30 de Outubro, 2023

Hugo Santos Ferreira – Presidente da APPII, abre o primeiro evento de networking da Associação de Antigos Alunos da ESAI.

Massimo Forte

A Associação dos Antigos Alunos da Escola Superior de Actividades Imobiliárias (AAAESAI) realizou, no dia 25 de outubro, a sua primeira atividade, com uma significativa participação, tanto dos antigos e atuais alunos, como de vários Professores e dirigentes da ESAI.

Esta Associação, iniciativa de um grupo de antigos alunos, foi constituída em abril, sendo os seus órgãos sociais eleitos em julho.

Um jantar de networking, com a possibilidade de ouvir um orador influente e de prestígio, foi o formato escolhido para o lançamento como a melhor forma de iniciar a concretização da sua principal missão, criar mais oportunidades de networking imobiliário, através da partilha de conhecimento e de experiência entre colegas, potenciando a carreira e o negócio de todos.

O orador convidado escolhido para este primeiro evento foi Hugo Santos Ferreira – Presidente da APPII – Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários, contribuiu positivamente para o enriquecimento deste evento falando da sua visão sobre a “Atualidade das Políticas Públicas do Imobiliário”.

Conforme explicou Paulo Ramalho Alves, o Presidente da Direção da AAAESAI, esta foi a aposta para criar dinâmica e consolidação de contacto entre antigos colegas e profissionais que têm em comum a sua Faculdade e a sua atividade.

“Foi uma boa aposta”, já que os participantes se mostraram muito satisfeitos durante o evento, reconhecendo posteriormente o facto com mensagens de agradecimento e apoio, o que nos deixa a todos muito sensibilizados e motivados para fazermos muito mais e sempre melhor”.

O evento realizou-se no Hotel Marriott, em Lisboa, teve cerca de setenta participantes.

Além dos antigos alunos associados, contou com a presença de Julie Lefebvre, Presidente do Conselho de Administração da ESAI e de vários diretores e professores da escola. Aberto à comunidade, acolheu também profissionais do setor imobiliário, interessados em ouvir o orador convidado e em conhecer e partilhar experiências e contactos com os antigos alunos e profissionais das várias áreas do imobiliário desde a consultoria, promoção, investimento, avaliação e mediação.

Na sua apresentação, Hugo Santos Ferreira abordou uma série de importantes temas da atualidade, que suscitaram grande interesse. Falou do fim dos Golden Visa e das consequências para a economia nacional do fim prometido do regime de Residente Não Habitual, que viria a diminuir a riqueza da multiculturalidade portuguesa e poderia ser entendida como uma quebra de confiança que alterações de regime trazem a quem procura Portugal para se estabelecer.

Comentou, também, a apreensão do setor acerca da atualização das rendas para 2024.

Salientou, o impacto negativo que as altas taxas de inflação têm no setor imobiliário, referindo o papel que as duas guerras em curso, entre a Rússia e a Ucrânia e na faixa de Gaza podem ter, originando uma escalada da inflação e fortes aumentos no preço das matérias-primas.

Terminou apresentando a sua visão para o desenvolvimento do setor em 2024 com uma perspetiva muito lúcida que deixou a plateia a refletir sobre como planear e melhor adaptar a atividades das suas empresas para o ano que se avizinha.

A propósito da intervenção do orador, Elsa Ramos, membro da Direção da AAASAI referiu que “a riqueza da apresentação deixou os presentes com uma série de ideias e novas perspetivas que, certamente, os vão ajudar a pensar a sua atividade no terreno”.

Sobre o programa de atividades da AAAESAI Massimo Forte, vogal da Direção da Associação, frisa que, “o programa de atividades é muito ambicioso, pretendendo reunir e desafiar os antigos alunos que passaram pela ESAI nos últimos 34 anos a intervir ativamente, enriquecendo e prestigiando a única instituição de ensino superior que está exclusivamente dedicada às atividades imobiliárias”. Frisa que se pretende que “estas atividades passem pela promoção de iniciativas de networking, de upskilling profissional e pessoal, de dinamização e aceleração de negócios e oportunidades entre associados e associadas e de desenvolvimento de ações de responsabilidade social dentro do âmbito da atividade”.

Está já a ser preparado o próximo evento a realizar em janeiro, com uma convidada muito relevante para o setor imobiliário.

O sucesso deste primeiro evento mostra que existe realmente uma necessidade de partilha, reforço de sinergias e experiências entre antigos colegas e profissionais do setor imobiliário, o que dá aos membros da Direção da Associação, força e vontade de fazer mais e sempre melhor.

Partilhe a sua opinião