Empathia conquista Prémio Responsabilidade Social no SIL 2025

Uma nova visão para o envelhecimento e o imobiliário em Portugal
Num momento de crescente reflexão sobre os desafios do envelhecimento e da sustentabilidade social, a Empathia foi distinguida com o Prémio SIL do Imobiliário 2025, na categoria de Responsabilidade Social, naquela que é a maior e mais prestigiada montra do setor em Portugal — o Salão Imobiliário de Portugal (SIL).

Apesar de estar ainda no início do seu percurso, a Empathia tem vindo a destacar-se com uma proposta inovadora e humanista, que coloca a longevidade e o envelhecimento no centro da estratégia habitacional. A atribuição deste prémio representa não apenas um reconhecimento do seu impacto potencial, mas também uma afirmação clara de que o setor imobiliário pode — e deve — desempenhar um papel ativo na transformação social.
Inovação com impacto: usar o lar como ferramenta de autonomia
A essência do modelo da Empathia reside numa ideia tão simples quanto poderosa: permitir que os seniores possam tirar partido financeiro do seu maior ativo — a casa onde viveram toda a vida — sem terem de a deixar. Através de soluções imobiliárias sustentáveis e éticas, os clientes da Empathia conseguem, assim, converter o valor do seu imóvel em benefícios concretos, mantendo-se no conforto do seu lar.
Mas o projeto vai muito além da habitação: na Empathia criámos em paralelo um ecossistema completo de apoio à longevidade, disponibilizando aos nossos clientes a possibilidade de acederem a serviços essenciais prestados em parceria por marcas da confiança, que abrangem desde cuidados de enfermagem, limpeza, engomadoria, seguros, fundos de pensões e ginástica em casa, até experiências como viagens e atividades culturais, entre outros.
Esta abordagem integrada garante, não só, melhor qualidade de vida – através da redução das necessidades de segurança, relacionamento social e auto-estima -, como contribui ativamente para a redução da solidão, do isolamento e da exclusão social, que tantas vezes afetam a população sénior.
Uma nova forma de criar valor: com confiança, humanidade e empatia
Mais do que um projeto imobiliário, a Empathia assume-se como um movimento. Um novo olhar sobre o envelhecimento, onde se valoriza a experiência, a história e a presença dos mais velhos como parte ativa da sociedade. Os nossos valores assentam numa base sólida: Confiança, Humanidade e Empatia.
O Prémio Responsabilidade Social 2025, entregue na gala do SIL, é assim um símbolo do caminho que a Empathia está a construir: um caminho de futuro, centrado nas pessoas e ancorado em soluções imobiliárias reais, mas que atribui também ainda mais responsabilidades neste nosso percurso.

Um agradecimento sentido
Este reconhecimento do Prémio Responsabilidade Social SIL 2025 só é possível graças aos nossos parceiros, investidores, consultores e à equipa extraordinária que acredita que é possível fazer diferente. Obrigado por fazerem parte desta mudança.
Mas este prémio é, sobretudo, para os nossos clientes, para cada pessoa sénior que, ao longo de uma vida inteira, construiu famílias, cidades, empresas e memórias — e que hoje merece continuar a viver com o mesmo sentido de pertença, de dignidade e de conforto. Obrigado por nos abrirem a porta das vossas casas e das vossas vidas.
Continuaremos a trabalhar com responsabilidade, empatia e compromisso, para que envelhecer em Portugal não seja sinónimo de esquecimento, mas de reconhecimento — e para que cada vida longa possa ser, também, uma vida boa.