longa duração têm hoje um yield mais confortável, existindo ainda alguns ajustes para dinamizar mais o mercado e o arrendamento de longa duração. Certo é que hoje Portugal e Lisboa atravessam o melhor momento da nossa história; hoje, alguém que vem a Lisboa passa por uma experiência única e extraordinária, e isso atrai as pessoas.

O investimento concentra-se nas capitais ou os arredores são agora também alvo de captação?

Eu diria que as capitais ainda atraem muito investimento nacional e internacional, contudo os arredores começam a ter mais procura, face à inflação de preços nos centros das cidades; os clientes começam a procurar alternativas com preço, qualidade e localização mais favoráveis. Isso faz com que os arredores das grandes cidades comecem a ter mais dinâmica de mercado. Inclusivamente clientes internacionais já nos procuram por zonas fora de Lisboa.

A Proptech chegou. Como vê o impacto destas tecnologias no setor imobiliário português?

Nos últimos 4 anos tenho acompanhado de perto esta evolução, que no meu ponto de vista é necessária para a nossa indústria. Vejo-a de forma positiva e vai ajudar os clientes e os mediadores a prestarem melhor serviço e a delegar para a Inteligência Artificial tarefas de menor importância. Julgo que primeiro está a estranhar-se, mas irá acabar por se entranhar em nós. Irá fazer com que fiquemos todos mais humanos, e quem sairá a ganhar com todo o processo serão os clientes.

Para que utiliza a CASAFARI? Qual a maior diferença na sua vida enquanto utilizador pré e pós CASAFARI?

Usamos a CASAFARI para facilitar o nosso trabalho. Apenas recorrendo a uma única plataforma, conseguimos fazer triagem de imóveis e responder aos nossos clientes compradores com mais facilidade e em menos tempo. Realizamos análises de mercado sobre novas angariações que lançamos no mercado, e a análise “SWOT” é mais acertada e rápida. Assim, os nossos consultores dão uma resposta mais acertada aos clientes, destacando-se da concorrência. A principal diferença é a de ganharmos tempo, em benefício dos nossos clientes. Ou seja, nós damos tempo ao cliente, e isso hoje vale muito.

Conte-nos sobre o seu livro. De que se trata e qual o motivo para empreender este projeto?

O meu livro trata-se de uma história real, de inspiração para quem procura ser cada dia melhor. Storytelling, pegada pessoal e experiência na sua essência, este projeto é para contagiar de forma positiva as pessoas. É um livro cheio de alma e verdade, sem qualquer restrição. Quem me conhece sabe que gosto de viver a vida com alma e com paixão pelo que faço. A mediação é abordada no livro, mas o livro não trata de mediação imobiliária. As pessoas vão descobrir a história do Helder Batista, que pode ser a história de qualquer outra pessoa.

Tem 27 mil seguidores no Instagram. Enquanto profissional do mercado imobiliário, conte-nos o valor de utilizar as redes sociais para alcançar audiências. Faz a diferença partilhar a sua vida com potenciais clientes?

Nas minhas redes sociais todas, já conto com mais de 50 mil seguidores, mas não é isso que me que inspira. O fato de eu poder mostrar unicamente o meu trabalho, e o meu dia-a-dia com verdade e de forma genuína, é o que faz sentido para mim.

A ligação que tenho com as pessoas é o que me inspira, assim como poder partilhar experiências, informações relevantes para as pessoas, poder esclarecer uma dúvida de forma “friendly” –  são esses os fatores que fazem a diferença – é o que os clientes querem, assim como a eficácia, a rapidez de resposta e o conforto. A minha missão é dar às pessoas o que querem, de forma genuína, com paixão, e ainda sou feliz nesse processo.

Como é que a Hall City tem evoluído desde o seu início em 2012? Quais são os planos para o futuro?

O crescimento da Hall City nestes oito anos tem sido fantástico. Iniciámos numa altura de recessão económica, e temos construído uma equipa maravilhosa e única. As pessoas que trabalham neste projeto são todos elas especiais, com uma força de viver e vencer espectacular. A Hall City só existe porque tem pessoas a representarem a nossa marca – sem elas nada seria possível. E a elas aproveito para lhes agradecer todos os segundos das suas vidas dedicados a este projeto. O futuro passa pela utilização da tecnologia e por uma conjugação com o offline. Certo é que estamos focados em humanizar mais a empresa, com a cultura que sempre foi cimentada por nós.

Artigo publicado no blog da Casafari.

Partilhe a sua opinião