8 PASSOS PARA COMEÇAR DE NOVO NA LINHA DA FRENTE

 

Dia 15 de Abril em Portugal, no mundo e em Itália, fui convidado para assistir a um LIVE dos muitos que o Simone Rossi Top Producer da RE/MAX Prestige emite desde Bologna.

 

Simone Rossi partilhou 8 ideias nas quais está já a trabalhar para começar de novo na linha da frente do mercado onde opera para conseguir manter-se no seu lugar de número um na sua cidade, melhor dizendo, no seu bairro.

 

“Aumenta o teu Marketing” Quando muitos estão a reduzir custos e a cortar investimentos nesta área tão importante e sensível para o negócio da mediação imobiliária, Simone está a aumentar, não só para se continuar a posicionar, como também para conseguir novas leads. Duas ações distintas que está a fazer, a primeira obviamente é online reforçando as suas campanhas de angariação via Facebook ligadas a uma landing page direcionada a pessoas que necessitem de vender o seu imóvel, cliente que ele continua a achar que, mais do que nunca, vai necessitar do Agente Imobiliário agora e nos próximos tempos. A segunda campanha é offline, mas não é para fazer agora, encomendou já 50.000 flyers para distribuir na primeira semana de Maio quando Itália sair da quarentena para recomeçar, embora lentamente, a sua vida no novo normal. A comunicação nos flyers anunciam o novo protocolo que está a utilizar explicando que reuniões e visitas serão feitas de acordo com as regras de segurança máxima e no verso têm um QR code onde está disponível um vídeo de testemunhos de clientes que venderam imóveis com ele. Simone está a preparar-se para quando for dado o sinal de partida, ou melhor dizendo repartida, estar à frente de todos os seus concorrentes.

 

“Segue as tuas leads como se fossem pintainhos” Apesar da situação, o seu marketing continua e todos os dias recebe novas leads, novas oportunidades, algumas não se conseguem tratar devido à situação atual e até se marca a visita, mas até Maio, o que fazer? Criar um sistema de seguimento dessas pessoas baseando a comunicação em vídeos curtos onde se dão dicas importantes sobre a venda de casa ou outros assuntos úteis para esses potenciais clientes. Os FSBO’S – For Sale By Owners que hoje aparecem no mercado são pessoas que necessitam e estão motivados para vender, se não os tratarmos, alguém o fará. Criar um sistema de seguimento de 3 em 3 dias com os vídeos de conteúdos relevantes será o conselho do Simone para quando tudo recomeçar, ele não ser esquecido ou até confundido com outros ele quer ficar na linha da frente no seu bairro, Simone pensa na sua estratégia para estas leads como uma espécie de incubadora que as trata como se fossem pintainhos!

 

“Referências e Recomendações” A base dados do Simone já ultrapassou largamente os 1.000 contactos, por isso e neste momento, a rede de referenciadores e recomendadores é ampla, mas com necessidade de estímulo, caso contrário, não serve para nada. Assim sendo, para os seus referenciadores Simone propõe-se a pagar o valor de 500 € para quem lhe conseguir um contacto de um proprietário que necessite de vender, obviamente o prémio é pago caso a transação se efetue, estamos a falar de 10% dos honorários que em média ele recebe nas suas vendas. Caso as pessoas não aceitem o dinheiro, neste momento será um caso raro, ele irá dar esse montante a instituições de caridade.

 

“Reorganização da carteira de angariações” Tema já falado muitas vezes, é um ponto sensível. Possivelmente a nossa carteira de angariações necessitará de uma revisão face à conjuntura em pelo menos em dois pontos fundamentais: prazo do contrato, o qual será necessário aumentar devido à paragem do mercado e obviamente, o preço, pois os valores tenderão a ser todos revistos consoante dados de mercado e tendências.

Algumas perguntas interessantes para tornar o proprietário mais realista face ao asking price, possivelmente já em alta antes da pandemia:

– “Se fosse um comprador hoje, compraria a sua casa pelo mesmo valor antes da pandemia aparecer?”

– “Se o imóvel estava caro antes, claramente será necessário baixar. Se a oferta aumentar e a procura diminuir será necessário reajustar”

 

“Quem vende antes, hoje ganha mais”. A análise de mercado em tempo real é fundamental, para isso informação fidedigna sistematizada e limpa e trabalho em rede é crucial para se conseguir os valores mais corretos.

 

“Pré-Qualifica”. Não vale a pena trabalhar com clientes não qualificados, a parte financeira será condição essencial na decisão de comprar ou vender já, por isso, a pré-qualificação terá de ser exímia para não perder tempo e principalmente fazer perder tempo. Só vai conseguir angariar proprietários que estejam motivados e necessitam de facto de vender, caso cumpram esses dois pontos, terão também com certeza um forte sentido de urgência.

 

“Open House Virtual e Virtual Tour”. Definitivamente as Open House e as visitas virtuais não fecham vendas, no entanto será importantíssimo tê-las, promovê-las, e realizá-las, para manter o interesse e mais tarde garantir uma taxa de sucesso de interesse de visita para aí sim, conseguir fechar a venda de forma mais assertiva e eficiente.

 

“10% do seu orçamento” Não por causa do corona vírus, mas porque qualquer profissional de sucesso, qualquer Top Producer, deve investir 10% do seu rendimento em formação e principalmente em treino. A ideia será quando tudo recomeçar, a sua boa forma profissional, seja ela mental ou física, terá de estar ao mais alto nível para garantir a sua performance como profissional e não deixar qualquer tipo de dúvida quando se compromete a servir o seu cliente, hoje, e mais que nunca.