15 de Março, 2022

Consultores imobiliários pela Ucrânia

Massimo Forte

A Ucrânia está longe, mas a guerra está perto de todos nós.

Foi este sentimento e vontade de mobilização para ajudar quem está longe que se viu obrigado a abandonar a sua casa e o seu país, que fez nascer um grupo de pessoas ligadas à mediação imobiliária destinado exclusivamente a procurar alojamento temporário gratuito e arrendamentos de baixo custo para receber a comunidade ucraniana que está a chegar a Portugal.

Em pouco menos de um dia este grupo mobilizou profissionais que os inundou de contactos de pessoas que se disponibilizavam para ajudar a alojar. A necessidade de arrumação, organização e até de enquadramento legal desta iniciativa levou os administradores do grupo de Facebook Consultores Imobiliarios pela Ucrania, a lançar um apelo a empresas tecnológicas para os apoiar a criar uma plataforma que pudesse organizar, gerir e ligar contactos de pessoas, a oferta de alojamento temporário gratuito, e arrendamentos de baixo custo para refugiados ucranianos.

A CASAFARI, empresa tecnológica de dados e networking imobiliário, que conta com várias equipas no mundo e também na Ucrânia, respondeu de imediato à solicitação sabendo em primeira mão que foi necessário agir rápido para ajudar a sua equipa neste país.

Em menos de um dia criou-se o workflow e customização ideal para gerir e organizar todas as ofertas disponibilizadas neste grupo de Facebook de forma a ajudar os administradores a garantir que a comunidade ucraniana chega a Portugal com um destino, um plano, um enquadramento e um grande apoio inicial.

É a partir do site refugees.casafari.com que o Grupo de Consultores Imobiliários Portugueses que apoiam a Ucrânia vai poder concretizar a sua missão de apoiar e fazer chegar estas pessoas a Portugal de forma segura.

Esta app dispõe de tecnologia que permite fazer o macth de famílias que necessitam de alojamento, a propriedades disponíveis. A parte contratual, ao nível da permissão de utilização e disponibilidade destes imóveis, também foi pensada com o apoio jurídico pro bono de um gabinete de advogados contratado pelos administradores do grupo.

Com o apoio da CASAFARI o grupo Consultores Imobiliarios pela Ucrania tornou-se único e pioneiro na criação de um CRM de alojamento para refugiados em Portugal.

Independentemente da cor da sua marca, ou da sua área de atuação, estes profissionais da Mediação Imobiliária juntaram-se em tempo relâmpago para operacionalizar uma ação humanitária que aliou o seu poder de networking, a tecnologia que consegue garantir uma oferta de alojamento gratuito, credível, digno e seguro para qualquer refugiado ucraniano que queira vir para Portugal.

Esta rede de pessoas com contactos incríveis vai permitir que refugiados ucranianos estabilizem e organizem as suas vidas em segurança.

Hoje, ao dia 09 de Março, o grupo de pessoas que apoiam os Consultores Imobiliarios pela Ucrania já tinham:

👉 138 famílias alojadas

👉 quase 2.000 camas disponíveis em todo o Portugal

👉 60 voluntários

🙏 quase 12.000 membros a participar ativamente para esta comunidade

👉 mais uma caravana humanitária que irá partir a 14 de Março

Num momento em que a mediação imobiliária vive períodos conturbados de concorrência entre marcas e empresas e agentes receiam o avanço da tecnologia, e da inteligência artificial no negócio da mediação imobiliária, esta iniciativa prova que a união entre as empresas de mediação é possível e recorda qual é de facto o propósito do nosso setor: ajudar pessoas a encontrar a sua habitação.

Artigo original de Massimo Forte publicado na bolsa de especialistas da VISÃO aqui

Partilhe a sua opinião