15 de Março, 2022

Como captar a atenção de potenciais clientes com imagens poderosas

Massimo Forte

Sente que vive cada vez mais num caos informativo com uma democratização total no que diz respeito a disponibilização, acesso e consumo de conteúdos?

Eu sinto e imagino que perceba o que estou a querer dizer, basta navegarmos pelas nossas redes sociais (afinal, quem é que hoje não tem pelo menos presença numa…) para percebermos que a oferta e ruído de conteúdo, seja escrito, de imagem ou vídeo, é demasiado elevado, impossível de agregar e quase sempre ensurdecedor. Captar a atenção de uma mensagem e muito mais, de um potencial cliente torna-se o grande desafio para todos os profissionais que querem mostrar que existem e especialmente, que se querem diferenciar.

Sendo este também o meu desafio diário, em conjunto com a Nodalview, deixo aqui alguns passos que eu considero essenciais e que têm por base a experiência de alguns agentes imobiliários que já os colocaram em prática, para conseguirem destacar-se através do que provavelmente mais capta a atenção do seu potencial cliente: as suas imagens.

1. Diferente sim, mas com diferente com relevância

Princípio básico do Marketing de Conteúdo. Para comunicar é essencial saber o que, para quê, para quem e como deve escrever, postar, fazer vídeos, criar um anúncio, ou simplesmente criar uma imagem. É fundamental perceber porque e para quem o está a fazer: quem é seu público-alvo, grupo ou comunidade, mais especificamente, quem é a sua persona, ou seja, o que sente, gosta e como vive o seu target se o tivesse de definir como uma única pessoa? Será com toda a certeza muito mais simples perceber se o que está a comunicar captará a atenção desta persona porque é útil e vai ao encontro dos desejos e necessidades das mesmas e muito importante obedece a parâmetros de qualidade expectáveis por estes. Lembre-se uma imagem poderosa vale mais que mil palavras, se não fizer este trabalho estratégico antes, todo o seu esforço apostará puramente na sua sorte, e a “sorte” em qualquer negócio constrói-se com visão, estratégia, planeamento e ação.

2. A qualidade perdura no tempo

Outro princípio básico, a qualidade (se bem trabalhada e comunicada) é um fator de diferenciação e perdura no tempo. A qualidade da imagem dos seus vídeos e fotos para o seu negócio é um fator de diferenciação fundamental. Por vezes achamos que podemos ser mais espontâneos no online e não obedecer a determinados parâmetros, mas não é bem assim. Fotos menos bem enquadradas, desfocadas e até com informação visual desnecessária vai ditar o tom do seu nível de serviço, mesmo que pareça injusto julgar apenas pela imagem, mas a verdade é que os outros o vão julgar e escolher exatamente pelo que veem numa primeira fase que por vezes não abre a oportunidade de se passar para a segunda fase de contacto. Muitas pessoas julgam que como o seu mercado é de segmento mais baixo, não será necessário dar tanta importância à qualidade de imagem. Nada de mais errado, mesmo negócios low-cost recorrem a imagens poderosas para se destacarem na perceção do potencial cliente como negócio credível e confiável, dois pontos fundamentais na venda imobiliária e em qualquer venda de valor. Não trabalhe em cima do joelho, a sua reputação é fundamental para a sua marca e mais uma vez, as suas imagens, dizem muito sobre si.

3. Imagens com emoções captam definitivamente mais atenção

Já ficou emocionado ao ver uma foto ou um vídeo? Aposto que sim. Sempre que faça uma foto ou um vídeo, não se esqueça de perceber que emoções irá despertar. A fórmula mais simples para fazer com que uma emoção aconteça é saber criar uma narrativa, um percurso, uma história quando cria as suas fotos ou vídeos. Por exemplo, quantas vezes parou no seu feed do Facebook ou de outra rede por causa dum vídeo que lhe contava uma história, ou duma sequência de imagens que estão tão bem ordenadas que criam interesse e suspense de uma determinada história, seja ela de uma pessoa, de um serviço ou de um produto. Defina a história das suas imagens com um princípio, meio e fim, conte uma história como se fosse um filme, mas não conte o filme todo, guarde imagens especiais para um contacto mais direto com o seu potencial cliente para que este se deslumbre com a visita, e não se desiluda. Opte por exemplo pela técnica do coming soon, como se fosse um trailer de um filme que vai estrear brevemente na sua agência imobiliária e que se quiser assistir a mais, vai ter de o contactar ou inscrever-se para obter acesso a imagens e informação exclusiva.

4. Seja criativo

Criatividade, a palavra mágica que consegue garantidamente captar e atrair clientes! Primeiro, defina bem o seu estilo e tom de comunicação, bem como a sua imagem e indumentaria, tenha sempre cuidado com o contexto, ou seja, com o seu público-alvo e zona de posicionamento, pense sempre, estas pessoas vão identificar-se consigo? Trabalhe os seus pontos de diferenciação porque a sua imagem de marca deve refletir a sua identidade (visão, missão, valores, convicções, emoções). As suas fotos, os seus vídeos, a sua música, as suas cores, a sua forma de falar tem de ser identificável e acima de tudo, autêntica. Será sempre importante ver outros profissionais para estimular a sua criatividade, mas não seja o clone de ninguém, afinal, quem está de fora facilmente percebe que está a copiar, e nada menos criativo e ético que a tentativa de cópia de outro. Em vez disso, procure inspirar-se, partilhar e referenciar com quem se identifica, hoje em dia existem muitos exemplos desta boa prática em Portugal e pelo mundo fora.

5. E um, dois, três… ação

Saber fazer, é essencialmente, fazer. Muitas pessoas planeiam bem as suas fotos e os seus vídeos com tudo para dar certo, mas talvez por preguiça de ação, por medo ou simplesmente, porque não acreditam no poder de uma imagem, acabam por não fazer. Se não fizerem, nunca saberão qual o seu verdadeiro potencial, por isso, mesmo que os primeiros vídeos ou imagens não saiam perfeitos, não se preocupe, com o feedback e prática, da próxima vez será com certeza melhor, e melhor e cada vez melhor. E lembre-se, fazer uma vez não vai chegar para captar a verdadeira atenção do seu potencial cliente, vai ter de planear bem como vai usar as suas imagens e vídeos para garantir uma determinada consistência, seja na produção, mas principalmente na disponibilização de conteúdo relevante. Por fim, meça tudo o que faz para ver se está de facto no caminho certo e se realmente está a captar a atenção do seu potencial cliente com imagens poderosas!

Lembre-se ninguém conseguirá vender nada a ninguém, sem antes não conseguir captar a sua atenção!

Pode ler este artigo mais completo aqui

Partilhe a sua opinião